terça-feira, 9 de março de 2010

Políticos - Nojo

Os políticos em geral e com raríssimas exceções costumam me causar um certo nojo. Se as coisas vão bem, é devido a eles, claro. Se as coisas vão mal, a culpa é dos outros. Mais especificamente, a culpa é dos especuladores (pode colocar banqueiros também que funciona).

O Papa-alguma coisa, aquela nulidade que é presidente da Grécia (ou primeiro ministro, who cares), veio dizer que os especuladores é que foram os responsáveis por tudo. Tudo! O Sarkozy veio ajudar dizendo que a Europa será solidária aos irmãos gregos contra os terríveis especuladores. Se eles querem trazer uma nação abaixo, não conseguirão!

Até parece que um grupo de pessoas - Mr Market, como diz o Buffett - acorda e diz: quem vamos atacar hoje? Daí um louco lá no fundo da sala de reunião diz: poxa, estava a fim de zoar com os gregos, vocês topam?

Não, a Grécia nunca mentiu nos seus números, nem nunca incorreu em deficits extraordinários, nunca fez maracutaia de swap cambial com o Goldman Sachs, todos os gregos pagam todos os seus impostos em dia e trabalham mais e com mais afinco que os alemães.

É só o Mr Market que acordou de mau humor, girou a roleta e decidiu atacar alguém.

As simple as that.

Um comentário:

Partido Alfa disse...

Ainda vai levar um tempo para que esse povo aprenda que Politika é uma coisa e politicos é outra coisa. Mas nós vamos ensiná-los, em breve. Numa lição prática, óbvio, pois só falar não ensina ninguem.