segunda-feira, 22 de março de 2010

10 Milhoes?

Cara, quando eu li essa noticia aqui espantei-me com essa cifra. O Brasil tem 10 milhoes de arabes e descendentes? Eh logico que esse numero esta inflado para burro. Pela Wikipedia, sao 6 milhoes. Acredito mais na Wikipedia do que no pinguco, serio.

E ai obviamente a outra cifra tambem me chocou: apenas 200 mil judeus? Os judeus estao no Brasil ha tempos imemoriais, desde o Brasil Colonia. Os arabes chegaram apenas no final do seculo XIX, foram uma importacao bem mais nova. Nesse caso a Wikipedia aponta apenas 96 mil judeus, provavelmente todos concentrados la no bairro de Higienopolis em Sao Paulo. Foi la que vi os primeiros judeus ortodoxos na minha vida. Aquelas familias numerosas, os homens vestidos de terno preto e camisa branca, as mulheres de saia, as sinagogas com blocos de cimento em frente - eh para impedir carro bomba, aprendi, tardiamente, aos 24 anos. La em Minas nao tinha judeu ortodoxo. Tinha os sirio-libaneses, como a gente os chamava. Os nariz-de-papagaio - ou tucaninho.

La em Minas nao tinha um monte de coisa, acho que foi por isso que sai de Minas, queria ver como era o mundo. La em Minas nao tinha japones. Quando minha irma levou o namorado japones paulista dela a Minas, la pelos idos de 1999, o pessoal todo encarava no shopping. La em Minas nao tinha judeu ortodoxo. La em Minas menina na minha epoca tinha de andar bem comportada, se usasse coturno todo mundo olhava torto.

Em Nova Iorque vi os judeus daquela classica loja de eletronicos, com cachinhos. Se bem me lembro mesmo os ortodoxos de Sampa City nao usavam cachichos. Acho que o pessoal deve achar meio gay, sei la. Assim como aqui em Londres os homens usam e abusam da cor rosa. Mas nao sao gays. Brasileiro nao usa rosa nem por decreto.

Quando mudei para Floripa, eu vi o primeiro sikh da minha vida. Era um professor da Mecanica, casado com uma brasileira. O meu namorado na epoca disse que ele era indiano. Mas a gente nem sabia fazer direito a distincao entre indiano e hindu - tudo a mesma coisa. Se bem que eu sabia que os sikhs eram uns terroristas horrendos, porque mataram a Indira Ghandi, minha mae havia me contado. Mas eu nao sabia que eram os sikhs que usavam turbante. E que os indianos fediam a curry e a sovaco sem desodorante.

E so fui descobrir entao que iraniano nao era arabe em Columbia! Pois eh, eu tambem nao sabia. Eu sabia que o Iran era a Persia antiga, tambem nao sou idiota. Mas como os muculmanos/otomanos conquistaram tudo, eu tambem achava que... os iranianos eram arabes.

Acho que foi por isso que eu sai de Minas. La tambem nao tinha iraniano, quanto mais persa. So nas Mil e Uma Noites mesmo. E la a Sheherazade usa roupa de odalisca... E nao cobre a cabeca e o corpo como uma ninja.

4 comentários:

Vinicius disse...

Lady,

Para saber mais sobre a tradicional família mineira, sugiro pesquisa no website da Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição. Tal associação existe, não estou inventando nada e fica em Minas Gerais ;)

http://www.anussim.org.br

Vinicius disse...

Lady,

Veja na seção Artigos & Textos da associação mencionada anteriormente.

* Algumas famílias Mineiras, Tradições e Costumes ... a relação de algumas das cidades mineiras e seus moradores registrados como cristãos-novos no período de 1712 e 1763 ...

(verifique se o seu sobrenome não está listado)

* Os Judeus em Minas Gerais ... a relação de cristãos-novos de Minas Gerais que foram julgados pela Inquisição de Minas Gerais ... foram acusados de crime de judaísmo

* Influência dos Judeus "Cristãos-Novos" na Cultura Mineira ... Quando se fala na “tradicional família mineira” associa-se logo a idéia a uma atitude ultraconservadora. O sistema patriarcal mineiro tem suas raízes nos colonizadores cristãos-novos vindos na época da mineração – aqui chegaram com seus valores tradicionais intactos, plantando-os em Minas.

Blogildo disse...

Desde que eles não se metam a homem-bomba, tudo é festa!

patricia m. disse...

Vinicius, vc quer provar que eu sou judia, eh isso? Os meus sobrenomes sao todos "falsos", ha ate sobrenome inventado porque um trisavo queria rimar o nome do filho. Alias, vc nem sabe quando minha familia chegou ao Brasil e nem onde se instalou.

Sai dessa, meu, abre uma skol. Va ver voce se voce eh judeu, se faz tanta questao.

E se quiser mesmo discutir origens, dai somos todos africanos.