sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Em Barcelona - II

Depois da interessante viagem de onibus com o motorista catalao chamado Francisco, deixamos as malas no hotel e pegamos o tram ate uma estacao de metro e dai fomos de metro ate a Catedral Metropolitana assistir `a Missa do Galo.

Nao sem antes pegar o tram para o lado errado, se ha uma coisa odiosa na vida eh tomar o trem errado. Ah sim, e se havia um tram por que pegamos o onibus entao? Porque a tecnologia ainda nao avancou o suficiente para colocar a estacao de tram no Google Maps (!!!), entao nao sabiamos que havia uma estacao de tram perto do hotel. De qualquer forma, como disse, o Francisco foi nos mostrando tudo durante o trajeto, entao foi ate mais agradavel.

Eu sempre quis assistir a uma Missa do Galo. So por ser a meia noite ja me animava, mas la em casa o pessoal nunca ia, muito tarde e tal, iamos sempre `a missa mais cedo e depois `a ceia de Natal na casa da minha avo. Ano passado em Paris cheguei a entrar na Notre Dame no horario de uma missa de Natal, mas ainda nao era a do Galo. Esse ano em Barcelona finalmente consegui.

Chegamos as 11 horas e um servico anterior logo comecou - eram salmos, a maioria cantada. Tudo tudo em catalao, e eu consegui entender algo porque estava lendo no papelzinho de acompanhamento. A meia noite comecou a missa e ai como nao havia papel mais eu ja nao entendi mais nada, mas claro sei de todos os rituais e fui seguindo. O sermao foi a unica peca falada em castelhano.

A Igreja eh muito bonita, mas preferi a Santa Maria del Mar, essa sim, gotica, maravilhosa. De uma sobriedade atroz. Descobri que prefiro o gotico - atencao, gotico, nao neo gotico - do que o barroco, antes meu favorito. Enquanto o barroco te distrai com todos aqueles ornamentos, aquela pujanca, os brilhos, o ouro, as imagens, as cores fortes, caras de sofrimento, de extase, o gotico, pela falta absoluta de tudo isso te leva mais a pensar no Divino. E eh assim que deveria ser. Pedras e vitrais coloridos, de que mais se necessita?

Uma coisa que me irrita profundamente ao visitar ass igrejas europeias eh ver a multidao de japoneses tirando fotos. Meu, que falta de respeito! Ha cartazes pedindo que isso nao seja feito durante as missas, mas eles nao querem nem saber. Pensei que deveria se exigir uma carteirinha de catolico para entrar no templo no horario de missas. Na Notre Dame no ano passado foi ainda pior. Hordes e hordes de turistas circulando pela igreja no horario da missa, como eh que um cristao consegue se concentrar assim? Na Sao Marcos em Veneza alguns idiotas tiravam fotos mesmo com um gigantesco aviso pedindo que nao se fizesse isso - nao eram japas esses.

Saimos da igreja para alegria do Barba Ruiva que ja nao aguentava mais, e eu por mim teria ido direto para casa, mas ele estava com fome. Fomos tentar achar algo para comer na Noite de Natal, em La Rambla. Deu medo. So havia tipos esquisitos circulando, gente com cara de bandido. Logico, as pessoas de bem estavam em suas casas comemorando o Natal, e so mesmo tipos esquisitos estavam nas ruas. Paramos em um desses horriveis tourist traps e comemos umas tapas que nao foram das melhores. Alias, para dizer a verdade, em termos de tapas estamos mais bem servidos em Londres...

Um comentário:

Blogildo disse...

Os japas devem sentir o mesmo quando ocidentais tiram fotos dos templos xintoistas ou coisa parecida.
De qualquer modo, seu entusiasmo com a missa do Galo eh deveras contagiante!