quarta-feira, 16 de julho de 2008

Gloomy Era

Achei muito realista a explicacao deles... E eu tambem tenho o mesmo feeling.

Por outro lado, totalmente ri-di-cu-la a atitude da SEC (Securities and Exchange Commission) de proibir naked short selling em acoes de bancos de Wall Street. Como eh que eh, e depois tem a coragem de dizer que os dirigentes chineses manipulam o mercado de acoes? E voces estao fazendo o que? Se isso nao eh manipulacao de mercado entao eu nao sei o que eh. Clubinho! Ou proibe em todas as acoes ou nao proibe nada! Protecionistas...

E Obama, mesmo vestido de islamofacista na capa da New Yorker, vai abrindo vantagem sobre McCain. Pois eh, vai levar a presidencia da proxima potencia falida economicamente. Vai ser dureza, Obamao meu velho. Se nao sustentar a sua popularidade - e o povo so pensa no bolso, enquanto durou a festanca da casa propria para quem nao poderia ter uma o povo ate que trataria Bush bem, nao fosse pela Guerra no Iraque (mais uma vez, gastando inutilmente o dinheiro do povo, coisa que irrita profundamente a massa) - nao vai nunquinha levar o segundo mandato.

Vini, os precos nos Hamptons estao caindo. Nao seria melhor voce pensar em comprar uma casa la, ao inves de no meio da boring heartland americana? A media no South Hampton eh de meros USD 750 mil, totalmente factivel. Olha, ate topo aluga-la de voce toda temporada, que tal? Adoraria reviver uma A Era do Jazz (Scott Fitzgerald), uhhhhhh. Pensando bem, sera que nao estamos revivendo-a? Estamos em crise como eles estavam...

P.S.: e vai ser necessaria uma guerra de proporcoes epicas para nos tirar da recessao... Hmmm...

13 comentários:

Vinicius disse...

Lady, se eu tivesse $ 750 mil USD não estaria morando na Banania :)

Estou considerando uma casa nova (180 m2) num "condominium" por somente $ 180 mil USD. Aqui na Banania para o mesmo padrão de qualidade eu não compro nem o terreno por esse preço.

Descobri que café aqui é 30% mais caro do que nos EUA. Não pesquisei, mas aposto que banana também é mais caro aqui.

patricia m. disse...

Vini, 20% downpayment e o resto em 30 anos... :-)))

patricia m. disse...

Ce ta falando de Sampa, ne? Porque em BH voce compra terreno bem mais barato, em condominio legal tambem, etc etc etc. Pagamos 160 mil reais num bem show (compramos em parceria), a 30 minutos do centro. Agora, a pergunta eh: quem quer morar em BH, hehehehe.

Agora, ce tem certeza quanto ao padrao de construcao? La nos EUA nao eh tijolo e cimento nao, heim... A gente brinca que as casas deles sao de papelao, tudo pre-montado.

Vinicius disse...

Lady, a sua impressão de casas de papelão vem da estrutura. Aqui temos a cultura de construir uma estrutura para resistir a esforços que simplesmente não ocorrem. Não existe fundamento técnico para isso e a casa é muito mais resistente do que o necessário.

Posso assegurar que a qualidade da construção nos EUA é muito superior a da Banania. Por exemplo, as nossas paredes não possuem proteção alguma contra umidade (a umidade é capaz de atravessá-las gerando mofo) e nem isolamento térmico que é necessário para evitar que o calor entre (nos EUA o isolamento térmico é necessário para evitar que o calor saia). As nossas janelas não apresentarem conforto acústico e os encaixes sempre permitem a passagem de ar mesmo quando estão fechadas (é comum que permitam entrar um pouco de água em dias de chuva). E o telhado então, quem nunca morou numa casa com goteiras? Existem ainda muitos detalhes na Arquitetura como, por exemplo, as portas de banheiros com 60 cm de largura. Essa largura só será percebida como muito pequena quando uma mulher grávida tentar entrar nesse banheiro ou quando alguém eventualmente tive que usar cadeira de rodas.

A minha maior surpresa foi descobrir que o custo por unidade de área (custo unitário) da construção civil, para residências de alto padrão, é menor nos EUA! Fico imaginando se corrupção, taxa de câmbio e produtividade conseguem explicar esse fato, ou se isso estaria além da minha compreensão.

Vinicius disse...

Lady, por $ 160 mil BRL voce compra 50 mil m2 (não tem erro algum nesse número) de terreno residencial na zona rural (poucas arvores), a 30 minutos do maior shopping center do estado onde as casas estão afastadas cerca de 1 ou 2 km uma das outras. Pode ainda comprar uns 8 mil m2 nos suburbios (muitas arvores) onde as casas estão afastadas uns 50 m uma das outras.

patricia m. disse...

Concordo em quase tudo. Quanto ao isolamento termico, eh um terror em NYC. Voce acaba nao precisando ligar o aquecimento no inverno, mas precisa de ar condicionado ferrado no verao.

Pois eh, voce compra um sitio no interior de Ohio. Sua unica diversao vai ser o shopping center, nao ha mais nada. Serio, nao da. Nao fui feita para a vida rural.

patricia m. disse...

Eu nunca morei numa casa com goteiras... :-)))

Pegar um sitio no interior de Minas ou Goias e vai pagar menos. O negocio, de novo, eh morar na roça. Não dá. Mesmo roça com shopping center, não dá. Morei em Eureka, CA na minha juventude e de novo, não dá. Cidade com 25 mil habitantes é um marasmo só. Cidade com 250 mil habitantes (Lages) é outro marasmo. Começa a ficar interessante a partir do 1 milhão, aí eu começo a considerar (POA, Austin)...

patricia m. disse...

Esqueci de dizer... O café é mais caro devido a impostos. Isso explica em grande parte porque as coisas são tão caras aí.

Vinicius disse...

Lady, Columbus tem 700 mil habitantes. No meu entendimento, perto do maior shopping center do estado significa uma boa localização. Aqui em SP um terreno residencial com essa localização custa em torno de 300 BRL/m2, ou seja, 100 vezes mais! Essa diferença de preços está além da minha compreensão.

patricia m. disse...

Compara NY com Sao Paulo e ai eh banana com banana. Ohio com Sao Paulo eh banana com maçã. Tem terra barata no Brasil, so que ninguem quer ir pra la, nem o MST.

Sera que voce nao consegue uma mesma oferta por exemplo em Joinville? Joinville quando morei la tinha 600 mil habitantes, e um shopping tb... :-)

O Brasil eh muito mais do que Sampa, paulista...

Vinicius disse...

Lady, estou comparando o que considero qualidade similar. Estou consciente de que outros estados podem ter terreno até mais barato, mas terão a mesma segurança? Além disso, todo o resto será absurdamente mais caro. Exemplos: o mesmo carro custa 2.5 vezes mais caro aqui, a mesma refeição na mesma cadeia de restaurantes custa 2 vezes mais caro aqui. A única vantagem da Banania está na medicina para quem não depende de plano de saúde – aqui é cerca de 10 vezes mais barato, novamente comparando a mesma qualidade - hospitais como Albert Einstein ou Sirio Libanes.

Vinicius disse...

By the way, voce morou em tudo quanto é lugar, não? :)

patricia m. disse...

Sao impostos escorchantes, claro, por isso os produtos ai sao mais caros que nos EUA. Quanto a seguranca, creio que Santa Catarina eh mais segura que Sao Paulo...

Morei em 10 cidades já: BH, Eureka-CA, Floripa, Joinville, Porto Alegre, Lages, Sao Paulo, NYC, Jersey City e Londres.