segunda-feira, 8 de março de 2010

Livro

No momento estou lendo o Memorial de Maria Moura, da Rachel de Queiroz. Nao eh chato, mas tambem nao eh, como direi, outstanding. Eh daqueles livros que voce le para passar o tempo - oh tempo que custa a passar, parece que vivemos uma eternidade. Apesar da autora ser premiada e ter feito parte da Academia Brasileira de Letras, nao achei nem o tema, nem a escrita fenomenais. E Maria Moura acaba sendo um personagem em que nao acreditamos: nao acreditamos que ela viveu em meados do seculo 19, nao acreditamos que os pensamentos que ela desenvolve sao tipicos da epoca, etc. Insinua a propria Rachel na dedicatoria que o personagem eh baseado em Elizabeth I. De certa forma, eh a heroina-bandida sozinha, orfa de pai e mae, que manda em homens e monta um bando de salafrarios que roubam para enriquece-la, sob o pretexto robin-hoodiano de que estao roubando de gente mais malvada ainda...

Foi a unica coisa que li dela, parece que deveria ter lido O Quinze antes e teria a escritora em mais boa conta. Nao sei.

Nao, eu nao vi o seriado da Globo. La em casa a gente nao podia assistir porcaria na tv - e isso incluia seriado brasileiro e novela. Enlatado americano podia, afinal nao tinha indecencias.

Um comentário:

Blogildo disse...

Ainda bem que vc não viu o seriado da Globo. Vc ia ficar com "mãe do Lula" na cabeça. Rsrs!