terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Villa-Lobos, Grande Villa

Esse post aqui é dedicado ao Jorge C, ao Funes, ao JG e a todos os lusos que acham que a melhor música brasileira é MPB, que o melhor músico carioca foi Vinícius de Moraes e por aí vai... Daqui a pouco estarei ouvindo que Daniela Mercury é o máximo e o axé baiano a melhor música que já se inventou até hoje, hehe.

Foi o melhor vídeo que achei no YouTube, dêem um fast-forward na explicação em francês do distinto brazuca condutor da orquestra em Lyon e curtam a minha locomotica, o meu trem caipira, ai como gosto de um trem!



Agora, para sentir mesmo a emoção caipira, ouçam esse aqui, simplesmente show! É claro que eles são da minha terra, lá pertim de Belo Horizonte, eita trem bão...

9 comentários:

António Conceição disse...

Eu nunca disse que gostava por aí além de MPB. De resto, a música popular brasileira que eu gosto mais é espanhola.

patricia m. disse...

Funes, foi mal, pensei que voce gostava. Realmente o seu gosto eh um pouquinho melhor que a media dos lusos... :-)

saphou disse...

Grande momento!

rps disse...

Há muita pouca música brasileira audível. Mas essa, a audível, é muito boa.

Já agora, alguns nomes que motivam vómito: Betania, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, Daniela Mercury, Fafá de Belém, Canta Baía, Adriana Calcanhar Canhoto, Alcione, Mara Abrantes, Caetano Veloso...
Há uma outra, cujo nome me falha. Há tempos, um amigo disse-me, entusiasmado, que ia vê-la, num concerto, algures na zona de Aveiro. Contido, comentei que não apreciavs muito. Ele ripostou, feliz: é fabuloso, cada concerto é uma verdadeira aula de aeóribica!

Que fazer? O portuga compra facilmente tudo o que é brasileiro e mau.

patricia m. disse...

Eu vomito com todos esses e mais alguns. Exemplo: Chico Buarque. Chico sabe compor, mas é péssimo cantor. Ele não tem voz para começo de conversa...

Outro podre de ruim e que todo mundo coloca em pedestal é João Gilberto. João Gilberto quando vai tocar diz que a voz dele está ruim por causa do ar condicionado, mas ele é ruim porque é ruim mesmo!

jg disse...

Gosto da louca da Rita Lee tal como aprecio o Rui Reininho dos GNR.
São contra-corrente!

patricia m. disse...

JG, Rita Lee foi boa nos tempos d'Os Mutantes. Alias, tai, havia me esquecido d'Os Mutantes. Uma boa banda de rock brasileiro.

Depois ela partiu para a vertente pop, e, bem, nao colou.

jg disse...

Pati, continuo a achar que uma das últimas músicas dela "Amor e sexo" está muito bem conseguida.
Dificilmente eu faria uma letra melhor para este tema.
Concordo que ela tá velha e feia (nunca foi mt bonita) mas eu só ouço, não a vejo nem me faz diferença.

Agora os seus caipiras aí tocando violino, vou-ti contá...

jg disse...

E, repondo a verdade, eu nunca disse que música brasileira seja da melhor.
Tem alguns temas que me reportam à minha recente juventude e, só por isso, são lindas.
Na lista das minhas 50 músicas preferidas, penso, não está nenhuma que seja brasileira.
Nem portuguesa!