terça-feira, 21 de agosto de 2007

London, London

Eh permitido carregar armas nas ruas de Londres? Canivete pode. Creio que terei que trazer o meu de Belo Horizonte, ficou por lah. Sabe como eh, aqui em Nova Iorque pode-se andar tranquilamente, mesmo à noite. Terei que descobrir quais os bairros violentos de Londres, e manter uma distancia prudente desses locais. Exatamente como fazia em Sao Paulo. Alias, durante os 6 anos e meio que morei em Sao Paulo, nunca fui assaltada. Gracas a Deus.

De qualquer forma, eh engracado ler a indignacao dos britanicos. Imagina, se eles soubessem o que acontece diariamente nas ruas do Rio de Janeiro, teriam um ataque histerico.

Da EFE - "A violência juvenil nas ruas do Reino Unido começa a aterrorizar os adultos, enquanto políticos e altos funcionários da Polícia buscam medidas urgentes para diminuir o problema antes que fuja ao controle.

Este ano já ocorreram vários assassinatos de membros de gangues juvenis - 17 apenas em Londres - e há quem acredite que a situação pode perder o controle. "Os crimes violentos alcançaram proporções de epidemia. Vivemos uma situação de anarquia em nossas ruas. Não há outra forma de descrevê-lo", afirmou o policial e diretor do "Victims and Crimes Trust", Norman Brennan.

Enquanto isso, o porta-voz para questões do Interior da oposição conservadora, David Davis, denuncia que "os crimes com arma branca" (como canivete) são um sintoma do colapso da sociedade em nossas ruas. Todos no Reino Unido ainda se lembram da promessa do ex-premier do Reino Unido Tony Blair. Ele afirmou que seu Governo seria "duro" não apenas com os delinqüentes, mas também com suas causas. Os britânicos acusam os trabalhistas de não cumprirem o prometido. Os "tories" (conservadores) não perderam a oportunidade de culpar o Novo Trabalhismo por ter deixado o país chegar a essa situação, atribuída à falta de disciplina, a dissolução de famílias e aos abusos com drogas e álcool.

Segundo números publicados pelo "The Sun", diariamente uma média de 175 pessoas são roubadas com o uso de canivete no Reino Unido, contra 69 há dois anos. O número total desse tipo de crime mais que duplicou nos últimos dois anos. Esses delitos passaram de 25 mil em 2005 para 64 mil nos 12 meses anteriores a abril deste ano.

Alguns comandantes policiais querem elevar de 18 para 21 anos a idade para o consumo legal de álcool. Outros preferem que a punição para os jovens que fazem uso de canivete ou cometem algum dano a outras pessoas seja cinco anos fixos de prisão."

8 comentários:

Blogildo disse...

Daqui a pouco vão fazer o mesmo que os americanos fizeram com as cotas raciais: Vão rever todas as medidas relacionadas ao porte de armas.

Anônimo disse...

Ao invés de canivete, sugiro uma daquelas armas não letais (choque elétrico, spray de pimenta). Veja em http://www.selfdefense.com/

Cláudio disse...

Sei não, acho mais fácil eles proibirem alguns tipos arma branca. Sabe aquelas notícias envolvendo leis estúpidas? Boa parte vem da Inglaterra :-)

Anônimo disse...

Depois de Estágio em São Paulo, o mesmo digo de Recife, você está mais que escolada para evitar dissabores.

Costa Junior

patricia m. disse...

Costa, com certeza depois de ter vivido um tempo em Sampa estou escolada para viver em outras grandes cidades do mundo. Eh a mesma coisa. Igual quem morou ou mora no Rio de Janeiro: esta escolado ja para viver em zona de guerra, hahahahahhahahaha.

Ae cariocada, nao me leve a mal...

Fábio Mayer disse...

Certa vez um ministro britânico veio a São Paulo (nada contra, eu gosto de Sampa!) e declarou que, se Londres fosse uma cidade tão pobre de áreas verdes como São Paulo, teria os mesmos índices de violência, porque dá uma vontade imensa de se suicidar andando tanto tempo em muitos bairros, sem ver uma árvore.

Isso significa que:

1. Londres tem parques, praças e canteiros por todo o lado.
2. Londres é um lugar seguro onde viver.

Depois me conte se estou certo ou errado, porque não tive ainda a felicidade de conhecer a capital inglesa.

Mas eu me convenço que existe uma relação entre condições urbanas precárias e violência, fator que por aqui é potencializado pela politicagem que rouba distribuição de renda e desenvolvimento.

Anônimo disse...

Nos meus vinte e três anos de São Paulo também jamais fui assaltado. Tá certo que uma vez acordei com um barulhão e, quando abri a janela para ver o que era, percebi que tinham feito uma chacina num bar a cinqüenta metros da minha janela hehehehehe. Mas assaltado nunca fui!

Unknown disse...

Em resposta para Fabio Mayer, ate entao londres era sim uma cidade bem tranquila, mas digamos que ainda seja uma cidade bem tranquila em vista de muitas no Brasil, e agora quantos aos campos verdes ele tem razao tbm, porque londres, e toda a Inglaterra,o que mais tem e belos campos e parques por toda cidade.....Fernando Campos Londres..