segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A Hora E A Vez De Zé Dirceu

Não deveria nem usar esse título para o post, pois recorro quase que sem querer ao título do conto de Guimarães Rosa em Sagarana, "A Hora E A Vez De Augusto Matraga".

Guimarães Rosa é um contista de primeira, e Sagarana foi o primeiro livro dele que eu li, há muitos anos atrás. E apaixonei à primeira leitura. Assim como Guimarães Rosa, e só para importunar o meu amigo Funes, confesso que adoro outro contista de primeira: Miguel Torga, esse português da região transmontana que viveu o início da adolescência - adivinhem aonde? - em Minas Gerais, claro. Poderia até fazer um paralelo entre os dois, ambos extremamente ligados à terra, aos costumes locais, ao palavreado típico, descrevendo animais que têm alma de gente, e por aí vai. E vocês obviamente podem adivinhar porque esses autores são os meus favoritos (eu bem lá no fundo não passo de uma caipira mineira deslumbrada com esse mundo velho sem porteira - depois conto outras histórias, como de quando cheguei a São Paulo e fiquei embasbacada pela Avenida Paulista, nossa que coisa de louco, olha só o tamanho do prédio do Citi, todo azul, é aqui que vou trabalhar, nusga de catibiriba!).

Voltando ao assunto do post, só uso o título do conto de Guimarães Rosa para dizer a Zé Dirceu que sua hora e sua vez chegaram, e ao contrário da história de Augusto Matraga, a sua meu Zé nao é uma história de redenção e salvação, mas uma historia de danação. Eterna. Assim espero.

23 comentários:

Zé Costa disse...

Recebi com alegria a notícia. Os puros do PT, eram na verdade sepulcros caiados! Já tem petista dizendo que eles são réus, não culpados! Sei. A anistia melou, espero. Essa gente é tão cínica que para eles tudo é possível!

Uma coisa é certa: Não é apenas a cúpula do PT que sai moralmente abalada do processo, o partido também sai chamuscado.

PS: Posso confessar uma heresia? Li só um conto de Guimarães Rosa, a Outra margem do rio. Tinha 16 anos e achei muito ruim. Assim como Lispector, Rosa não me conquistou.

patricia m. disse...

Sou fanzona de Sagarana, nao tem jeito. Todos os contos de la sao bons. O de abertura entao, O Burrinho Pedrês, eh fenomenal. Nao tem como nao gostar!!!!

Frodo Balseiro disse...

Patrícia
Zé "sai daí" Dirceu, com muita justiça tornou-se réu no processo do mensalão no STF.
Claro que ainda não é a condenação, mas para a população brasileira, que a exemplo das pedras do fundo do rio, a torcida do Flamengo, os grãos de areia das praias do Brasil sabe quem é Dirceu, vale como um refresco, previa da condenação final do "capitão" do time do Lulla.
Abs
Frodo

Luc disse...

Caracas!!!
O primeiro que eu li também foi Sagarana...um livro cheio de traça, com a capa caindo aos pedaços da "biblioteca" de minha vó.
Muitos anos depois achei um igualzinho com a capa caindo num sebo e comprei.

Sabe que os meus escritores brasileiros favoritos são todos mineiros: Os quatro caveleiros ( Fernando, Otto, Paulo e Hélio)e Autran Dourado.

Tenho um amigo que assim como eu é psicólogo de "butequim", nós temos uma tese, que por minas ficar entre as montanhas, remete a reflexão,um olhar prá dentro, já nas cidades litorâneas...as pessoas estão sempre contemplando a imensidão...Ichi, isso é papo prá depois de meia duúzia de canecas de vinho.....rsrsr

Mas quanto ao Dirceu...Sei não, eu acho a srta uma mocinha romântica, já eu sou uma bruxa velha, que assim como o diabo já viu muita coisa e não se surpreende com a humanidade...Espero que você esteja certa, eu cá tenho minhas dúvidas.

Fábio Mayer disse...

Eu também espero, Patrícia.

Mas o fato é que o STF vai demorar ANOS para julgar de verdade essa turma e muitos deles serão beneficiados com a prescrição.

E isso só não acontecerá se o STF agir efetivamente como foro supremo, ou seja, indeferindo pedidos absurdos de prova e recursos protelatórios, que serão muitos.

Se o STF agir como "pretório excelso", teremos uma esperança, se agir como juiz de primeira instância, toda a quadrilha se safará.

Está nas mãos do STF o próprio futuro do país. Se não houver punição rápida e exemplar para pelo menos uma pequena parcela dos indiciados, não haverá mais qualquer limitação ao vale tudo que já existe.

Lelec disse...

O primeiro livro que li do Guimarães Rosa foi "Manuelzão e Miguilim". Depois vieram todos os outros...
Quanto ao Dirceu, esperamos que ele não seja apenas indiciado, mas, principalmente, condenado, e que, assim, pague por seu crime em uma cela suja e fedorenta.

Blogildo disse...

Tem um artigo do Affonso Romano de Sant'anna (outro mineiro) que destaca que todo autor reflexivo é mineiro. Pra ele até Proust e James Joyce eram mineiros.
Faz sentido, né?

Quanto ao chefe-de-quadrilha, eu acho que ele vai voltar pra Cuba e depois de vai retornar com outra cara e outro nome.

Anônimo disse...

Mineiridades:
José Dirceu de Oliveira e Silva nasceu em Passa Quatro, no Estado de MINAS GERAIS, no dia 16 março de 1946. Advogado, formou-se pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1983 e fez pós-graduação em Economia na mesma instituição. Foi Deputado Estadual de 1987 a 1991 (PT-SP), Deputado Federal de 1991 a 1995 (PT-SP), Deputado Federal de 1999 a 2003 (PT-SP) e reeleito Deputado Federal em 2003.

Eu só não entendi a relação entre "A Hora E A Vez De Augusto Matraga"
com o indiciamento no supremo.

Como estamos tratando mineiridades seria bom lembrar e comparar a situação do mineiro Zé Dirceu com um outro ilustre mineiro que está aguardando chegar a sua vez.
- José Dirceu
Número de ligações dadas para Marcos Valério: 0
Número de ligações recebidas de Marcos Valério: 7
Dinheiro recebido de Marcos Valério: R$ 0
Destino: Cassado

- Eduardo Azeredo
Número de ligações dadas para Marcos Valério: 42
Número de ligações recebidas de Marcos Valério: 12
Dinheiro recebido de Marcos Valério: R$ 40 milhões
Destino: Sequer teve o sigilo quebrado (o envolvimento dele só foi descoberto quando quebraram o sigilo do Marcos Valério. )

No clima do grande Rosa, vamos conjurar para que a danação eterna recaia sobre todos os que devem.

airWatch disse...

Desculpe por estar fora de lugar, mas como é um assunto que você se interessa, veja meu último post no meu blog sobre responsabilidade criminal na aviação, através da visão de alguns advogados americanos.
Abraços.

patricia m. disse...

Manuelzao, ha bons e maus mineiros como em qualquer outro grupo; Ze Dirceu claramente eh um dos bandidos, assim como Augusto Matraga. Acontece que no final do conto Augusto Matraga se redime de seus pecados, enquanto Ze Dirceu nao fara isso. A referencia ao conto eh porque o antes indestrutivel imbativel Ze Dirceu finalmente foi indiciado; estava ate comecando uma campanha infame para que fosse perdoado, e foi indiciado agora como *quadrilheiro*, o chefao da quadrila. Eh isso ai, isso vai colar na mente do povo como stick em caderno de menina, hehe.

Depois, se voce acha que me afeta citando o caso do Azeredo, esta enganadissimo. O Azeredo foi pessimo governador de Minas. Aecio eh bem melhor. E veja bem: enquanto ha uma maca podre no cesto dos tucanos, o cesto inteiro dos petralhas eh podre. Interessante, nao?

Tambem acho que temos que punir todos os culpados, a comecar pelo presidente que de tudo sabia e fez vista grossa. Impeachment no Lulla JA!

patricia m. disse...

Carlos, voce eh o cara que quer crucificar os pilotos americanos e acha que toda a crise aerea do Brasil se deve a eles, nao? Acho otimo que eles se recusaram a ir para o Brasil, eu tambem nao gostaria de servir de bode expiatorio nesse processo nao.

E o Tio Sam nao vai extradita-los NUNCA, porque o governo brasileiro nao extradita nem bandido colombiano para la. Hehehe.

Frodo Balseiro disse...

Patrícia
Fose eu um dos pilotos americanos, também não viria ao Brasil para prestar depoimento.
Num país de jecas xenófobos, que acredita que o carnaval, o futebol, a bunda, são os grandes atributos nacionais, onde ONGs dizem estar trabalhando pela "inclusão" ao ensinar grafite, tocar bumbo e jogar capoeira, tem mais é que ficar lá em casa mesmo, em local seguro, onde a polícia é séria, o juiz manda para a cadeia, e, imagine que absurdo, os caras ficam lá!

João Batista disse...

Outra comparação: Zé Dirceu fez treinamento de inteligência em Cuba e viveu sob identidade falsa (inclusive da mulher, e incluindo cirurgia plástica) no retorno ao Brasil, Eduardo Azeredo não. Aliás, o Azeredo é mesmo uma anta, tornando-se relator daquele projeto absurdo de identidade na internet. Mas sabemos pelas palavras do próprio que um telefonema do Dirceu, “é um telefonema!”.

airWatch disse...

Patricia,
Acho você uma pessoa muito inteligente, e gostei muito dos seus comentarios da última vez que você visitou meu blog. Aprendo muito com vc. So isso. Era so um convite. Não precisava nem te-lo publicado.
[]s.

patricia m. disse...

Carlos, dei um tempo nesse caso ai. Nem tenho ido a pagina do Joe Sharkey malhar os petralhas que aparecem por la. Vou ver se retorno.

Gostei do processo que os advogados deles estao entrando contra os tribunais brasileiros. De acordo com o tratado de extradicao, ha a possibilidade de eles responderem SIM a distancia e nao de serem julgados a revelia. Fala a verdade, Carlos, voce iria para Sinop? Eu nao, de jeito nenhum. Terra perdida no meio do pantanal, sem eira nem beira, sem lei nenhuma... Loucura.

airWatch disse...

Patricia,
Não há a menor chance de acontecer nada com os pilotos. O processo agora roda a revelia, eles são representados pelos seus advogados brasileiros e vai levar uns 10 anos para este processo terminar. Por exemplo, agora o juiz negou que eles depusessem ai, os advogados entram com agravo de instrumento, e aí vai...
Eles podem ficar tranquilos. Eu também não viria, ainda mais agora, que surgiu esta história do RVSM.
[]s.

Fábio Mayer disse...

Um conhecido meu foi juiz em SINOP... andava 24h por dia acompoanhado de seguranças e em carro blindado... pra vocês verem como é o clima lá.

Anônimo disse...

Vamos por partes:
1. Estamos tratando de indiciamento e não de julgamento;
2. Até ser julgado é inocente. Portanto o Marketing negativo só vai colar mesmo na cabeça das crianças;
3.Não tenho pretensão de afetar ninguém. Sou mineiro e como aqui está se tratando de mineiridades, gostaria de lembrar que o dito "mensalão" é "cosa nostra", de minas. Esquema que o ilustre Azeredo montou com Valério e que favoreceu também Aécio e outros e que foi incorporado com alegria pelos papalvos petistas;
4.Não se pode afirmar que um partido todo é podre. Mas, certamente, o Azeredo não é o único a enlamear o PSDB. Existem muitos indícios contra o próprio Aécio, O Serra em São Paulo, FHC e outros. Eu disse indícios. Não vou cometer a levindade de julgar antecipadamente. Se é que algum dia serão indiciados e julgados;
5.Quando você afirma que devemos punir todos os culpados, inclusive o presidente, deve aí também incluir os pretéritos.

Como hilação: podemos culpar FHC por muitas coisas. Privatizações suspeitas, compra de votos, lesão do patrimônio e etc. Praticamente se investigar, sem partidarismo, será possível levantar as mesmas suspeitas que correm contra o governo atual e que, felizmente nesse caso, apontamos "40 indiciados". O numero poderia ser bem maior e incluíria o nome de muitos ilustres do PSDB e do DEM. Mas para o benefício dos já mencionados e da metáfora do Ali Babá, manteve-se apenas o número 40. Os demais vão ficar aguardando a hora e a vez porque aqui o que importa é fazer "justiça" para o espetáculo. A justiça já deu a sua contribuição. Mas independentemente
da inocência ou culpa dos réus a presidência da República passa ao largo dessa questão.
Quem não acredita é só aguardar as próximas pesquisas. Isso é apenas uma coisa que tem se repetido. A economia é mais importante do que escândalos de ministros e colaboradores. Sempre foi assim.
Gostei do argumento do post. Se não entendi a relação com Zé Dirceu é porque a redenção deve vir depois da culpa. Do reconhecimento pessoal ou da declaração judicial. Nenhum ocorreu aínda.

patricia m. disse...

Manuelzao, o "homem forte" de FHC nao foi pego com dolares na cueca, nem com mala de dinheiro em hotel suspeito da periferia. Voce quer jogar a lama do PT em cima do PSDB/DEM.

Voce eh petralha querendo me encher o saco e desviar a atencao com modos educadinhos. Nao vai conseguir. Esse foi o ultimo comentario seu que publiquei. Ja aviso que nao precisa escrever mais, pois nao sera publicado daqui para frente. Falou.

patricia m. disse...

Fabio, Sinop ainda eh tranquilo, pois esta mais proximo da civilizacao. Voce nao imagina o que eh o Acre ou Roraima, por exemplo. Verdadeiro faroeste.

Zé Costa disse...

Uma correção: o título correto do conto de Guimarães Rosa é A teceira margem do rio. Gosto tanto dele, que errei o título do único conto que li.

Roça disse...

Creio que a maioria das acusações sobre o bom governo de FHC (pai dos comunas no Brasil)na verdade não passa da aplicação de uma lição da cartilha comuna:"Xingamo -os do que somos e acusamo-os do que fazemos"

Fábio Mayer disse...

Uma amiga minha é defensora pública no Acre, outra, é psicóloga em Rondônia... eu soube que lá, Billy The Kid seria considerado maricas...ahahahahahah!