sexta-feira, 16 de março de 2007

Lista de Livros

Resolvi fazer uma pequena lista de livros, a qual pode ser vista na coluna da direita. A ideia era listar o livros favoritos, aqueles que voce levaria para uma ilha deserta... Ah nao, ilha deserta nao, a piada eh outra, certo? Resolvi listar os livros que leria novamente, caso tivesse mais tempo livre, isso! O problema eh que a lista de livros a ler eh sempre maior do que a lista de livros lidos, entao nao sei se conseguirei reler esses dai... Algum dia, quem sabe, quando eu me aposentar e estiver cercada de livros por todos os lados, como eh o meu desejo...

Eh logico que ha muitos que ficaram de fora da lista. Por exemplo, Shakespeare ficou de fora de proposito. Ou Homero. Ah, e deixei de fora tambem Monteiro Lobato, e Mark Twain, e Rudyard Kipling, e... Nao, nao gosto de Agatha Christie mesmo! Acho que li apenas um livro dela, "Assassinato no Expresso do Oriente". E quanto a Doyle, so li "O Cao dos Baskervilles"! Nao curto muito esse tipo de literatura.

........... (1 hora depois) ...........

Essa tarefa eh muito dificil. Ja adicionei mais alguns a lista. Nao vai terminar nunca. Paro por aqui, chega...

........... (1 noite mal dormida depois) ...........

Meu Deus, como pude deixar de fora Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray), ou Tolstoi (Anna Karenina, A Morte de Ivan Ilyich), ou Dostoievski (O Jogador), ou Milan Kundera (A Insustentavel Leveza do Ser), ou... Ai, pensar nessa lista eh uma tortura, isso sim!

17 comentários:

Zé Costa disse...

Serei eu o primeiro?

Caramba Patrícia! Vendo sua lista de livros descobri o quanto sou ignorante. Não bastasse ignorar o inglês, também ignoro 90% dos livros que você indicou, sou mesmo um visigodo!

Catellius disse...

"aqueles que voce levaria para uma ilha deserta..."

Em uma ilha deserta eu substituiria A Utopia de More por um livro de culinária com muitas fotos, he he. Mas parece que o Projeto Darma se alastrou, bem como o número de bilionários que apreciam o isolamento (sem jogo etimológico), o que decretou o fim das ilhas desertas. Parece que a maioria delas até recebe gigantescos Jumbos, ainda que aos pedaços, e correspondências via FEDEX, he he.

"Resolvi listar os livros que leria novamente, caso tivesse mais tempo livre, isso!"

O meu sonho é ter um alzheimer moderado, que me permita viver sem enfermeiros e também reler os grandes livros cujo final já conheço como se fosse a primeira vez, he he.

"O problema eh que a lista de livros a ler eh sempre maior do que a lista de livros lidos"

É a ciência. As incertezas sempre superam o conhecimento adquirido.

"Algum dia, quem sabe, quando eu me aposentar e estiver cercada de livros por todos os lados, como eh o meu desejo..."

Livros infantis, he he. Este é Meu desejo: que você se aposente cercada de netinhos. ;-)

Você listou bons livros, mas ainda faltam 999 clássicos, pô!!!

Abs

patricia m. disse...

Catellius, piadinha de mau gosto essa de netinhos. Eu heim, estou fora! Nunca mesmo que teria tempo de me dedicar aos meus projetos...

Quanto aos 999 classicos, estava fazendo a conta. Se voce ler 2 livros por mes ao menos, dos 10 aos 90 anos, tera lido ao final da vida APENAS 1,920 livros. Eh menos que a biblioteca la de casa!!!! Que desespero, meu Deus... Espero que quando morrer e for ao ceu, no lugar de manah e violinos, eu tenha acesso a uma biblioteca eterna... ;-)

Blogildo disse...

Conheço todos da lista, mas só mesmo:
-A Revolucao dos Bichos - George Orwell
-Dublinenses - James Joyce
-Memorias Postumas de Bras Cubas - Machado de Assis
-O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
-O Hobbit - J.R.R. Tolkien
-O Senhor dos Aneis - J.R.R. Tolkien
-O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

Pra uma ilha deserta é só levar um bom notebook! Rsrsrsrs!

Catellius, o essa do Projeto Dharma foi boa! Tô rindo até agora!

Catellius disse...

No céu eu recomendo que você leia "A vida após a vida após a morte". Um espírito que eu conheço leu e vive cheio de esperanças!

Catellius disse...

Blogildo,
Isso mesmo. Dharma, he he.
Aliás, aquela terceira temporada está uma porcaria! Os cenários sugerem que a série virará um game como o Quake, os personagens perderam profundidade por causa da longa ausência e voltaram à estaca zero, como o Locke. Mas aquilo já estava fadado ao fracasso. Ninguém nunca consegue achar um desfecho satisfatório para a montanha de agruras que se costuma criar nesse tipo de história. A solução é sempre "matem a aranha mãe e todas as outras que tomaram cada centímetro quadrado do planeta perecerão", "ataquem a nave mãe e todos soldados serão desativados (Star Wars)", "lance um vírus de computador na nave mãe e todas as outras naves que já se apossaram do planeta perderão o campo de força (Independence Day), "bombardeie este ponto e toda Estrela da Morte será destruída", etc. No caso do Lula é só tocar o ponto G do Bush, ou o inverso, que todos os problemas se resolverão sozinhos, como em um passe de mágica: ALCA, petróleo, etanol, Chávez, Mercosul...

Anônimo disse...

Também tenho uma lista de livros no meu flog. Mas eu deixo as seguintes sugestões, de livros que acho especiais, já lidos e re-lidos:

- O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde);
- O Ultimo Suspiro do Mouro (Salman Rushdie);
- A Festa do Bode (Mário Vargas Llosa);
- Cem Anos de Solidão (Garcia Marques);
- Amor nos Tempos do Cólera (Garcia Marques);
- A Capital (Eça de Queirós);
- O Crime do Padre Amaro (Eça de Queirós);
- O Primo Basílio (Eça de Queirós);
- Germinal (Émile Zollà);
- Dom Casmurro (Machado de Assis);
- Esaú e Jacó (Machado de Assis);
- O Nome da Rosa (Umberto Eco);
- Contato (Carl Seagan);
- Bilhões e Bilhões (Carl Seagan);
- O Mundo Assustado pelos Demônios (Carl Seagan);
- Poeira nas Estrelas (Marcelo Gleiser);
- O Analista de Bagé (Luiz Fernando Veríssimo);
- A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis (Lilia Moritz Schwarcz);
- A Era dos Extremos (Eric Hobsbawn);
- O Mundo é Plano (Thomas L.Friedman).

Anônimo disse...

Oi Patrícia. Uma boa lista, sem dúvida e se você não parar vai faltar espaço no template do blog!!!

Achei curioso você não ter listado nehuma obra em inglês. E também de ter colocado o Machado de Assis na lista (os dois livros são ótimos, aliás).

Uma das coisas boas da vida é sentar no meu canto preferido, quietinho, com um bom livro nas mãos... o mundo pode até acabar que nem vou notar!

Um beijo e bom fim de semana.

patricia m. disse...

CEJunior, alguns desses livros eu li em ingles (todos os do H.G. Wells, por exemplo), mas preferi colocar o nome em portugues mesmo, assim todo mundo poderia identifica-los.

Eu adoro Machado de Assis, eu tenho a obra completa dele! O meu preferido eh Memorias Postumas de Bras Cubas... "Nao tive filhos, nao deixei ao mundo o legado de nossa miseria". "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes de meu cadaver, dedico essas memorias postumas". Genial demais!

Anônimo disse...

m.,

books, books, books... oh! how i wished i had time to read ´em all! and how i´d love to keep everyone of their words forever in my mind!...

yours is really a very good list from which i´ve read some, i wished i had read some and i didn´t read the rest... but i´m improving, dear... two of them are not only in my wish list, but are actually under my reading task (oh! my!... two at the same time? yeah, sweety! you don´t know what a good motivation can do)...

Blogildo disse...

É verdade, Catellius. Por sinal, copiaram a Ilha Misteriosa do Verne e depois estragaram tudo.

É a fome de audiência. Lembra do X-Files? Esticaram, esticaram, esticaram e estragaram o seriado.

Essa do ponto central de destruição é ciché mais que batido.

Acrescento a sua lista: Destrua o Um Anel e Sauron será destruído! Acho que esse foi o primeiro da série! Rsrsrsr!

Anônimo disse...

Peraí, não tem Guerra e Paz? E Crime e Castigos, Os Demônios, Os Irmãos Karamazovi, Memórias do Subsolo? Foi começar a lista, dá nisso. Vão pensar que você não gostou de tudo que falta nela... Perigosíssimo!

António Conceição disse...

Não posso crer!
A Patrícia M. inclui na sua lista o abominável Miguel Torga, não inclui Jorge Luís Borges e a Polícia de New York ainda não fez nada.
Acho que o chefe da polícia também é escorpião.
:-)

a disse...

Pat, brigado pela visita e pela sua mensagem, viu? Vou passar o seu recado para o Alemão, ele vai ficar todo bobo, ainda mais você que está aí, nos "istritis".

Ele me disse que pensou no que você iria achar, por causa disso, sabia?

Você se cadastrou? Agora dá pra fazer isso no blogo. Se cadastre para ver se esta funcionando legal, tá? Me dá este retorno. E a Sônia, onde está? Sumiu? Nunca mais vi nem no msn. Estou querendo divulgar bem o meu blog e os contos, pois acho importante as pessoas saberem o que está acontecendo no Brasil, através do humor. É o meu modo de criticar o nosso caos reinante.

Some não, tá?

Beijão,

Daniel F. Silva disse...

Os que li e recomendo:
- Os dois do George Orwell (a minha monografia do curso de Letras foi sobre os temores humanos, do fim da Segunda Guerra aos dias de hoje, e as duas obras ilustraram o trabalho, todo escrito em inglês); A Revolução dos Bichos li quando criança e nem imaginava o teor político do livro...

- Dom Casmurro (Nelson Rodrigues deve ter aprendido muito com esse livro) e Memórias Póstumas de Brás Cubas

- Olhai os Lírios do Campo

E tenho muita vontade de ler grande parte dos citados. Infelizmente não tenho tanto tempo, mas vou me esforçar.

No momento leio Lolita, de Nabokov. O livro foi um escândalo quando lançado, mas hoje parece uma coisa corriqueira.

Durante o curso de Letras, li várias obras em inglês, como Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Vi o filme baseado nele e gostei muito da adaptação da obra. Falando nisso, pretende escrever sobre cinema?

MANUEL HENRIQUES disse...

Patricia,

Excelentes escolhas.
Vejo que gosta de Erico Verissimo. Ainda não leu o "Incidente em Antares" ? Magnifica viagem ao sul do brasil, com ficção q.b na época de Getulio

Anônimo disse...

Bem Patrícia... além de ser uma pessoa bem articulada, culta e bem informada acho que vc tem consciência politica... por isso lhe envio endereço desse blog que acabo de inventar e que visa esculhambar com bom humor um dos politicos mais risíveis e perigosos do Brasil : o nefasto Ciro Gomes.Dê uma olhada no blog e se for o caso divulgue pelo mundo virtual... começou e é uma denuncia contra um calotaço... mas
quer expor tb o quaõ risivel é esse camarada
abs;sucesso