quinta-feira, 26 de junho de 2008

Decadencia Futebolistica

Na Europa, Ronaldo eh o idolo das multidoes. E Ronaldo nao eh Ronaldinho nem Ronaldao, Ronaldo eh Cristiano Ronaldo. Um portugues.

Eu nao tenho assistido aos jogos da selecao brasileira, mas tenho lido os resultados. Sao incriveis realmente, coisa de outro mundo. Pelo menos se nesse outro mundo descobrissemos que os brazucas resolveram trabalhar ao inves de jogar futebol de varzea, esses resultados mediocres me deixariam mais feliz. Mas qual o que. Nem um, nem outro.

Creio que me engano no pensamento, entretanto. Todas as grandes potencias sao potencias em tudo, inclusive no esporte. Desde Roma, ate as potencias do mundo moderno.

E nao apenas no esporte, obviamente, mas em todas as esferas da vida, na arte, literatura, musica, escultura, arquitetura, etc.

Vamos ver como o Bananao passa o teste de "potencia em potencial":

O mais lido escritor brasileiro no mundo? Paulo Coelho e seu Diario de um Mago (ganhou algum premio de destaque, sera?).
A musica mais tocada? As do Seu Jorge (nunca ouvi as musicas dele, mas nao vou com a cara do sujeito).
Arquitetura? Nienmeyer e suas adoraveis estruturas de concreto perdidas no tempo (e o seu comunismo adorador-de-Fidel jurassico).
Esportista predileto? Kaka - bem, esse ai eh um garoto decente e um excelente jogador.

Sera que passamos o teste para potencia? Ai, que orgulho ter nascido nesse pais, tsc tsc tsc.

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

No futebol, o Brasil é potência (só nele, é verdade), mas exportadora.

O problema é que o Brasil produz (digamos assim) muitos bons jogadores, mas graças à nossa legislação, feita por um Congresso de escroques para beneficiar empresários safados, eles não ficam aqui.

Daí nossos clubes são mais pobres que os da Ucrania, nosso campeonato nacional é um peladão do Nelson Comel (torneio de pelada anual que existe em Curitiba) e isso reflete na seleção, na qual muitos jogadores bons simplesmente não querem mais jogar, por lhes tomar tempo, considerando que eles ganham muito bem e não tem mais necessidade de exposição na mídia.