quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Irracionais

Fato 1:

Pois entao o meu querido landlord nao quer abaixar o preco do aluguel. Tant pis pour lui!

Aqui na Inglaterra os contratos de aluguel funcionam da seguinte maneira: sao geralmente feitos pelo prazo de 1 ano, com uma clausula que diz que o inquilino pode dar aviso previo com 6 meses e sair com 8 meses.

Eh o que eu vou fazer. Os precos de real estate abaixaram terrivelmente, milhares de pessoas foram mandadas embora de seus empregos e uma grande parte delas deixou Londres porque eh uma cidade muito cara para se viver (nao tao mais, nao tao mais, depois que a libra despencou), enfim, o sujeito tem que ser racional e enxergar a realidade dos fatos.

Nao quer? Eu nao ligo de pagar mudanca para outro lugar...

Fato/Suposicao 2:

A Russia esta comprando ouro a rodo no mercado. O preco do ouro esta subindo. O ouro pode vir a ser novamente a reserve currency mundial. Nao por causa da Russia, eh logico. Mas alguem ainda confia que o dolar vai manter seu valor? I believe in hyperinflation, sooner than later.

Fato/Suposicao 3:

A China foi `as compras. O gigante amarelo esta comprando pesadamente grandes lotes de acoes em empresas de mineracao (Rio Tinto para comecar, mas ja disseram que nao descartam investir na BHP e na Vale). Isso sem levar em consideracao a influencia que eles tem sobre os paises africanos, principalmente os produtores de minerios, petroleo, pedras preciosas, etc. Eles nao sao bobos nao, nem vao dormir no ponto.

Alguem ainda acredita que a China vai parar porque o otario do consumidor americano esta literalmente na bancarrota? Forget it, dear. Para comecar, ao inves de continuar a financiar os americanos - comprando titulos do governo americano, que nao estao rendendo necas - os amarelos resolveram comprar acoes de empresas na area mineral. Eles terao um monopolio em pouquissimo tempo se isso continuar assim e poderao orquestrar o preco do minerio de ferro que abastece suas fabricas (watch out, Brazil!).

Em segundo lugar, eles tem o que, quase 1/3 da populacao da Terra? Dependendo do tipo de estimulo economico que Pequim resolver implementar - e ja vem implementando algumas medidas, o consumidor americano pode ser perfeitamente substituido pelo consumidor interno chines no curto prazo.

Bye bye America...

Nota: lembrando que os chinas tem poderio militar e a bomba atomica! They've got the nukes! Claro, claro, nao ainda a nivel de Estados Unidos, ne darling, mas investem todos os anos pesadamente nisso. Voces ja estao com medo? I am afraid, I believe.

5 comentários:

Frodo Balseiro disse...

Patrícia, o que está havendo, é uma disputa mundial para ver quem é que vai ficar com a "trolha" fincada no traseiro. E dentro dos países, uma guerra entre os setores(industrial, financeiro, agrícola, comercial)pelo mesmo motivo.
Com base no histórico, quem vai levar "pemba" é o de sempre, o contribuinte! Tanto aqui, no Bananão, quanto na "zoropa", e "unaitesteite". esse rearranjo entre países, e dentro dos países os setores da economia, vai demorar muito mais que os dois anos estimados, ou, pelo menos divulgados.
A China e a Rússia tem tudo para ter convulsões sociais. Depois que você prova do bem-bom, não quer mais saber da "uniformidade-cumpanhera".
É isso aí!
Abs

Vinicius disse...

Lady, considere morar em hotel do tipo extended stay (obviamente longe da cidade) pois pode ser que compense. Lembre que no preço do hotel está tudo incluído - TV, Internet, água, eletricidade, breakfast e principalmente manutenção.

patricia m. disse...

Vini, que nada, voce acha que eu quero morar em gaiola? Quero espaco muito espaco. Estou achando apes aqui ja de 1400 sq ft, um pouco maiores ate que o meu de JC, com desconto de 100 libras por semana em relacao ao preco do verao do ano passado...

Lúcio Ferro disse...

Muito duvidoso.

A mudança de paradigma não se faz de um dia para o outro e se o século XX foi o século americano o século XXI será o do renascimento europeu.

Não passa de uma conjectura, mas julgo que Pequim ainda terá muito que aprender até e se dominar o mundo, pelo menos culturalmente.

Blogildo disse...

Sei lá, não temo muito os "chinas". Sabe como é, uzamerianu têm o maldito hábito de dar a volta por cima.