segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Palhaço

Esse presidente da Georgia, além de mentiroso, é burro. Agora anda pedindo ajuda da comunidade internacional contra o "invasor" russo.

Precisamos explicar a ele que: 1) as Forças Armadas americanas infelizmente já estão no limite da capacidade com Iraque e Afeganistão e se pudessem estariam no Iran, e 2) a Europa é pacifista (ha-ha-ha, risada para lá de irônica, ok, quero dizer o seguinte: a Europa só reage quando o inimigo já entrou porta adentro e está lá estuprando a mulher e a filha).

Agora vamos aos fatos - se é que podemos confiar nisso, mas como não estou lá na Georgia para ver:

- A ilusão: "O Exército georgiano está recuando para defender a capital. O governo busca urgentemente uma intervenção internacional para evitar a queda da Geórgia", disse o governo em nota. O fato: uma testemunha da Reuters viu helicópteros georgianos bombardeando alvos perto de Tskhinvali, a capital da Ossétia do Sul. Um outro jornalista ouviu bombardeios numa estrada ao norte da dilapidada cidade.

- A ilusão: Mas uma autoridade georgiana posteriormente disse que as tropas russas ocuparam a cidade georgiana de Gori, a cerca de 40 quilômetros da Ossétia do Sul. O fato: correspondentes da Reuters não viram sinais de presença militar russa na cidade, embora tenham visto uma coluna de caminhões militares georgianos deixando Gori na direção de Tbilisi.

- O conflito começou repentinamente na quinta-feira, quando o governo georgiano enviou tropas para retomar o controle da Ossétia do Sul, uma região etnicamente diversa da Geórgia, que na prática já goza de autonomia desde a década de 1990, mas sem reconhecimento internacional (olha o Kosovo aí genteeeeeeeeeeee!).

- A piada: Uma idosa contou como se escondeu com um neto de 7 anos num porão durante os bombardeios: "Meu neto gritava: 'Tio Putin, por favor nos ajude, por favor nos ajude para que os georgianos não me matem!' Foi um pesadelo, (mas) graças a Deus os russos chegaram e está melhorando.

Tio Putin não é flor que se cheire. Mas nem o palhaço georgiano é. Vamos voltar a jogar o joguinho da diplomacia, que acho que era melhor. Melhor inclusive os Estados Unidos pararem de despejar dólares na Georgia só para irritar o tio Putin. Grande parte do ex-bloco comunista já pertence à Otan. Não precisa ir lá no quintal dos caras e fazer careta por cima da cerca. Olha que eles ainda voltam a ajudar Cuba, só para meter a cara por cima da nossa cerca também.

Nenhum comentário: