sexta-feira, 16 de maio de 2008

Common Sense

O que você acharia de alguém que pega um empréstimo a 11.25% ao ano e aplica esse dinheiro em um investimento que rende 4% ao ano? Acharia normal?

Foi isso o que o governo petralha fez ao "acabar" com a malfadada dívida externa. Deixou de pagar juros americanos para pagar juros tupiniquins. Uma esperteza só. E o povão acha o máximo, ai como é legal ver o povão aplaudindo o fim da dívida externa, é dar panis et circensis para o povão que eles aplaudem até o assassinato da própria mãe...

De resto, mais deslumbrante que isso só a nossa proposta de fundo soberano. É de chorar de rir. Mais uma vez, lá vamos nós pegar grana a 11.75% e aplicar a 2%. De resto, pior um pouco: ao invés de aplicarmos em Treasuries, os títulos mais seguros do mundo, vamos dar o dinheirinho para os tubarões da indústria nacional. E o povão aplaude, ai que legal...

Você aí, otário, que aplica seu dinheiro em títulos do governo brasileiro (renda fixa ou DI), fica esperto: o Mulla acabou com a dívida externa, mas triplicou a interna. E lá se vão os tempos em que os economistas de plantão achavam que um país nunca declararia default em sua dívida interna, pois sempre poderia imprimir moeda (a criação da tão famosa inflação): em 1998, a Rússia declarou default na sua dívida lastreada em rublos, nao em dólares. Fica esperto, mané.

6 comentários:

Frodo Balseiro disse...

De fato Patrícia, os botocudos que nos desgovernam acham o máximo essa "sábia" operação de engana trouxa. As perdas com essa brincadeirinha cara de "swap portugues"(perdão amigos portugueses, é apenas uma figura de imagem que usamos aqui), uma arbitragem as avessas, são estimadas entre R$100 e R$150 Bilhões! Tudo isso para o Mollusco Rey da Banânia poder dizer á plebe ignara que o Bananão não deve mais em dólares. Deve em Reais, e muito mais Reais!
Agora vem o Ministro da Fazenda, Mr. Butter com essa piada de mau gosto de Fundo Soberano, em que a mesma jogadinha de alto custo será aplicada. Como não temos superavits líquidos, é evidente que não haverá dinheiro para aplicar no tal fundo. Logo, vão tomar dinheiro no mercado...
A inteligência e o preparo técnico desse pessoal é de fazer chorar!

weiss disse...

será ignorancia dos petistas ou um plano muito bem bolado para um monumental calote?

Anônimo disse...

m.,

ou será este o início da moratória do último dos BBB-?

Vinicius disse...

Lady,

Otário mesmo é quem faz empréstimo aqui na Banânia, seja por qual motivo for. Empréstimo no cartão de crédito está em torno de 150% ao ano. Até algumas empresas Americanas, aparentemente sérias como a General Electric, entrou na vigarice de empréstimos. O Website da GE Money não apresenta exemplo talvez por vergonha das taxas de juros, mas os exemplos são mostrados em comerciais de TV - também taxas da ordem de 150% ao ano, inclusive quando o otário tem a prestação descontada no próprio contra-cheque.

http://www.gemoney.com.br/

Vinicius

patricia m. disse...

Enquanto isso, Mulla I, o rei do Bananao, acabou de triplicar os gastos do governo federal com funcionalismo.

Veremos em seguida mais e mais emissao de titulos do governo a fim de cobrir os gastos monumentais do faraó e seus acólitos.

Lelec disse...

Sem ironia alguma, Patrícia: eu acho economia a ciência mais difícil do mundo, mais do que neurociências, mais do que física quântica.

São muitas variáveis (políticas, geográficas, etc) que vocês têm que conhecer. Além da matemática, que é assustadora.

Eu não entendo nada disso.

Tenho tanto medo desses índices e expressões complicadas que vou acabar guardando dinheiro no colchão.

Mas antes de o fazer, vou pedir uma ajuda para você ou para o Frodo.

Kiss,

Lelec