domingo, 12 de abril de 2009

Lei Anti-Fumo

A discussão é antiga, mas só agora chegou ao Brasil - como sempre, as coisas sempre chegam mais tardiamente às terras ao sul do Equador. É totalitarismo ou não proibir o fumo em ambientes comerciais?

No momento Nivaldo Cordeiro quase chega a comparar José Serra a Hitler. Fico aqui rindo, os conservadores tupiniquins são infinitamente mais exagerados que os europeus. Ou talvez seja devido ao fato de que os europeus tenham sabido bem quem foi Hitler, e portanto não ficam confundindo alhos com bugalhos... Ou fazendo acusações levianas.

Em teoria - e vale frisar bem a palavra teoria - eu sou contra a lei. Porque em teoria as pessoas sabem conviver civilizada e pacificamente umas com as outras e portanto nem precisariam de lei nenhuma a guiá-las. Em teoria, nem precisaríamos de governos, e eu vou usar a ocasião para citar Madison pela segunda vez nesse blog: "If men were angels, no government would be necessary".

A questão é que não somos anjos. O Insurgente há um tempo atrás reclamava da mesma lei anti-fumo. Diziam eles, os restaurantes e bares e estabelecimentos comerciais deveriam ser livres para aceitar apenas pessoas não fumantes, proibindo a entrada de fumantes, e as pessoas não fumantes deveriam ser livres para não frequentar ambientes carregados de fumaça.

Lindo, na teoria. Acontece que a realidade sempre foi outra. Os estabelecimentos comerciais em sua imensa maioria sempre aceitaram ambos, e se os não fumantes quisessem frequentar ambientes livres da incômoda fumaça praticamente teriam de ficar restritos à própria casa.

Portanto, eu sou totalmente favorável à lei. Todos os argumentos que os fumantes e os não intervencionistas usam para criticar esse tipo de lei caem por terra com a simples observação do mundo. É tudo muito lindo na torre de marfim, lá de dentro da biblioteca bolorenta. O mundo real é muito mais complexo do que simplesmente dizer "o incomodado que se retire".

7 comentários:

Blogildo disse...

Eu não fumo, mas boa parte das pessoas mais legais que conheço fumam. Logo, não posso mais sair para tomar um chopinho com essa galera?

patricia m. disse...

Claro que pode, os seus amigos apenas terao que fumar la fora. Voce ate pode acompanha-los, se quiser.

Frodo Balseiro disse...

Patrícia, não cabe ao estado determinar as formas de morrer das pessoas.
Que o cigarro faz mal, todo mundo sabe! E daí?
Alchool também faz, gordura e açúcar também. So what!
Pelo andar da carruagem logo os governos estarão exigindo que o cara seja: não fumante, abstêmio, magro, vegetariano!
Eu tô fora!

patricia m. disse...

Frodo, eu nao ligo a minima se o sujeito quer se entupir de fumaça e morrer de cancer do pulmao.

Eu ligo sim quando esse mesmo sujeito lança sua fumaça na minha cara, dentro de um bar ou restaurante.

Muito facil falar em liberdades individuais quando os proprios fumantes sao os que mais desrespeitam as liberdades alheias.

Frodo Balseiro disse...

Patrícia, bastava avisar aos possíveis clientes: "Este local convive com fumantes". Pronto, quem não gosta de cigarro, já nem vai...
Ou então fazer locais SÓ para fumantes!
abs

João Batista disse...

Discussão? Que discussão? Não acompanhei os jornais, mas na TV vi os tele-jornalistas entrevistando somente pessoas a favor, militantes de ONGGs inclusive. Mas mesmo que houvesse discussão agora, fazer isso depois que a lei já está instituída é piada.

Aqui não chegou discussão nenhuma não, dona, só essa lei mesmo.

M868 ROCK BAR CLUB disse...

A forma como se aplica a multa é que não pode ser aceita, onde a pessoa comete a infração e outra é que é multada. Outra coisa, é que a lei exibe uma óbivia contradição de interesse, quando diz que a pessoa pode fumar nas vias públicas e em sua casa,...geralmente se passa 6 ou 7 horas por semana em uma casa noturna, por exemplo e a maior parte do tempo em casa ou na rua, isso é muito engraçado.
Alguém já ouviu falar em exaustores de alta capacidade?...eles limpam o ar dezenas de metros quadrados por minuto comprovadamente, essa sim é uma forma real de solucionar o problema, lembrando que estamos em 2009...a tecnologia fala mais alto!