segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Desaparecida

Ei, eu ainda estou aqui. Com comentarios bombasticos e tudo mais. Gilrang me definiu como pura nitroglicerina. Nem sempre, Gilrang, nem sempre. Mas ha momentos em que a paciencia das pessoas chega ao fim. E digamos que o meu pavio jah nao eh dos maiores, hehe.

Bom... O Wernner estava comentando sobre patriotismo. Eu fui muito patriota, mesmo se a epoca nao era de Copa do Mundo (onde todo brasileiro se veste de verde-e-amarelo). Voces ainda nao sabem, mas aos 16 anos morei nos mesmos Estados Unidos como exchange student. Morei com uma familia americana na California. Nao, nao era como naquela musica do Lulu Santos nao ("Garota eu vou pra California..."). Eu morei no norte da California, quase fronteira com o estado do Oregon. A cidade chamava-se Eureka. Bem pequena, com 25 mil habitantes apenas.

Quando voltei ao pais, 6 meses depois, era mais patriota do que quando fui. O Brasil eh otimo! Eh bem melhor! Lembram do Collor? Eu e meus amigos fizemos campanha na escola... Quanta perda de tempo.

Como qualquer pessoa normal, acabei o colegial, fiz vestibular e passei. Estudei. Formei. Comecei a trabalhar. Voces que me leem provavelmente trilharam o mesmo caminho... Depois de praticamente 7 anos e meio no mercado de trabalho, depois de uma especializacao e um mestrado, resolvo fazer o MBA. O MBA nada mais eh do que o meu passaporte para um futuro decente. O qual nao consegui atingir no meu pais de origem. Porque se tivesse conseguido, certamente nao estaria emigrando...

Nao somente em termos de remuneracao (e valorizacao do funcionario pela empresa, digamos assim), tambem enxergo o MBA como um passaporte para uma vida de maior qualidade. Porque eu posso caminhar em NY a meia noite sem sentir medo. Porque eu nao serei sequestrada. Porque eu nao serei assaltada. Porque eu nao serei executada. Porque eu nao serei estuprada. Porque se algum dia alguem fizer isso comigo, eu tenho certeza de que o bandido vai ficar o resto da vida na cadeia, se nao pegar pena de morte. Porque a sociedade cobra caro dos politicos corruptos. Porque a sociedade se manifesta. Porque a sociedade eh educada. Porque a sociedade quer melhorar e faz por onde. Porque ha liberdade e justica para todos...

Nao eh o Eldorado nao, nao sou ingenua. Mas eh o mais proximo do que eu estava procurando. Eu resisti ate o ultimo minuto. Eu fiz um mestrado aqui no Brasil e nao precisava de MBA (outro mestrado?!?). Meu namorado foi na frente fazer MBA. Eu fiquei trabalhando em Sampa. Ainda achava que podia convence-lo a voltar. Fui visita-lo. Nao deu para resistir mais. O canto da sereia eh bonito demais...

Wernner, eu nunca serei americana. Porque nao nasci la. Sempre serei uma estrangeira. Sempre serei brasileira. Esta carimbado no meu passaporte. Local de nascimento: Belo Horizonte, Brasil. Nao ha como fugir desse fato. De qualquer forma, continuo reclamando do pais, dos politicos, da lentidao do povo. Continuo botando lenha na fogueira. Porque acho que eh disso que a gente precisa. Somos apaticos. Achamos que o mundo sempre foi assim. "Roubaram no governo? Mas todo mundo rouba!" "Botaram fogo no onibus? Mas todo mundo poe!" "Executaram o ganhador da loteria? Mas todo mundo morre um dia!" Sem falar na completa inversao de valores que estamos vivendo atualmente...

Na realidade os verdadeiros antipatriotas sao aqueles que 1) cometem essas barbaridades e 2) nao reclamam nem se manifestam. Conheco um monte de gente do segundo tipo...

15 comentários:

gilrang disse...

m.,

reading it makes me think i wasn't wrong, was i?

Suzy disse...

Patrícia, depois volto com mais tempo para ler seu post.
Informações sobre a blogagem coletiva do dia 10:
Devido às últimas notícias,(Fernando Gabeira (PV-RJ) descartou que possa ser o concorrente da chamada "terceira via"), nossa blogagem coletiva agora vai apoiar tão somente a "Terceira Via". Vou disponibilizar novo símbolo via e-mail (por isso quem quiser participar me envie o e-mail, por favor).
O Texto é LIVRE!!!!!!!
Grande abraço e vamos à luta!

Dr. DNA disse...

Oi Patricia!
Acabei achando o seu blog pelo Google ao tentar procurar aquela famosa frase do Tom que retrata bem o que e morar nos EUA e no Brasil... Rrsrsrsrsrrs
Acabei lendo o seu blog mais um pouco e achei muito legal suas ideias...
Sou do Rio, recem-chegado em NY e totalmente perdido!!!
Estou afim de fazer novos amigos...
Podemos nos falar por e-mail???
Beijo!

patricia m. disse...

Fala Glauco! Bem vindo a Nova Iorque, hehehehehe. Esta quente ai, nao? O que me faz pensar que o verao desse ano sera ainda pior que o verao de 2006, argh. Fez 40 graus esse verao, e uma noite em que eu desesperadamente tentava me refrescar no ape SEM ar condicionado fez 38... 38 a noite, sem vento, abafado, ninguem merece! Voce nao quer postar seu e-mail em um comentario? Eu apago depois... :-)

gilrang disse...

m.,

that veggie pizza you see in front of gabeira's picture is exactly what you're thinking that is... in my opinion, that was really a bad joke, a prank someone tried to play... i had noticed it before, but don't blame me for not raising the question...

@David_Nobrega disse...

Patrícia, você não precisa deixar de ser patriota. É somente não ser nacionalista, que além de brega é pernicioso.
Claro que qualquer pessoa tem todo o direito do mundo de abraçar uma condição melhor de vida. Você fez a sua e tem agora a obrigação de ser feliz...até onde der.

Wasnt a joke Gilrang....that was serious. The problem is that noone is serious in that dreamland, called Brasília.

Ricardo Rayol disse...

Patricia, com certeza percebe-se que é patriota... muitos que cantam o hino na pocilga deveriam estar presos.

Quanto ao Oscar Wilde clica no link.....

patricia m. disse...

David, estou muito longe de ser nacionalista, "o ultimo refugio dos canalhas". Ufanismo entao nem pensar! Por isso nao defendo o homo brasilis, essa especie estranha que habita a parte sul do continente americano, apesar de ser nascida e criada na tribo. Somos bons, somos trabalhadores, somos decentes? Entao por que vivemos na porca miseria? Deve ser culpa de Deus... Ou dos americanos, logico. :-)

Carlos Emerson Junior disse...

Tive a felicidade de poder conhecer várias cidades no mundo e acho que entendo o que você quer dizer. E sempre fiquei impressionado como eles exercem sua cidadania.
Essa é a diferença entre nós e eles, básicamente. Aqui aceitamos tudo, migalhas, promessas vãs, sonhos. Ficamos contentes com qualquer coisa, mesmo que essa coisa seja uma mentira.
Patricia M., temos que mudar os cidadãos deste país, dar educação, saúde, fazer com que cada um saiba seus direitos e seus deveres.
É um sonho ? Acho que sim. Mas pode ser possível.
Um beijo.

Anônimo disse...

Patty, concordo em genero, numero e grau com tudo que voce falou no post. Brasileiro è acomodado mesmo e tem vergonha de ir pras ruas e pressionar atè o governo tomar uma decisao a favor do povo. Aqui na Europa atè jornalistas fazem greve e nao tem "jornal nacional" por varios dias. A "stampa" faz greve e nao tem jornais impressos por 5 dias. Tudo porque reivindicam ajustes nos seus contratos de trabalhos. No Brasil quem faz greve è so operario, o resto do povo è inerte. Beijo!

Suzy disse...

Querida Patrícia, postei lá no blog TODAS as instruções da blogagem coletiva (imagem, título, texto, data, programa, etc) para dirimir toda e qualquer dúvida.
Conto com você!
Beijos

Blogildo disse...

Não sei que disse, mas a frase é popular: O patriotismo é o último refúgio dos canalhas. No Brasil costuma ser o primeiro e único.
Barbaridades são cometidas em nome do Brasil.

Você tomou a melhor decisão. Tenho certeza disso!

Ps.: É bom ver vc de volta a ativa por aqui.
Bjs!

Anônimo disse...

barbaridade tche
vortoo mermo

adorei seu desabafo
ha q procurar melhorar sempre

desculpe a escrita em minúscula, só vim deixar um recado q me incumbiram, mas nao resiti eli seu texto
muaccccccccccccccccccccccccccccccc


Prezados amigos da Rede:
Não vamos esquecer da Blogagem Coletiva da Suzy – do Alkimistas Brasil – amanhã dia 10, cujo tema é: “Legislativo forte e independente, não ausente nem leniente”. Mais informações no blogue dela, ok?
Grato/André

Anônimo disse...

DESISTIR JAMAIS!
josé agripino presidente do senado isto é piada.O site é de alkmistas
porém Alkmin(Alcool em mim), defende junto com o PSDB, a candidatura de Aldo Rebelo, VAMOS SER COERENTES. No primeiro e no 2 turno Lula ganhou com folga,essa eleição para o Congresso o povo vai participar(se for, outra vez ganha de lavada)?como será este inicio de terceiro turno? Alguma chance para o 4 turno. O ultimo democrata(que aceitar o voto da maioria) apaga a luz.

Anônimo disse...

Adorei o título, pq vc se escafedeu messsssssssmo, pensei até q tinha ido pro freezer.
Mas lendo seu texto, vi q a madame voltou fervendo, e eu quase morri de rir.
Vc é arretada, e é por isso q eu te adoro.
Já esta de volta a civilização e nos abandonou na Idade Média?
Precisamos de ajuda por aqui, os brasileiros sambaram e se afogaram na pinga, sobrou uma meia dúzia nessa ilha de sabedoria chamada blogosfera... mas estamos sem rumo!