sexta-feira, 1 de julho de 2011

Catolicismo a la Brasileira - II

Aha, e não era que eu tinha razão? Olha esse vazamento da Wikileaks - os grifos são meus:

"Documentos secretos da diplomacia americana divulgados pelo Wikileaks revelam que o antigo chefe da seção brasileira da Secretaria de Estado do Vaticano, monsenhor Stefano Migliorelli, reclamou à embaixada americana da falta de padres na América Latina. A crítica consta num documento de 2007, divulgado nesta terça-feira (28) pela agência A Pública.


O monsenhor criticou a quantidade e a qualidade do clero latino-americano, atesta a reportagem. "A falta de padres em grande parte da América Latina é muito pior do que nos Estados Unidos", disse. "Migliorelli lamenta também que o nível de educação dos padres é muito baixo e que muitas vezes eles não aderem aos padrões de disciplina clerical (celibato, ofertas de sacramentos etc)", relata o ex-embaixador Francis Rooney sobre a conversa com o clérigo."

Gente, eu concordo plenamente. O nível de educação (formal) dos padres é baixíssimo. Domingo desses tive a oportunidade de participar de uma Missa celebrada por um padre recém-formado. Ele devia ter lá os seus 25 anos. Por várias vezes durante a Missa ele se corrigiu, pois quando devia falar no plural falava no singular, assim como naquele livro de Português do MEC: "os menino", coisa do gênero. Meus ouvidos sensíveis captaram todas as vezes em que ele dizia, por exemplo, "os menino" e logo depois "meninoS". Via-se que o costumeiro para ele era falar no singular do MEC e que ele estava se esforçando para falar corretamente.

E o latim? Aí é missão impossível digna de Tom Cruise achar um padre no Brasil que fale latim, ou que tenha tido aula de latim. Nem os padres velhos à beira da morte falam latim. Bem diferente da Inglaterra, onde os velhos com certeza falam e os novos estão sendo mandados de novo para sala de aula para aprender latim, pois a população demanda missas em latim.

E vocês repararam que eu grifei "oferta de sacramentos" - nem vou tocar no ponto do celibato. Pois é, a CONFISSÃO é um SACRAMENTO. Parece que aqui se esquecem disso. Não a oferecem de maneira digna nem em horários convenientes para o rebanho de fiéis. É um absurdo. Cheguei a ouvir de um padre (que falava mais palavrões do que eu, mas não na missa) que justamente o pecador deveria ir lá receber o Corpo de Cristo, mesmo sem ter confessado!!! Isso vai totalmente de encontro ao Catecismo da Igreja Católica. O comungante de preferência deve ir em estado de graça receber o Corpo de Cristo, e não compurscado de pecado.

Resumindo, o catolicismo aqui no Brasil é de envergonhar qualquer cristão. Como disse no post anterior, é muito difícil achar missas celebradas de forma satisfatória, é difícil realizar uma confissão decente, é difícil achar padres que façam sermões inteligentes. Acho que isso vem desde os tempos do Padre Vieira, ou seja, desde os tempos do Brasil Colônia. Por que será que tenho a mesma impressão que o Catolicismo a la Brasileira na verdade é uma derivação muito próxima do Catolicismo a la Portuguesa, ou do Catolicismo Latino?

3 comentários:

Vinicius disse...

Lady,

Os sacramentos foram todos inventados arbitrariamente e não possuem qualquer significado transcendente como voce imagina. Aliás, são em número de 7. Já escrevi várias vezes que quando voce entender o motivo da semana ter 7 dias, voce compreenderá a origem de todas as religiões e certamente irá parar de desperdiçar tempo com isso.

taciana disse...

Como eu acenei no post anterior, acho que você gostaria da missa no Pateo do Collegio. O pároco - Pe.Contieri - é um jesuíta, verdadeiro apologeta que viveu muito tempo em Roma e Israel. Outro excepcional é Pe. Michelino Roberto, da Nossa Senhora do Brasil.

patricia m. disse...

Taciana, anos atras fui a uma missa no Mosteiro de Sao Bento e realmente eh a melhor missa de Sao Paulo, a das 10 da manha com canto gregoriano. Recentemente tambem estive no Centro resolvendo umas coisas de casamento e passei la durante a semana, assisti a missa da 1 da tarde. Apesar de nao ter musica, eu gostei bastante, a homilia foi boa e o padre obviamente era instruido. Nunca fui a missas na Nossa Senhora do Brasil, hoje vou dar uma passada para confessar e vou checar a missa, apesar de ser durante a semana, ou seja, as melhores missas sao as de domingo.