segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Passaporte Bordô

É mole, sai mais barato pagar e "casar" com um europeu do que entrar com a papelada e conseguir a cidadania italiana por vias legais...

Errata: esqueci de levar em conta o FX, são cerca de R$ 15 mil reais para uma italiana legal versus EUR 10 mil para uma espanhola por vias, digamos assim, tortas.

PS.: Mas talvez eu deva levar em consideração aqui o fato de que a Espanha acabou de ser rebaixada, perdeu um A dos 3 que tinha, e logo logo perde mais, e quem sabe então o pessoalzinho lá não resolve dar um desconto para a brazucada desesperada ainda cheia dos euros que fizeram no verão passado servindo mesas em Ibiza?

3 comentários:

Vinicius disse...

Lady, eu consegui a cidadania Italiana faz uns 10 anos. Hoje, pelo que sei, voce só consegue se for até a Italia e alugar uma casa para "provar" que voce já tem residência. Parece que nesse caso sai em 3 meses.

patricia m. disse...

Vini, nao eh tao facil assim... Ainda ha que passar pela burocra brasileira.

Vinicius disse...

Lady,

Os documentos necessários são certidões de nascimento, casamento (se houver) e morte (se houver) desde o Italiano original até voce. As certidões de casamento devem ser procuradas pricipalmente nas Igrejas, pois antigamente era comum casar somente na Igreja. Geralmente, o mais dificil é conseguir a certidão de nascimento do Italiano original.

A burocracia tupiniquim só será problema se voce tiver que fazer pequenas correções em algumas dessas certidões para acertar ou corrigir a grafia dos nomes. Nesse caso, voce terá que fazer esse acerto através da Justiça.