segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mafia

Crime organizado eh coisa de pais desenvolvido ou subdesenvolvido?

Os EUA tem crime organizado?
A Inglaterra tem?
A Alemanha tem?
A Franca tem?
O Japao tem?

O Brasil tem.
A China tem.
A Russia tem.

Nem todo pais subdesenvolvido tem crime organizado, mas crime organizado eh caracteristica de pais subdesenvolvido.

Premissa: em paises desenvolvidos, as instituicoes funcionam. Se ha crime organizado, eh sinal de que as instituicoes nao funcionam.

11 comentários:

Lelec disse...

A França tem máfia. Ela atua na região de Marselha e lucrou muito vendendo armas às milícias que lutaram na guerras na Ex-Iuguslávia. Tal Máfia controla a Córsega, onde volta e meia ocorre um atentado e que serve de porta de entrada de armas ilegais na Europa.

O Japão também tem máfia. Chama-se Yakuza.

Quanto aos EUA, à Inglaterra e a Alemanha, eles também têm crime organizado. Quem vende drogas nesses países? Camelôs independentes nas ruas? Não, não: são TRAFICANTES, a pior espécie de crime organizado que existe. Não venha me dizer que não existe tráfico em Londres ou Nova York...

Todos esses países têm crime organizado. A diferença em relação ao Terceiro Mundo (como o Brasil) é que tais criminosos têm menos espaço para agirem, já que a lei, as forças ordem e as instituições são mais sólidas no Primeiro Mundo.

Kiss,

Lelec

Anônimo disse...

Cara Patrícia

A Inglaterra não tem máfia endógena, mas tem os russos que lá atuam. Prova de que as instituições inglesas não são infalíveis.
É importante que a fortuna de Romam Abramovich circule pela economia britânica, mesmo que o dinheiro dele seja proveniente de negócios excusos envolvendo petróleo e contrabando de diamantes.
Só quem já morou em Londres e no "UK" sabe a real importância que a riqueza desses neomafiosos tem.

Um abraço,
Ricardo Safra, estudante de Geografia

Alma disse...

Crime organizado está completamente globalizado colega. É verdade que a fonte está na Colombia, no Brasil, na China, na Nigeria e emoutros fins de mundo, mas o mercado (e consequentemente a logistica da distribuição) está toda nos países desenvolvidos...A Yakusa, a Ndrangueta calabresa, as gangs de Los Angeles es tão todas na ativa!

António Conceição disse...

Bem, desse ponto de vista, Portugal é um país desenvolvidíssimo. Aqui, o crime - como tudo o resto - é completamente desorganizado.

Blogildo disse...

Os Estados Unidos têm a família Corleone, pô! Heehhe!

Zé Costa disse...

Caramba! Não tenho assim uma imagem tão negativa dos latinos, mas talvez seja porque nunca tenha conhecido os anglo-saxões... Agora, se nós tivéssemos a organização e o cuidado e o saber que tem os lusitanos, eu já tava feliz.

A Itália fez a operação mãos limpas. Bem ou mal jogou muita gente podre na cadeia.

A América Latina tá bem atrás, concordo, mas sei lá, não me acho esse lixo todo, não.

Será que além de brasileira, depois do matrimônio, você tornar-se-á cidadã italiana?

Um abraço para vós e o Mr X.

patricia m. disse...

Lelec, discordo da afirmacao em que diz que trafico nos Estados Unidos eh crime organizado. Nao eh mesmo.

Crime organizado ocorre quando a organizacao criminosa esta em todas as esferas do poder, ou seja, tem o apoio do lgislativo, do executivo e do judiciario. Como no Brasil, em que o trafico (no Brasil sim, crime organizado) compra juizes e deputados. Nos Estados Unidos isso nao existe. Ha instituicoes aqui.

patricia m. disse...

A bem da verdade, esqueci-me da Yakusa japonesa. Vou verificar se ela atua dentro ou fora do Japao.

Esqueci-me tambem dos russos em territorio ingles. Sinceramente, nao sei como o dinheiro russo entra na Inglaterra, se entra sujo e eles lavam la ou se ja entra limpo. Se ja entra limpo, o que eh que a Inglaterra pode fazer?

Outra coisa: o Abramovich nao compra juizes nem parlamentares na Inglaterra para favorece-lo, nem presta servicos publicos. Nao considero crime organizado a atuacao dele na Inglaterra. Na Russia eh outra estoria.

Voces estao confundindo alhos com bugalhos, colocando tudo no mesmo balaio. Agora ate ladrao pe-de-chinelo virou crime organizado. Gangs de Los Angeles! Ridiculo...

patricia m. disse...

Costa, a minha implicancia eh minima, mas gostei de levantar o debate. Com certeza ha muitas paixoes envolvidas, pelo que pude observar, e nao eh da minha parte.

Nao, nao vamos nos tornar cidadaos italianos, como 80% dos brasileiros gostariam - fiquei sabendo que ate o Gilberto Gil, esse italiano legitimo, tem. Se eu conseguir a cidadania europeia, vai ser via Inglaterra pelo esforco do meu trabalho.

:-)

Blogildo disse...

Melhor ainda! Você não tá contaminada com aquela loucuras incompreensíveis dos "freakeconomistas".

Vambora! Telefona pro Greenspan e nos conta o que tá rolando!

Yevhen disse...

Existe muitas máfias nos EUA que a principal é a Cosa Nostra,existe máfia no Japão,Rússia,China,Albania,Grécia,^Macedonia,Bulgaria,Armenia,Suécia,Italia,existe os Cartéis de drogas na colombia,mexico,bolivia,e existe o crime organizado ingles e australianoe em outros paises póis no Brasil PCC ECV nem chegam perto das Máfias pois máfias ganham muito mais dinheiro e trabalham bem melhor.