domingo, 5 de abril de 2009

Coreia, que Coréia?

Eu ia escrever sobre a Coreia, mas aí não sabia se escrevia Coréia ou Coreia. No meu Português esquecido deveria ser Coréia. Entro no Google para procurar, e me vêm com Coreia, sem acento. Por quê? Se não é centopéia? Se não é geléia? Ehhhh, se não tem acento, então se pronuncia como "feia", Coreia, feia, Coreia, feia, Coreia feia, Coreia feia...

Eu não entendo ainda porque o mundo morre de medo da Coréia do Norte. Um país pobre como o diabo, cujos habitantes dependem de ajuda externa para se manter de pé. Ahhhh alguém aí vai dizer, eles têm um exército gigante. Ok, como se exércitos hoje em dia ganhassem qualquer guerra... Ahhhh eles lançaram um foguetinho (mal e mal) hoje no mar do Japão e podem lançar um que ainda vai atingir a casa da Sarah Palin lá no Alaska e de quebra matar uns ursos polares também. (Os ambientalistas entre vocês ficarão verdes de raiva, enquanto os democratas azuis de alegria).

O ponto é o seguinte: qualquer caça americano seria perfeitamente capaz de jogar umas duas ou três bombas em cima das centrais de desenvolvimento nuclear coreano, sem matar muita gente. A Coréia do Norte não tem caças. E lançamento de mísseis a distância então? Os americanos podem lançar de navio no Mar do Japão.

Ahhhh vai haver comoção mundial... Vai mesmo?? Who gives a shit to North Korea? Afinal de contas, é só destruir as centrais nucleares de um país claramente agressivo. De mais a mais, se há Inteligência nesse mundo (aquela, com I maiúsculo), há como provocar um conflito mais ou menos no mesmo momento (na Palestina seria uma boa), e mandar bala nos coreanos do norte. Ninguém nem ia prestar atenção...

8 comentários:

Fábio Mayer disse...

Patrícia,

Da Coreia ninguém tem medo, o medo é da China.

Na guerra das Coreias, a China interveio em favor do norte e praticamente forçou o armistício, os americanos, que cuidavam do sul, não tiveram coragem de enfrentar uma guerra contra o colossal exército do povo.

E isso vale até os dias de hoje. Esse país de m... faz o que faz porque se baseia na leniência chinesa.

patricia m. disse...

Fabio, mas a China hoje eh o pais mais capitalista do mundo. A Guerra Fria ja acabou. O socialismo ja desabou. Ha outros meios de controlar a China, como por exemplo ameacando uma desvalorizacao massiva do dollar, haha. Se isso acontece, as exportacoes chinesas cairao mais ainda e todo aquele investimento deles em Treasuries americanas nao valera mais um tostao...

patricia m. disse...

A China alias esta mais preocupada em conter os animos dos proprios chineses, e ainda garantir o Tibete, HK, Formosa e outros territorios do que lutar contra os americanos...

João Batista disse...

Tadinho! Ele só quer um pouco de atenção...

http://www.dailymotion.com/video/xhve8_team-america-im-so-ronery_fun

Fábio Mayer disse...

Não concordo Patrícia. Em 2006, na crise sobre o programa nuclear daquele ditador baixinho e caricato, a China interveio e deixou claro: NÃO MEXAM COM A CORÈIA.

A China é capitalista, mas governada por comunistinhas quase tão ridículos quanto o ditador norte-coreano.

Blogildo disse...

É mais ou menos o mesmo caso de Cuba. São dois países "tadíssimos". O problema são os safados que os patrocinam: Rússia e China!

Frodo Balseiro disse...

Aliás Patrícia, é interessante que ninguém (que eu tenha visto), faz uma comparação dos resultados de décadas de sistemas de governo diametralmente opostos, e seus resultados!
De um lado, uma ditadura comunista com um maluco no poder (herdado do papai), onde o povo passa fome (não só fome "stritu sensu", mas fome de liberdade, de informação, e etc...)
Do outro lado...bem todo mundo sabe no que se tornou a Coréia do Sul, modelo de superação de suas deficiências pela educação, tecnologia, indústria de ponta, e etc.
Só não ve quem não quer

Unknown disse...

O Problema nao é destruir as centrais de processamento, isso caças F-22 E F-35 fazem com maestria, o problema é uma retaliaçao da Coreia do Norte no povo civil da Coreia do Sul. Atualmente a coisa que a China menos quer é uma guerra, e a coisa que os Americanos mais querem é uma guerra para poderem sair da crise. O conselho fixo da UNO esta contra a CN (inclusive a China). Outro ponto importante nao é a preocupaçao da CN usar amamento nuclar, mas sim dela comercializar armamento nuclear para Organizaçoes radicais terroristas...