segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Armageddon

Eu ouco os trompetes dos anjos, eu oucos as hordes celestiais chegando para anunciar o Juizo Final.

Eles vem punir a ganancia e a soberba.

5 comentários:

Vinicius disse...

Lady, tenho um palpite que essa crise atual está relacionada com a difusão do conhecimento pela sociedade (The Use of Knowledge in Society, Freidrich Hayek). Por exemplo, com o Google qualquer pessoa pode encontrar fornecedores na China e importar mercadorias - coisa que somente 15 anos atrás pouca gente teria condições de fazer. Em certa medida, o segredo está deixando de ser a alma do negócio porque já não existem muitos segredos.

Fábio Mayer disse...

Quem sou eu para tentar discutir esse assunto contigo, que é especialista na área, não?

Mas penso que foi isso mesmo, especulação e ganância que levou a esse estado de coisas. Os tubarões pensavam que os imóveis eram a garantia plena de seus empréstimos, e jamais imaginaram uma situação em que milhares deles ficariam à disposição sem compradores, perdendo valor de mercado. O verdadeiro canto da sereia que volta e meia afeta os mercados financeiros, todo mundo vai para onde acha que o dinheiro é fácil, e isso não existe.

Ainda bem que crises são cíclicas e que essa passará, como já passaram as outras. Nessa equação, a única não-variável é a sanha especulativa de uma boa parte dos operadores do mercado, os mesmos que fazem asneiras como essas, e depois divulgam catastrofismo para ver se tiram parte do prejuízo comprando ações na baixa, dos desavisados e amadores nas bolsas de valores pelo mundo afora.

patricia m. disse...

Vini, o que aconteceu agora foi o tipico jogo da piramide: os que entraram primeiro no negocio de real estate se deram bem, os que entrarm por ultimo se esborracharam. E eh sempre assim, o mundo eh o joguinho da piramide, como alias diz o Fabio Mayer com precisao abaixo.

patricia m. disse...

A questao mesmo eh que os bancos acharam erroneamente que os precos dos imoveis subiriam sempre, indefinidamente, infinitamente...

Eu sei, eu sei, para um pessoal que estudou estatistica e matematica isso eh ridiculo, mas a ganancia e a soberba viram a cabeca das pessoas...

Ha que ver a posicao dos governos, que tb foram responsaveis e tb se beneficiaram disso por um tempo. Todos os governos, da Inglaterra ao Brasil, querem promover a tal da moradia para todos. Acontece que isso esta errado. Tem gente que vai ter de morar de aluguel a vida inteira mesmo. Eh igual querer transformar todo mundo em universitario: tem gente que vai ter que ser lixeiro, motorista de onibus, etc etc etc.

Vinicius disse...

Lady, acho que o problema é mais amplo do que a crise do subprime pois muitos preços estão em queda faz tempo. Além disso o preço do Ouro está subindo faz cinco anos.

Aqui na Banânia enquanto as ações das grandes empresas de empreendimentos imobiliários e residenciais despencam, existe um boato de que o mercado da construção civil está aquecido.

Maiores quedas em 2008 até 15 de Setembro, Bovespa, Construção e empreendimentos imobiliários incluindo residenciais:

Inpar S/A = -88,8
Abyara = -82,7
Tenda = -76,3
Even = -74,4
Adolpho Lindemberg = -73,4

Fonte
www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u445489.shtml