sábado, 4 de agosto de 2007

"Cansei" x "Fora Lula"

Trecho de um texto de Olavo de Carvalho:

"Mas a obra-prima do colaboracionismo inconsciente são os protestos pontuais, “apolíticos e suprapartidários”, que, voltados contra alvos soltos e inconexos, desperdiçam a ira popular em descargas emocionais sem nenhum projeto político por trás, as quais, por isso mesmo, são facilmente tomadas como provas de alguma grande e temível manobra secreta em curso, fornecendo ao esquema esquerdista dominante o pretexto que ele queria para alertar contra o “golpe iminente”, a “ameaça fascista”, etc. etc.

A fuga ao enfrentamento ideológico, a recusa covarde de pronunciar o verdadeiro nome do inimigo, é a fórmula infalível do suicídio político."

Eh logico que Olavo se refere ao tal movimento Cansei, meio que coordenado pela OAB e por Joao Doria Junior, e principalmente a oposicao (ha oposicao no Bananao?) . Ha outro texto no Midia Sem Mascara que toca no assunto, leia aqui. Segue um pequeno trecho:

"O presidente da dita OAB em entrevista à CBN, na noite do último dia 31, simultaneamente com o Presidente da CUT, disse que a sociedade não deveria se preocupar, pois era “um movimento apolítico, sem qualquer pretensão política, sem cobrar nada de ninguém”, apenas para que todos possam juntos, naquele minuto de silêncio, se concentrar nessa confusão toda e pedir por um país melhor. Ora, é o que o PT promete: um mundo melhor é possível! O Presidente da ONG Farol da Democracia Representativa, Jorge Roberto Pereira, pergunta: “Pedir para quem? Já que não tem qualquer pretensão, para que fazer?”.

Noutra entrevista dia 2, no programa de Boris Casoy, o mesmo senhor da OAB disse que o movimento não é contra o governo, e reiterou que se trata de um movimento apolítico, deve ser proativo, com sugestões ao governo. E atenção, o melhor está por vir: declarou que está em contato permanente com o Ministro da justiça Tarso Genro e com o Presidente Lula."

Eu concordo com os dois autores. Sempre disse e repito: nao existe essa coisa de movimento apolitico e apartidario. Nem para fazer blog coletivo isso serve, como ja pudemos constatar por ai. Ou voce esta contra o governo, ou esta a favor do governo. Os que se colocam em cima do muro, defino-os ou como petralhas disfarcados, prontos para nos confudirem em um primeiro momento, ou idiotas totais, que nao sabem nem onde anda a propria cabeca.

(Desvio do assunto principal: pedir por um pais melhor? Por que nao pedimos ja de uma vez por um mundo melhor? Que tal nos darmos as maozinhas e cantarmos Imagine, tragando um baseadinho para relaxar as tensoes? Isso mais parece aquelas duas ONG's cariocas para la de estupidas: a Morra Rio e a Sou da Paix. Recentemente colocaram sacos de lixo em Copacabana, nao eh uma gracinha?)

Entretanto, ao contrario do tal Cansei, acho que o movimento Fora Lula, organizado a partir do Orkut e com uma interessante participacao nessa tarde de sabado em varias capitais brasileiras, nao eh nem apolitico nem apartidario. Nao foi organizado nem pela OAB nem por empresarios. Sao pessoas da classe media, conservadoras, assalariadas em sua grande maioria, pagadoras de impostos e cansadas dessa merda que eh o governo do PT, gritando Fora Lula!

E como parte desse pessoal, eu tambem deixo aqui a minha contribuicao, ja que nao estou em Sao Paulo: FORA LULA, IMPEACHMENT JA!

22 comentários:

Daniel F. Silva disse...

Também digo que tais movimentos não funcionam como deveriam, apesar das aparentemente boas intenções. É como somente dizer "Basta!": de nada adiantar gritarmos essa palavra se não fizermos nada para agir.

Mas tem uma coisa errada nesse texto: a ONG Sou da Paz tem sede em São Paulo... Já basta-nos o Viva Rio pra encher o saco aqui no Rio de Janeiro.

:-)

patricia m. disse...

Daniel, eh verdade, a Sou da Paz esta sediada em Sampa. Eh aquela ONG ridicula que pregou contra o desamarmento da populacao civil: para eles, so bandido por de ter arma. Uns energumenos.

Fábio Mayer disse...

Estive na passeata em Curitiba, sim.

Mas tinha pouquissima gente, não mais que 200 pessoas.

Uma pena =(

O que me impressionou, foi que, antigamente, uma passeata dessas mobilizava a "militância" do PT, que ia lá contra-protestar. Hoje,~nem a eterna barraquinha de venda de estrelinha de lapela estava na Boca Maldita...eles ficaram amedrontados!

patricia m. disse...

Fabio, isso eh bom sinal. E 200 pessoas, para Curitiba, esta de bom tamanho. A segunda cidade do pais nao conseguiu colocar mais do que 100 pessoas na rua (Rio), mas deve ter feito sol la e sabemos que carioca nao gosta muito de pegar no pesado. Baianos, idem. Salvador eh a terceira cidade em populacao do pais. Bonito fizeram BH e Curitiba. Nem vou dizer que essas sim, fazem parte do verdadeiro sul educado e conservador do pais... Os cariocas e os baianos vao vir aqui me xingar, hahahahahahahahaha.

Anônimo disse...

Sao Paulo
http://br.youtube.com/watch?v=CTQqwQoyGFY
http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowGaleria.action?idGaleria=71

Brasilia
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM710453-7823-MANIFESTACAO+PROTESTA+CONTRA+CAOS+AEREO,00.html

Curitiba
http://video.google.com/videoplay?docid=-2673900621184536769

Roça disse...

Eu achei ótimo.É apenas o primeiro passo.Há pelo menos 4 anos espero ver ou ouvir o som de um FORA LULA!Putz! O povo levou quase 5 anos para acordar e analizar o pesadelo.Mas creio que agora vai.
É certo que o pt e o desgoverno irá soltar seus pit bulls nas ruas também, claro que custeado pelos pagadores de impostos,mas isso é bom tambem, pois despertará mais gente do lado de cá, e o próximo passo desta jornada há que ser mais largo. Amém!

Anônimo disse...

Esses movimentos precisam de mais consistência. Mas, para começo de mobilização, acho que já está ganhando corpo. É que a classe média está desacostumada a esse tipo de coisa. Até então, essas passeatas eram primazia da esquerda decadente e autoritária. Quem sabe, embale, e dê o tom nos próximos eventos...

Frodo Balseiro disse...

Patrícia
Os 2.000 segundo a Folha, ou os 10/12.000 segundo o Estado e o Globo fazem toda a diferença!
Não existe um só movimento de resistência no Brasil recente que tenha começado bombando com dezenas de milhares de participantes!
O importante é que tinha muita gente! E gente decidida a manter e aumentar o movimento.
Eu estava lá, e vi!
Não cabe é ficar analizando o que o movimento vez de errado! Pelo menos agora.
O importante é que fomos às ruas, e pode ter certeza, daqui para a frente o movimento só aumenta!
Abraço
Frodo

Zé Costa disse...

Vaiar Lula é muito bom! Recomendo a todos!

patricia m. disse...

Estou orgulhosa de meus amigos blogueiros: Suzy, Costa, Frodo, Fabio. Todos as ruas de suas cidades. Vamos convencer mais gente a sair nas proximas.

Vou fazer meu dever de casa: convencer a familia a fazer isso.

Fábio Mayer disse...

Bem,

O fato é que novas manifestações começam a pipocar. Aqui em Curitiba, há um enorme tititi envolvendo o bolivariano governador Requião que, de tanto atacar adversários políticos gratuitamente, usar a TVE para fins eleitoreiros, acobertar denúncias de corrupção e contratar parentes, começa a perder popularidade e a ter contra si a imprensa e boa parte da politicagem.

Arrisca quie no ano que vem, Requião seja persona non grata nos palanques pelo estado afora, e quem sabe, uma bela surra na petezada que o acompanha, voltando o estado a ser como sempre foi, conservador.

A Furiosa disse...

Eu fui na passeata do Rio e ainda fotografei. Botei lá no meu blog. Não tinha muita gente, mas o que tinha de polícia federal e força nacional. Nossa, nós devemos ser muito perigosos!

Suzy disse...

Patrícia, gostei tanto do seu post que sugeri a sua leitura.
Nada a acrescentar!

Blogildo disse...

O pior é que nem em cima do muro dá para ficar. Afinal, todo muro tem um dono!

A Furiosa disse...

E ficar no muro aqui em Banânia significa: pagar imposto sobre muros para sustentar a família molusco...

Oriane

Luc disse...

Pat,

Aqui no Rio fez um diazinho de chuva, frio e cinza...Carioca não sabe o que é isso...Estávamos todos entocados.

O que é interessante, que por conta de uma viagem à trabalho, fiquei "fora do ar", sem acesso a computador e internet, desde a semana passada.

Nem fiquei sabendo da manifestação! Não ouvi nenhum comentário do meu círculo de amigos e olha que é tudo classe mérdia! Imagina o povão que não tem acesso a internet. As pessoas não foram por que não sabiam!

É o que acontece...Não houve suficiente divulgação. Só fui saber hoje quando li a coluna do Tio Rei.

Ó aqui!!! A manifestação do Rio foi a maior até agora tá! Pensa que é fácil, botar 90.000 prá vaiar o homem??? rsrsrs

Anônimo disse...

EVENTO CULTURAL ANTI-PT

Estive presente à passeata fora-Lula, no dia 04 de agosto. Fiquei matutando e pensei na idéia da realização de um evento cultural (shows, cartuns, teatro, entrevistas, palestras) anti-PT. Pelo fato da grande maioria dos acadêmicos e artistas serem pró-socialistas, é provável que um evento assim contaria com poucos conferencistas e mais artistas amadores do que profissionais. Mas talvez isto seja uma vantagem. A presença de artistas amadores pode enfatizar o caráter popular e não institucional do evento. E pode ser um passo importante para o contato pessoal da população anti-petista.

Quem poderia participar como organizador, conferencista ou artista? Em princípio, todo mundo, exceção feita a marxistas e nazistas (que segundo a minha opinião, são um tipo de socialistas bem agitados).

Renato

João Batista disse...

Moro na rua paralela a Brigadeiro, então vi e ouvi os milhares de vaiadores passando. Estou acostumado a ouvir passeatas da CUT e afins, em época de eleição elas pipocam com uma freqüência enlouquecedora. Então uma passeata anti-Lula enorme como essa parecia um sonho. Não pude ir, nem gritar, nem vaiar, porque estava de cama. Mas gostei de ver tanta gente aparecendo nas janelas para vaiar e gritar “Fora Lula!”.

"Política sem medo" disse...

Cara Patrícia, é bom ter alguém lá longe se preocupando com o nosso querido Brasil. A sua atitude é muito bem-vinda quando nós vemos que tantos aqui não fazem nada para mudar. Tenho a certeza que essa semente germinará e, de tanto insistir e protestar, nós faremos com que esse canalha fique enraivecido e cometa algum desatino (mais do que já tem feito) e assim mostre a sua real cara,de ditador que é. Hoje Dirceu está dando entrada com o pedido de revisão da sua cassação. Ele diz que tem certeza que é inocente! Vamos deixar isso acontecer? Vamos continuar com o Fora "lula", fora Dirceu, fora Marco Aurélio Garcia e todos os que acham que são canalhas, mas que no Brasil todos "sistematicamente" o são. Beijos e Parabéns!

patricia m. disse...

Politica Sem Medo, volte sempre, contribua com sua opiniao. Unidos venceremos, tenho certeza. Estamos do lado do bem.

Gleydson disse...

Patricia, não sei quanto tempo voce está fora do pais, mas, temos duas realidades bem nítidas aqui que se mostrou nas eleições do ano passado.
1 - Sudeste/Sul e classes médias: insatisfeitas com a corrução generalizada nas várias esferas do governo, problemas com o setor aereo, pesada carga tributária e achatamento dos vencimentos dos funcionários públicos federais...
2 - Norte/Nordeste e classes baixas: satisfeitas com a ampliação do programa de transferencia de renda (Bolsa Escola, Alimentação, Fome Zero...)e aumento do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar)dentre outros pequenos programas de inclusão na área indígena e com a parcela mais pobre.
Quem elege? E bom lembrar quem elege os presidentes. Moro em Natal-RN, apesar de partilhar com as idéias oposicionistas (sou partidário da esquerda de Heloísa Helena e cia), observo que a cada dia que se passa o fosso entre as idéias sul/sudeste e as do Norte/Nordeste aumenta, fico preocupado. Não desconsiderem a realidade dos seus pares do Norte/Nordeste do país, porque nada é feio sem eles. Só para refletir.
Gleydson Albano - Geógrafo e Historiador em Natal-RN(gleydson_albano@hotmail.com)

patricia m. disse...

Por isso mesmo sou a favor da independencia do sul/sudeste. Alias, vejo mais corrupcao na pobreza do NE do que no Sul. Ate hoje nao conseguiram se livrar do coronelismo.

Basta de jogar recursos da parte rica da nacao no colo de coroneis inescrupulosos e dizer que fazem isso para diminuir a pobreza no NE. Aquela transposicao do Rio Sao Francisco, voce acha que serve para que? Para irrigar terra de "coroner"... Tsc tsc tsc. Feita com o DINHEIRO de Sao Paulo.

E votar na Heloisa Helena eh coisa de maluco. Aquela louca defende um comunismo linha dura.