terça-feira, 16 de outubro de 2007

A Anta

Via InflationData.com

Eh uma anta mesmo. E olha que o "homi" eh formado em Economia. Pela Bahia. Nao me levem a mal, haha. Tá, ele tem um PhD pela Boston University (heim?!? o que?!? onde fica isso?!? eh Ivy League?).

Da AE - "O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse hoje que não vê espaço no cenário externo para uma queda no preço do barril do petróleo, que atingiu ontem o valor recorde de US$ 86 em Nova York. "A era de preços baixos, que permitiu a vida atual baseada em combustíveis fósseis, acabou", previu o executivo em palestra durante um encontro sobre bioenergia no BNDES."

Considerando-se o preco atual, a $87 o barril, ainda nem chegamos perto dos $100 registrados no inicio dos anos 80. Mesmo em termos nominais, ha apenas 4 anos atras, o preco do barril era meros $40. O mercado de commodities eh ciclico? Crises vem e vao? Como ele pode ser tao incisivo?

"Para Gabrielli, esta situação não deve se reverter nem em curto ou longo prazo. "Hoje, somente 30% das reservas descobertas estão em condição de disponibilidade. A maior parte está localizada em áreas com riscos geopolíticos, isso significa que guerras, invasões e demais conflitos terão cada vez mais importância para pressionar os preços, assim como a relação oferta e demanda", disse."

Lembrando ao "dotô" Gabrielli que, devido ao preco mais elevado do petroleo durante as grandes crises, as companhias puderam investir em pesquisa e desenvolvimento, como alias fez a empresa que ele mesmo dirige. Afinal, a Petrobras eh campeã em exploracao de petroleo em aguas profundas, coisa que na decada de 70 ninguem nem sonhava em fazer. A produtividade das companhias petroliferas cresceu assustadoramente desde a primeira crise do petroleo, por motivos obvios.

Quanto às areas com riscos geopoliticos... A OPEP apenas produz o estritamente necessario, depois que todos os outros paises que nao fazem parte da mesma produziram o essencial. Ela apenas "complementa" a producao mundial de petroleo. Obvio que eh peca-chave no mercado, mas nao eh porque estao sentados em cima do ouro negro que dominam o mundo... Vide Iraque, hehe.

7 comentários:

Anônimo disse...

DEFENDENDO A BAHIA
Desde quando nos nossos profissionais da Bahia, na area energética e mesmo financeira são piores do que os estrangeiros.Vc mesmo afirma que somos experts na exploração de petroleo em aguas profundas,...a ponto de dar aulas em Yale,hehehehe.
Para bom entendedor e leitor o seu artigo, ao inves de contrapor,que ers sua intenção, na verdade corrobora as informações do Presidente da nossa Petrobras(cia.de capital aberto) e as suas ironias servem,tão sómente, para depreciar o seu potencial de avaliação(QUEM SABE VC ESTÁ APROVEITANDO AS NOSSAS BOLSAS DE ESTUDO NO EXTERIOR, PAGAS PELOs NOSSOs impostos para nos criticar.Devia valorizar o fato de que neste periodo conquistamos a autosuficiencia em petroleo e lançamos o biocombustivel. Ele é da Bahia mas não é.....b.....

ZEPOVO disse...

ZEPOVO

O preço do petróleo é politico e varia de acordo com vários acontecimentos, não necessáriamente com custos de produção.
A declaração de Gabrielli é politica e visa o fortalecimento da opção BIODIESEL no mundo, que interessa e muito para o Brasil.
Deixe o Brasil tambem fazer sua geopolítica, não é porque estamos no hemisfério sul, que não vamos poder ditar algumas tendências daqui p/ frente...

Blogildo disse...

Mandou bem, Patrícia! O chato é que a gente tem de aturar os apedeutas com Phd aqui no Brasil. Pior, no comando de estatais.

patricia m. disse...

Jeronimo, para de falar bobagem, meu caro. Ponto numero 1: eu nao vim com bolsa nenhuma, eu fui fazer MBA com o MEU dinheiro e nao devo nada a esse estado vagabundo que so me tungou enquanto eu morei ai; Ponto numero 2: auto-suficiencia em petroleo, nao me faca rir, isso eh pecinha de propaganda, querido. Digita isso no Google pelo menos e va ler mais sobre a nossa auto-suficiencia. Precisamos de refinarias que refinem o oleo ultra pesado que eh extraido das profundezas do oceano, e as 2 novas refinarias que estao construindo so ficarao prontas em 2011, haha. Uma delas la em Pernambuco, nao sei bem porque, sabe, deve ser politicagem, porque la nao tem campo de petroleo nenhum. Tem que transportar o oleo ate la para refinar para ver se conseguem gerar emprego naquela terra esquecida. Grande forma de gerar emprego essa.

Ah, se voce procurar na internet, vai ver ate quanto dura a nossa tao sonhada auto-suficiencia. Ou seja, voce repete a propaganda oficial do governo petralha como um ventriloquo, nao consegue nem procurar outros dados ou pensar por conta propria.

By the way, carissimo, sou uma das acionistas da Petrobras. Ja consegui 400% de retorno em 5 anos de investimento. Hehehe. Mesmo com as tungadas constantes que o governo federal petralha da nela.

patricia m. disse...

Ze Povo, ultimamente ando sem tempo, acabou a bonanca de estudante, voltei a pegar na enxada.

Se o Lula quiser fazer caridade com os pobres do mundo, que faca com o dinheiro dele, nao com o nosso. E se quer mostrar algo ao G-7, so esta perdendo tempo. Eh de rir achar que eles vao dar alguma atencao para as benesses que o caridoso Apedeuta faz.

Pode fazer geopolitica tambem, so que nao com o meu dinheiro. O negocio eh que botam o Gabrielli para presidente da Petrobras porque ele precisa manter o leitinho das criancas do PT, nao porque ele conhece da industria ou eh um bom gerente. Alias, o Gabrielli nem eh o pior, deve ter tanto gerentinho de merda na Petrobras indicado pelo PT que Deus nos valha... Se ela fosse privada estaria rendendo o triplo. Ah, e nao daria dinheiro para o jornaleco do MR-8 nem financiaria a Bolivia nem o Equador, e muito menos daria dinheiro para o MST.

ZEPOVO disse...

Patricia,
Acho que vc apesar de aparentemente esclarecida, peca pela raiva que tem do PT.

A Petrobrás é a empresa de petróleo mais rentável do mundo, se privatizada dificilmente renderia o triplo!

Nossa autosuficiencia é um fato, que somado ao biodiesel assusta o mundo.

Cuidado com dados estrangeiros. Antes do petroleo ser "descoberto" no Brasil, firmas e entidades governamentais americanas garantiram após pesquisas científicas no território brasileiro não existia petróleo

Não é porque uma pessoa é indicada pelo PT que deve ser incompetente.
Vc gostaria de ser considerada " meia boca" por ser brasileira aí no estrangeiro??

Mas no geral vá lá, respeito suas críticas mas não precisa esculhambar o PT e o Brasil por ser PT e o Brasil.
Avise aí os gringos que eles vão ter que engolir o Brasil ou vão ficar com fome e com frio!

patricia m. disse...

ZePovo, esse blog eh claramente anti-petralha, achei que voce soubesse. Veio para recitar seus mantras a favor do PT? Aqui nao eh o lugar para voce.

Depois, detesto qualquer governo. Governos sao necessarios, mas sao odiosos. Sou contra qq empresa publica, seja no governo PSDB seja no governo PT. Alias, detesto barnabe tambem. Nao sao medidos por produtividade, sao um bando de antas que estao la para te atender e ACHAM que te fazem um imenso favor quando te atendem. No Brasil e em qualquer lugar do mundo.

Quanto as reservas de petroleo, meu filho, va se informar. As nossas reservas nao duram mais de 2 decadas. Tirei isso de um site petralha, mas confirmei em outros. Voce acha que esta sentado na Arabia Saudita??? Hahahahaha, hilaaaario.

Gringo nao quer engolir ninguem, para com esse complexo de inferioridade. Eu nao tenho o menor problema aqui no exterior, para que fique sabendo.

E nao confunda alhos com bugalhos, trabalho em empresa privada, portanto sou medida pelo meu desempenho. Nao produzo, estou na rua. Ao contrario dos seus amiguinhos barnabes.