quarta-feira, 17 de setembro de 2008

USSA

Onde foi parar o pais mais capitalista do mundo? De repente, temos uma nova nacao: USSA - United Socialist States of America.

Nao contente em salvar os zumbis Freddie Mac e Fannie Mae, o povo dos Estados Unidos agora eh socio majoritario da AIG, e vai emprestar dinheiro a fundo perdido para as tres montadoras de automoveis.

Mais interessante ainda foi ver o republicano McCain virando a casaca sem a menor vergonha na cara. Estamos acostumados a ver os democratas pedindo maior intervencao do Estado na economia, mas os republicanos? Os republicanos?

Ja sei o que esse dedinho apontado quer dizer: Uncle Sam quer meter o dedo na economia, this dirty old finger... Onde esta a famosa mao invisivel do mercado? O dedinho enxerido esta sendo mais rapido.

5 comentários:

Fábio Mayer disse...

Eu encaro como um movimento histórico.

É cíclico que políticas públicas oscilem entre o intervencionismo (em maior ou menor grau) e o liberalismo.

A economia dos EUA era liberal até o primeiro Crash de Wall Street, isso lá pelos anos 30. Depois, com Roosevelt, foi intervencionista na atividade privada (de modo contido, mas foi) e isso manteve-se até fins da década de 70. Com Reagan, voltou o liberalismo e agora o intervencionismo reaparece...

João Bosco disse...

A mão invisível do Adam Smith deve estar cuidando da intimidade...

Blogildo disse...

Acho que o Tio Sam está exopondo o dedo errado. If u know what I mean...

João Batista disse...

É que “o capitalismo”, como uma teoria ou projeto aplicado à realidade, simplesmente não existe, é apenas o nome que se dá ao fenômeno moderno do inexorável mercado. No fundo, todo mundo nos EUA sabe disso. Daí acomoda. Pode dar uma intervençãozinha aqui, outra ali, pouco importa, amanhã o mercado paga nossas contas. Roosevelt destruiu os EUA? A economia de guerra britânica nos anos 40 destruiu o Reino Unido? Assim os caras se sentem seguros, se avançarem demais sempre podem voltar atrás e deixar a situação se recuperar.

Brother Marx disse...

Vocês ainda não viram nada!... Com a eleição do Obama, um verdadeiro "cavalo de troia", aí é que a coisa vai pegar... A "change"do Obama vai mostrar, aos poucos, o seu propósito... "USSA INSTEAD OF USA". Think!...