terça-feira, 29 de julho de 2008

A Verdadeira Questão - II

Inversão total de papéis, chequem só:

Cenário 1 - Antes da rede Marks & Spencer adotar a cobrança de 50 pence por saquinho plástico

Eu: Olá!
Caixa: Bom dia (boa tarde/noite). Vai precisar de saquinho plástico?
Eu: Vou, obrigada.

Cenário 2 - Depois de adotada a cobrança

Eu: Olá!
Caixa: Bom dia (boa tarde/noite, e já abrindo a sacolinha).
Eu: Não, não preciso de saquinho plástico, obrigada.
Caixa: ?!?

Sim, é a mais pura verdade: entendo que a Marks & Spencer está tendo um lucro danado VENDENDO saquinho plástico aos otários, desculpem, clientes. Ou vocês acham que eles vendem o saquinho a preço de custo? É ób-vio que não! Nenhuma unidade de saquinho plástico sai a 50 pence, pelamordedeus. No Champion (filial do Carrefour) em Paris custa 30 centavos de euro...

Mas qual a desculpa da M&S? Ah, estamos ajudando os nossos clientes a serem ecológicos... Ajudando my ass! Eu não quero ser ajudada, obrigada. Eu uso os malditos saquinhos como saco de lixo em casa, e a partir do momento em que não tiver mais saquinho de graça no super passarei a COMPRAR os malditos saquinhos, mas daí daqueles pretos bem feios, que são mais baratos.

E os neuro-nazi-verdes? Você acha que algum desses manés passou a mudar o comportamento após a cobrança do saquinho? Pffff, tem "nego" que nem sabe que está sendo cobrado... A população masculina inteira, com certeza, que não olha para a conta de super, apenas pega e paga. Queria muito ver o "antes e depois" da cobrança, para ver se os diabos conseguiram reduzir a emissão de saquinhos... Du-vi-de-o-dó.

P.S.: acho que li algo um dia desses que a M&S ia doar o dinheiro dos saquinhos para alguma dessas ONG's safadas (sustentar uns vagabundos por aí, sabe como é, tem tanta gente desempregada na Inglaterra agora...). De qualquer forma, sustento que eles ainda estão ganhando dinheiro com os saquinhos, pois se antes o dinheiro da compra de saquinhos saía do bolso deles, agora sai é do nosso.

3 comentários:

António Conceição disse...

Ora, sua liberal fajuta (eu digo fajuta, porque sei que fajuto é um insulto em português do Brasil, mas não sei o que significa. Espero que não seja muito ofensivo)!
Se há bobinhos prontos a pagar 50 pence ou uma libra por um saco de plástico, porque não há-de a rede Marks & Spencer cobrá-los. É o mercado, não?

patricia m. disse...

Funes,

fajuto = de meia tigela

nada ofensivo, eh um xingamento bem light... Hehehehe.

corletto disse...

tanto em lyon, quanto em paris a maioria dos supermercados cobram em torno de 3 centavos o saco tradicional. esses de 30-50 centavos sao as grandes sacolas de "lona".

na verdade ainda nao é uma pratica totalmente disseminada, pois varios hipermercados ainda distribuem de graca o saco plastico.

anyway, será mais um custo para as compras de mercado ...