sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Vamos a Realidade, que o Mundo do Faz-de-Conta Acabou...

E a realidade eh nua e crua... Voces gostaram da estorinha veridica sobre a minha viagem de final de ano? Pois eh, tive que manter a calma, logico, com grosserias e escandalos nao se consegue nada, a nao ser os 15 minutos de fama aparecendo no Jornal Nacional como uma louca histerica terceiro-mundista barbara quebrando o aeroporto.

E eu te pergunto: cade a reacao primeiro-mundista? Cade as hordes de advogados oferecendo servicos aos passageiros prejudicados pela TAM? Cade a multa multi-milionaria aplicada pela agencia reguladora a uma empresa que nao respeita os direitos mais basicos do consumidor? A indignacao ja passou? Ah, deixa para la, eh final de ano! Vamos curtir o Reveillon nas areias de Copacabana, para que o stress?

Falando em Rio de Janeiro, agora voce nao pode mais voar, e tambem nao pode mais viajar de onibus! Maravilha, heim? Corre o risco de ser carbonizado. O governo nos deixa a seguinte mensagem de final de ano: "Querido cumpanhero brasilero, o Ministerio da Saude adverte: ficar em casa nesse final de ano eh melhor para a sua saude". Eu juro que nao sou vingativa, mas quero ver agora o povao reclamando do governo: torceram contra nos, a famigerada Zelite, durante a crise aerea, ne? Diziam que pobre so anda de bumba, ne? Facam seu escandalo particular agora... Quero ver voces quebrando as rodoviarias do pais, vamos la...

E sobre assuntos economicos, da Terra das Mil e Uma Noites - Mil e Uma Noites mesmo, nao ha dia nesse pais, nao ha esperanca, apenas uma noite infindavel... Como escreveu o maravilhoso William Blake, em Auguries of Innocence: "Some are born to sweet delight, Some are born to endless night". O Brasil nasceu sob o signo errado, e estamos condenados a viver na escuridao terceiro-mundista. Voltando ao assunto, o Kawall saiu do Tesouro. Mau sinal. Conheco entre aspas o Kawall desde os meus tempos de Citibank. Ele eh respeitado, era economista-chefe do Citi desde tempos imemoriais. Estava a favor de um corte fiscal mais profundo e serio. O nosso governo alegrinho quer crescimento a todo custo. Eu sei onde isso vai parar, e voces sabem tambem. Mas o povao que elege nossos dignissimos representantes nao sabe de nada. Terminando com o amado William Blake, deixo a interpretacao a cargo de voces, leitores:

"God appears, and God is light,
To those poor souls who dwell in night;
But does a human form display
To those who dwell in realms of day."

12 comentários:

@David_Nobrega disse...

É moça bonita....as coisas vão de mal a pior. E cada vez pior.

Estranho o quão quieta se transformou a OAB não?

Suzy disse...

Patrícia querida, é triste, mas verdadeira a "noite" que parece eterna nessa armadilha terceiro-mundista.
Até o "ir e vir", direito fundamental assegurado na constituição está sendo exterminado.

BeijoKas

Blogildo disse...

Moro no Rio, Patrícia. Se Dante tivesse pensando num círculo do inferno para os otários, esse círculo seria o Rio de Janeiro. Todo mundo se acha muito esperto aqui, mas não passam de bobos.

O Rio foi um dos estados que votaram no sujeito. Tenho pena das vítimas, mas o estado merece passar por essas coisas.

É a realidade fria.

É a cidade do sol, mas como sugere o poema, aqui só vivem pobres almas que habitam a escurisão.

Abraço!

Blogildo disse...

Patrícia, acho que nós já somos os Eloys! Menos apatetados que os Eloys do Wells.
Mas tenho certeza que não somos os Morlocks. Esses estão no poder...heheheheh!
Adorei a 'mistureba'!

By the way... Bom feriadão!

Catellius disse...

Triste, deveras...
Enquanto os mortos se restringirem a pessoas que usam ônibus, a transeuntes em subúrbios, a pobres policiais, a classe média ficará calada, deixando escapar um "Óhhh" em frente ao Jornal Nacional.

Oi Patrícia,
Sou o Eneadáctilo. É que estou convidando meu cunhado para ser membro do blog, que tem o mesmo nome de Eneadáctilo. Aí tive que assumir minha verdadeira identidade - meu nome é André Catelli. Daí o "catellius".
Abração!

Zé Costa disse...

E a possessão pelo demônio petista será ainda dia 1 de janeiro que parece ser o dia da comiseração mundial, pelo menos para os homens e mulheres de bem.

Como você hoje está poética e eu não entendo inglês, sou terceiro-mundista, vou deixar uns versos de Augusto dos Anjos:

É a Morte - esta carnívora assanhada-/ Serpente má de língua envenenada/Que tudo que acha no caminho come.../- Faminta e atra mulher que, a 1 de Janeiro,/ Sai para assinar o mundo inteiro/ E o mundo inteiro não lhe mata a fome!

Deixo aos seus leitores e a você, estimada Paty NY a interpretação desses versos.

um abraço!

PS: tens comido pães de queijo?

patricia m. disse...

Costa, eu AMO Augusto dos Anjos, sempre amei. Adoro a poesia escatologica dele... :-)

Tenho comido pao de queijo, mas tenho maneirado, porque estou acima do peso dos padroes brasileiros de beleza - e com o peso certo para os padroes americanos hahahahahahaha. Eta povo gordo, valha-me Deus...

patricia m. disse...

Temossss doissss cariocasss sangue bom na roda, Sonia e Blogildo... Hehehehe. Temos 2 brasilienses candangos (nao se ofendam) na roda, Alky e Costa Jr. Temos UM paulistano (um soh? Eu me considero paulistana, haha), David... Temos o catarina Rayol (tambem nao se ofenda, ja morei la e adoro a terra!)... Eneadactilo eh de onde heim????

gilrang disse...

m.,

i thought the story i read in your blog had been written by carrol... but now you come and say it was true??? come on, dear!! (don't feel commanded, please) that cannot be true!!! weren't you in a dream, like alice was, or something like that? are you sure? man!!! i mean, gee!!! you're kidding, ain't you?

you really mean there's a place where people will wait for as long as eight to twelve hours just to fly an airplane? is there really an airline which overbooks its flights in the peak of the holidays season and stays afloat? and that government planes move in to transport the waiting passengers instead of the government applying heavy contractual fines to the airline operator? and the airline operator does not care about the needs of the ones who bought their tickets but got no flights? nor schedules?

just tell me, dear, where that place is and i promise you that i'll stay far away from it....

but don't you worry, sweetie... for lawyers will soon be sueing the airline operator on the behalf of their constituents... government aero officials will promptly investigate the airline operations... or you're suggesting that won't happen?.... at aaalllll???

honey, you did not have a dream!... you had a tremendous nightmare... indeed!! please, wake up and drink some water... or a hot green tea, for that matter... that'll surely bring your senses back to your mind...

well!... but at least we know that, one day in the future that government will leave office and that place will then return to normality... don't you think so? no? you don't?...

Anônimo disse...

Oi Fofa

Se vc estiver no Rio dia 31, se vista de preto e vai para o Copacabana Palace, onde será a concentração para uma passeata contra o TERROR, as 13:30.

O Brasil nasceu para ser tupiniquin e já perdi as esperanças do contrário, mas como vc é jovem, ainda lhe resta sonhar.

FELIZ 2007, SUCESSO E TUDO DE BOM PRA VC !!!!!!!

ILU
SôniaSSRJ

Carlos Emerson Junior disse...

Bom dia Patrícia. Eu também sou carioca, mas já estou com um pé em Nova Fribugo, porque viver aqui está muito complicado mesmo.
Dá pena ver o Rio de Janeiro, virando um favelão gigantesco. Se você for lá em cima no Corcovado, vai levar um susto: a cidade é uma favela só cercada por alguns bairros.
Foram anos de abandono, politicas erradas, pouco caso da população também, enfim, acho que agora é tarde. A cidade está completamente decadente.
Essa confusão do tráfego aéreo e os atentados dos bandidos derrubaram o movimento nos hotéis e no comércio e o reveillon vai ter menos gente do que em anos anteriores...
Enfim, como comentei em outro Blog, temos um Presidente que detesta o Rio, um casal de governadores "do outro mundo", um prefeito que acha que é dono da cidade, deputados e senadores medíocres. E uma população que nem reclamar sabe! Assim não vamos a lugar nenhum.
Aliás eu sei: vou para Nova Friburgo!
Beijos.

Zé Costa disse...

Vim aqui para protestar! Não sou brasiliense, nem candango, mas recifense e pernambucano! Se vim para Brasília e deixei meu torrão, foi, à guisa de Severino, para aumentar um pouco da água na quartinha e na cuia a farinha.

Aliás, sobre João Cabral de Melo Neto tem uma anedota curiosa. Acusado de ser comunista ele foi interrogado nos seguintes termos:

- Sr. Cabral se o Brasil entrasse em guerra com a URSS de que lado o senhor lutaria?

- Do Brasil! Mas entenda. Se o Brasil entrasse em guerra com Pernambuco eu lutaria por Pernambuco; mas se Pernambuco entrasse em guerra com Recife, lutaria do lado de Recife, mas se Recife entrasse em guerra contra o Parque da Jaqueira, lutaria do lado do meu bairro.

Um beijo minha querida!

Costa Jr