domingo, 18 de janeiro de 2009

Tangerinas Israelenses

Ontem foi o dia de fazer supermercado. Clássico, sábado é sempre dia de fazer as compras da semana. Enchemos o carrinho de frutas, peguei as minhas favoritas e o Barba pegou as dele. A primeira que fui logo procurar, assim de cara, foram as tangerinas. Nunca vi uma fruta ter tanto nome assim, mas ela é tão gostosa e tão bonita que até merece vários nomes, nomes poéticos como clementina, nomes exóticos como bergamota, nomes carinhosos como mexerica. Viva a tangerina.

Fui analisar o pacotinho de tangerinas quando cheguei em casa: made in Israel. Não é incrível, ela foi cultivada no deserto, atravessou distâncias imensas de avião e chegou aqui, na minha mesa... Não apenas isso, fico imaginando o colono israelense cultivando sua plantação de mexericas no meio do deserto, defendendo a terra e a plantação dele de terroristas que insistem em lançar seus foguetes diariamente. Fico aqui pensando que corro o risco de não ter mais tangerinas na minha mesa, essa frutinha deliciosa, e penso logo que quero que os palestinos se explodam, eles não cultivam nada, eles não querem a paz e eu quero muito mesmo comer mexerica pelos próximos anos.

Tangerinas a parte, os morangos comprados vieram do Egito, e as ameixas da África do Sul. Semana passada compramos amoras que vieram do México. Há alguma fruta cultivada aqui? Sim, morangos, mas eles só dão no verão, e são muito gostosos até. Há mais de 10 tipos diferentes de morangos aqui.

Fiquei pensando que ainda não vi nenhuma fruta made in Brazil. Poxa, produzimos tantas frutas! Irei à seção de frutas que não curto muito ver se acho um papaya made in Brazil. Ou será que ainda não exportamos esse tipo de coisa para a Europa? Alô, alô, há alguém out there interessado em começar a exportar frutas exóticas do exótico Brasil para a Inglaterra? Eu topo entrar no negócio...

3 comentários:

saphou disse...

Aqui temos laranjas e tangerinas do Algarve (or Allgarve), por isso não se preocupe com o stock. Tb temos manga e papaia do Brasil, para além de muitos frutos secos do dessa terra abençoada, como caastanha de caju, amendoim, and so on.

Vinicius disse...

Lady, faz uns 8 anos que tomei um susto quando prestei atenção na origem dos ingrediente de uma simples salada de alface que eu mesmo havia feito. O óleo de oliva tinha vindo da Espanha, a alface e o sal do Brasil, a pimenta da India e os croutons dos EUA. Na ocasião, pensei na globalização e no perigo de depender de tantos paises para fazer uma simples salada.

João Batista disse...

Hmm... sei não, está me parecendo abacaxi...