sábado, 20 de setembro de 2008

Stigliz

Apesar do cara ser democrata, ele nao eh tao ruim assim nao. Vale a pena ler algumas de suas ideias.

Eu pessoalmente acredito que o pacote de salvamento dos bancos americanos eh o comeco do declinio apenas. Ou seja, mais ou menos concordo com Stigliz. Houve euforia na sexta? Houve. Mas voces que sao macacos velhos entendem o comportamento do mercado... Eh sempre exagerado. Essa euforia toda eh fogo de palha. O que isso quer dizer? Exatamente o que li, nao apenas em Stigliz, mas em outras colunas: acabou a crise dos bancos, comeca a verdadeira crise da economia real... E eh essa que vai pegar.

Dando dinheiro ou nao para o Morgan Stanley, Goldman Sachs e cia ltda nao vai salvar o John Doe da esquina de ser despejado de sua casinha. E isso porque o John Doe em primeiro lugar nao tinha direito a ter uma casinha, porque ele nao tinha dinheiro o suficiente para ser proprietario de uma casinha.

Vai continuar a ter mais gente despejada, menos construcoes porque o estoque de casas esta grande, etc etc etc. E, com mais regulamentacao de qualquer forma, os bancos nao vao emprestar para qualquer um que bater a porta como fizeram nos ultimos 8 anos. Nao, nao e nao. Vao emprestar para gente com credito elevado, como sempre deveria ter sido mas nao foi. O que quero dizer eh que a correcao eh mais do que necessaria, ja que tudo isso ai foi construido em cima de areia.

Isso eh como o jogo da piramide, se eh que voces me entendem. Uma hora acaba. Acabou agora. A correcao vai acontecer, querendo ou nao.

7 comentários:

João Bosco disse...

Assino embaixo!
BTW, desconfio que está nascendo uma democrata...hehehe

patricia m. disse...

Joao Bosco, mas como voce se engana... Vide resposta no post mais recente.

Do you really think I give a shit about anybody else?

patricia m. disse...

Democrata = interferencia no mercado, na economia, assistencialismo imbecil, protecionismo economico, tudo mas tudo que sou realmente contra.

Vinicius disse...

Parece que a crise economica é tão grande e sem sentido que fez com que a Patricia entrasse numa crise de identidade. Eu não me surpreenderia se o blogger mudar para algo como "Mother Patricia of Calcutta".

patricia m. disse...

Vini, vou usr um bordao de um programa humoristico da televisao brasileira:

odeio pobre!

Hahahahaha. Eu? Caridade? What does that mean?

Blogildo disse...

Exatamente! Brilhante lembrança do jogo da pirâmide. Alguém me disse que no "Fantástico" (fantático só pela longevidade de um programa tão chato) foi exibido um quadro falando da volta do jogo da pirâmide no Brasil.
Os últimos otários da base da pirâmide sempre pagam o pato!

Anônimo disse...

Boa noite, Patrícia. Uma ufóloga não pode flertar com os democratas. A esquerda tem que ser estudada pelos paleontólogos e similares. Se esqueceu de me colocar como seu parceiro. Desde minha primeira visita que seu blog está figurando lá nos links do Clausewitz. Desculpe a cobrança, mas é que sou capricorniano. Abraço