sábado, 24 de março de 2007

A Blogosfera e a Politica

Eh certo que a internet eh um dos veiculos de comunicacao mais eficientes que existe. E eh certo tambem que eh o mais democratico de todos, pelo menos nos paises em que o acesso eh livre e irrestrito.

Mas isso nao significa que a internet, como qualquer outro empreendimento humano, esteja livre de manipulacoes interesseiras por parte de alguns. E isso fica cada vez mais claro com o uso que certas pessoas estao dando `a blogosfera.

Nao sei se esse fato foi muito comentado fora dos Estados Unidos, por isso decidi fazer um post a respeito. John Edwards, que esta concorrendo a candidato pelo Partido Democrata, tinha entre seus contratados para fazer campanha duas blogueiras profissionais. As duas blogueiras profissionais, de nomes Amanda Marcotte e Melissa McEwan, compraram uma briga feia com a Catholic League for Religious and Civil Rights e seu presidente, Bill Donohoe, ao fazerem posts para la de grosseiros ofendendo os catolicos e a Virgem Maria. Usaram palavras tao chulas que nao creio que nenhum candidato a presidente gostaria de colar a sua imagem a elas. Edwards, no entanto, em primeiro lugar tentou sair pela tangente: disse que se sentia ofendido pelo que as duas haviam escrito, mas que as manteria na campanha. Depois de mais reclamacao da opiniao publica, acabou aceitando a "resignacao" das duas. Se quiserem, leiam mais sobre o caso aqui e aqui.

A questao, como bem comenta o Washington Post no final do artigo que anexei, eh a seguinte:

"Todo grande candidato presidencial tem contratado um ou mais blogueiros de forma a ter acesso `a grande rede de ativistas online, que podem render `a campanha um burburinho consideravel e, alem disso, doacoes."

O meu ponto aqui, obviamente, nao eh sobre o conteudo anti-cristao das blogueiras. Tambem nao eh sobre os progressistas e os conservadores, e outras bobagens. Eu nao sei a regulamentacao americana em relacao `a campanha presidencial. Mas eu sei que, qualquer que seja ela, eh melhor que a brasileira. Pelo menos as pessoas sabiam que as duas estavam associadas `a campanha de John Edwards. Recebiam dinheiro para publicar seus comentarios, em seus respectivos blogs. E no Brasil? Quem recebe o que de quem?

A blogosfera pode ser muito enganadora. Alguem pode escrever a soldo de outro, sem publicar as ligacoes perigosas. As aparencias enganam, e todo cuidado eh pouco...

13 comentários:

Anônimo disse...

Patricia:


Excelente e Oportuno Post. Parabéns!

Anônimo disse...

Aqui no Brasil tem CENTENAS de petralhas encarregados que destruir toda e qualquer discussão da internet que não interesse ao partido...e se duvidar, atacam nos blogs que, se não tomarem uma atitude, viram lixeiras virtuais.

EU mesmo, já impedi 2 deles de escreverem asneiras sem sentido no meu blog.

Anônimo disse...

Mas aqui não se precisa pagar antes! Os jornalistas confiam em seus políticos. Depois que estes se elegem, aqueles ganham para si e suas famílias alguns cargos públicos...

Anônimo disse...

m.,

it´s not only during election campaigns that people use internet for fake activities and abusive purposes. behind the anonimity of a nickname or just plainly omitting his or her identity, ill-intentioned bloggers can spread havoc while they navigate in blogsphere.

and services can be paid or not. it´s hard to determine which case is the worse. the result is that we cannot take any information for grant.

Zé Costa disse...

Pois bem Patrícia.

Aqui não só tem blogs "engajados" como existem veículos e emissoras "engajadas".

Não tenho nada contra a blogueiros que recebam alguma ajuda de custo para fazer apologia ou meter o pau, para usar uma metáfora que o presidente lula deve gostar, em quem quer que seja.

Quanto a saber se um blogueiro é ligado a este ou aquele político não precisa necessariamente de identificação, basta ler seus posts com atenção.

patricia m. disse...

Costa, nao concordo. Quer dizer que, por ser anti-PT, estou recebendo dinheiro do PSDB/PD? Eu sou independente, hahahaha. Por exemplo, o RA eh pago pela Abril. Ok. O resto eh pago por quem? Eu nao gostaria de escrever em blogs que recebem "patrocinio" e nao ter nocao de quem esta por tras de tudo, se eh que me entende. Eu nao quero ser parte da massa de manobra deles...

Blogildo disse...

Eu concordo com a Patrícia. É claro que o cão não morde a mão que o alimenta. Saber quem financia o sujeito é fundamental para saber o grau de "independência" dele.

Também concordo com o Gilrang! Apesar de não ver solução para o problema que ele apresenta!

Daniel F. Silva disse...

Saindo da blogosfera e entrando no mundo do cinema. Documentário que fala sobre Michael Moore está prestes a ser lançado. Mais detalhes em:

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/03/20/295009877.asp

Zé Costa disse...

Aqui em Brasilia costuma-se dizer que se discute tanto, mas tanto, que quando se percebe os beligerantes estão é defendendo a mesma idéia e nem se deram conta disso.

Não vejo problema se alguém recebe dinheiro da Abril, da Bombril ou mesmo do Covil do PT. Cada um se defende como pode.

Não acredito que você ou muitos dos seus leitores corram o risco de serem usados como massa de manobra, vocês são inteligentes, críticos e leram mais de dois livros na vida, coisa que a rafaméia esquerdopata nunca fará.

Concordo com o Onildo quando diz que quem paga o almoço, manda. É verdade. Mas acredite Patrícia, muitos que recebem por escrever ou defender idéias, fariam isso mesmo de graça, a sorte é que encontraram gente que paga por isso.

Que recebam, o problema é deles. Uma idéia não será mais ou menos simpática a mim só porque seu autor ou divulgador está recebendo por ela.

um abraço.

patricia m. disse...

Daniel, o link nao veio correto. Mas nao eh um documentario onde eles desmitificam o Michael Moore? Onde eles provam por A+B que o sujeito eh o maior mentiroso da paroquia? Detesto o Michael Moore, hahahahahahaha.

Frodo Balseiro disse...

Patrícia
Acho que essa atitude das blogueiras faz parte do jeito agressivo das campanhas,nos EUA de todos os lados. Tanto Democratas quanto Republicanos, vão, na minha opinião, além do limite razoável.
Vide o vídeo do "Grande Irmão", atacando Hillary Clinton, que teria sido feito pelo pessoal do Obama! E são do mesmo partido!
Abs
Frodo

Daniel F. Silva disse...

É esse mesmo, Patrícia.

Catellius disse...

Michael Moore deveria se chamar Michael Morre
Acho o cara um babaca