domingo, 8 de fevereiro de 2009

Viva Darwin

Viva Dáruin! (Um parênteses: no Brasil sempre fomos ensinados a falar Dárvin, como se o cara fosse alemão!!!).

O especial da Veja dessa semana está muito bom. Destroça muito bem todos os argumentos mal concebidos para se ensinar criacionismo nas escolas. Ainda bem que as escolas católicas - as melhores do Brasil em sua grande maioria - continuam a limitar o Gênesis às aulas de religião.

"Ao longo do tempo, a humanidade teve de suportar dois grandes golpes em sua autoestima. O primeiro foi constatar que a Terra não é o centro do universo. O segundo ocorreu quando a biologia desmentiu a natureza especial do homem e o relegou a mero descendente do mundo animal." (Freud, 1920).

Mesmo sendo relegados a meros descendentes do reino animal, não há razão para não acreditarmos que temos um papel especial no plano divino e uma missão a cumprir. A ciência não invalida a fé. Mas parece que tem gente que ainda prefere impingir o obscurantismo a crianças em idade escolar, sob a tese mascarada de liberdade de expressão. Acho que os muçulmanos radicais pensam do mesmo jeito. Afinal, estava tudo escrito no Corão também.

2 comentários:

Daniel F. Silva disse...

É verdade. Acho que os nossos professores devem achar mais fácil falar "Dárvin", vai saber.

Blogildo disse...

Achei um tanto exagerado os artigos da Veja sobre o assunto. Não me entenda mal. Não vejo o menor problema em se ensinar qualquer asneira nas escolas (por sinal, já fazem isso e ninguém parece se importar muito). O meu ponto é: Deixe claro para os responsáveis o que, como e onde será ensinado determinado assunto. Pense bem, se as instituições educacionais fossem forçadas a fazer isso, o socialismo estúpido já teria sido banido dos bancos escolares.
Talvez o criacionismo também. Mas os pais só teriam o serviço - e ensino não passa de um serviço - mais transparente.