quinta-feira, 25 de março de 2010

Il Gattopardo

Tancredi, o belo, diz ao tio no momento em que sai para se juntar ao pessoal de Giuseppe Garibaldi, no classico italiano de 1963:

"If we want things to stay as they are, things will have to change."

Lembrei dessa frase quando li um post do Reinaldo Azevedo em defesa do fim do celibato na Igreja. Ele nao a citou - uma pena, fecharia com chave de ouro, mas a frase resume com perfeicao a essencia do texto.

Ja que o celibato nao eh um dogma, havendo ate mesmo trechos da Biblia que de certa forma sustentam a tese de que padres poderiam se casar - e Reinaldo cita Pedro, o primeiro Papa, casado - nao ha porque nao rever a proibicao.

Com certeza o fim do celibato nao eh a solucao dos problemas atuais da Igreja. Mas acredito que ajude a afastar os maus elementos, e a fazer com que os bons elementos nao caiam na tentacao da carne.

Os ultra conservadores acham que nada pode mudar. Preferem pois condenar a instituicao a morte, a mudar uma virgula que seja. Como disse, nao sendo dogma, nao ha porque nao revisar. Tampouco defendo o radicalismo, nao quero que a Igreja Catolica vire naquela festa do caqui que virou a Anglicana. Alias, por essa mesma causa ha uma debandada geral dos anglicanos tradicionais para a Igreja Catolica. Mas fazer uma pequena revisao como admitir padres casados com mulheres nao faria mal nenhum. Alias, muito antes pelo contrario.

Um comentário:

Blogildo disse...

Essa atitude já era para ter sido tomada. Não entendo (quero dizer, entendo) o porquë de a Igreja demorar tanto em fazer uma revisão nesse sentido.
Paciência! Como o Reinaldo diz, a Igreja tem seu próprio tempo.