sábado, 18 de agosto de 2007

Pensamentos De Sabado

Ao ler um capítulo do excelente The Road To Serfdom, de Hayek, deparei-me com a seguinte citação de Alexis de Tocqueville. Vale para voces ai, que acreditam na social democracia. De minha parte, quero distancia de tal excrescencia.

"Democracy extends the sphere of individual freedom; socialism restricts it. Democracy attaches all possible value to each man; socialism makes each man a mere agent, a mere number. Democracy and socialism have nothing in common but one word: equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude".

Traduzindo para os meus leitores nao iniciados na lingua inglesa (shame on you guys, it is never too late to learn):

"A democracia aumenta a esfera da liberdade individual; o socialismo a restringe. A democracia atribui todo valor possivel a cada homem; o socialismo faz de todo homem um mero agente, um mero numero. A democracia e o socialismo nao tem nada em comum mas uma palavra apenas: igualdade. Contudo, notem a diferenca: enquanto a democracia procura a igualdade na liberdade, o socialismo procura a igualdade na restricao e na servidao".

Voces adivinham o caminho que estamos tomando atualmente no Brasil. Mais a frente no mesmo capitulo desse livro, Hayek diz que os socialistas usam e abusam tambem da palavra liberdade, mas a liberdade da necessidade, bem diferente do conceito de liberdade dos liberais. Um exemplo: o Bolsa-Esmola do Lula. Veio trazer a liberdade da necessidade de comer (em termos, digo eu), mas agrilhoa as pessoas a ele. Um beneficiado do Bolsa-Esmola eh livre? De jeito nenhum. Esta acorrentado a esse minusculo pedaco de plastico. Acabaram com sua liberdade, para sempre.

4 comentários:

Lelec disse...

Excelente citação! Já está guardada aqui, para usar como munição contra a petralha!

Blogildo disse...

Muito bem lembrado! O problema dos social-democratas (uma contradição entre termos) é justamente corromper o sentido das palavras. Não é a toa que a maioria adora Gramsci. Falam em democracia para solapá-la. Falam em liberdade para aprisionar os bobos.
O brasileiro entende pouco de individualismo.

Anônimo disse...

é, assim fica difícil. essa caetanice das palavras é q é uma merda. pra falar d social democracia, seu gildo, informa-se sobre ware fare state e coisas relacioanadas.

conversinha de boteco, contradição disso ou daquilo, é piada. e quem acha q existe um pingo, mas um pingo bem peqno, d comunismo no brasil precisa acordar. e rápido.

patricia m. disse...

Russo, vai aprender portugues antes de tentar falar ingles. A comecar pelo seu nickname. Se quer dizer que a situacao esta feia, em portugues correto diz-se que a situacao esta ruça, nao russa.

E depois, o que eh warefare state? Voce quis se referir a welfare state, ou a warfare state? Sao conceitos bem diferentes... Tsc tsc tsc. Nem caetano voce eh, esta mais para a ignorancia do Lula mesmo.