sexta-feira, 24 de junho de 2011

Supermercados

Eu adoro ir a supermercados. Tem gente, como meu marido, que detesta. Já eu acho o máximo checar produtos novos que chegaram, prová-los, analisar códigos de embalagem, ver os preços, e por aí vai. Pode me chamar de louca, mas não sou a única no mundo que curte fazer isso.

Dia desses no super estava pensando sobre como é bem mais fácil fazer compras por exemplo no Tesco de Londres do que no Extra de São Paulo. Vou citar um exemplo de produto super simples, para ilustrar o caso: o leite.

No Tesco de Londres há algumas marcas de leite, sendo que todos vem em garrafinhas de plástico em múltiplos de 1 pint ou 1 litro (não vou considerar a embalagem de leite individual, mas sim o leite para ser consumido em família). Há algumas marcas e basicamente os seguintes tipos (a classificação é minha): o "normal", que depois de 3 dias na geladeira começa a cheirar mal, o "estendido", que dura 7 dias com folga, e desses 2 tipos você acha orgânicos e não-orgânicos. Obviamente também há a diferenciação entre integral, semi e desnatado.

O tipo de embalagem diferencia os tipos: o "normal" vem em embalagem transparente e o "estendido" vem em embalagem branca e fosca. A diferenciação restante está no label: azul para integral, verde para semi e vermelho para desnatado. Palavras no label dizem se o produto vem de fazendas orgânicas ou não. Simples, não?

Os preços são simples de decorar; aliás, eles sao imutáveis por praticamente um ano até serem corrigidos por algum índice ligeiramente superior à inflação do período. Afinal, leite é uma commodity, as far as we know. Obviamente não há diferença de preço entre integral, semi e desnatado. O "estendido" é mais caro que o "normal". E o orgânico é mais caro que o não-orgânico. E finalmente, a marca do próprio Tesco em geral é mais barata que as outras marcas que lá vendem.

Ou seja, quando eu chegava no Tesco não precisava verificar quanto custava esse e quanto custava aquele; como comprava sempre o "estendido" desnatado não-orgânico, bastava esticar a mão e pegar a garrafinha branca e fosca com label vermelho e sem os dizeres "orgânico". Eram sempre duas garrafinhas de 2 litros cada por 3 libras no total, toda santa semana.

E aqui? Aqui é uma zona. Para começar há apenas um tamanho, 1 litro. Se tiver família grande, quem mandou, é obrigado a comprar mais embalagens. Aliás, aqui no Brasil é a festa das embalagens... Antigamente requeijão comprava-se em potes de 250g; para lucrarem mais mas fingindo que não aumentam os preços, hoje vende-se pote de requeijão de 180g. É ridículo, mas voltemos ao leite.

Não há qualquer diferenciação de cor entre os integrais, semi e desnatados. O cidadão é obrigado a ler no corpo da embalagem longa-vida para diferenciar um de outro. Por último, há dezenas e dezenas de marcas, cada uma com um preço diferente. Seria ok se o preço não variasse. Mas hoje consigo comprar o Marajoara desnatado por R$1.79 enquanto na semana que vem eu talvez consiga comprá-lo por R$2.10. Por quê, pergunto? O que mudou dessa semana para a semana seguinte? Por que o leite ficou mais caro, e talvez na semana seguinte volte ao preço original ou até mesmo mais barato? Por que os preços flutuam tanto, se leite é uma commodity?

Se o Marajoara, que é uma marca relativamente desconhecida aqui em São Paulo (produzido em Goiás), custa o mesmo preço de um Batavo (marca conhecida, produzida em Santa Catarina), eu tenho que pegar o Batavo, oras. Até a embalagem do Batavo, apesar de longa vida também, é mais inteligente que o Marajoara: tem uma tampa que abre e fecha, facilitando a vida. Eu só pego o Marajoara porque ele é mais barato. Só que nunca sei se o Marajoara está ou não mais barato que o Batavo se não checar o preço todo santo DIA que for ao super.

Concluindo: é difícil, muito difícil, quase impossível, determinar como os preços são formados nos supermercados brasileiros. Isso para uma commodity como o leite, imagina para produtos mais complexos...

3 comentários:

Vinicius disse...

Lady,

Uns 10 anos atrás quando estive na Inglaterra, não conseguia encontrar iogurte em frasco pronto para beber. Como está agora?

kuka disse...

Sabe que eu até sinto saudade, do tempo em que não precisava perder tempo com escolhas e leituras?
Minha mãe mandava-me comprar iogurte e só precisava dizer quais os sabores que queria.Hoje perco um tempo infinito a percorrer a prateleira dos iogurtes e dificilmente encontro o que quero. E a tarefa dificil que é encontrar um simples chocolate de leite? Está tudo muito complicado hoje.Eheheheh!

patricia m. disse...

Vini, voce quer dizer aqueles dan-up da vida, que eh so chocoalhar e tomar, em potes individuais? Nao, nao tem, se for esse. Em compensacao, tem pote de 500g de iogurte natural (que aqui no Brasil nao tem, e sao mais baratos) e tem tambem potes de 500g de iogurtes de frutas, mas nao sao individuais, ne. Eles nao gostam dessa "bebida a base de iogurte", porque aquilo la nao eh iogurte nem a pau, ne, aquilo la eh um troco aguado que chamam de iogurte...