quinta-feira, 30 de junho de 2011

Catolicismo a la Brasileira

Meu, a Igreja Catolica aqui no Brasil eh de lascar. Para comecar foi dificil achar uma missa em que tocam orgao e tem coral - a maioria tem violao e fomos em uma uma vez que tinha ate pandeiro. Ninguem merece.

Estou a procura de igrejas que oferecam o sacramento da confissao. Voces acreditam que na grande maioria delas o padre confessa em uma sala, com voce sentado em frente, olhando para a cara dele? Nao, ninguem merece. Sentado? O certo eh estar ajoelhado para pedir perdao a Deus. E olhar para a cara do padre? Fala serio. Quem vai confessar pecados abominaveis olhando na cara do padre? Ninguem merece.

Nao me espanta nada que eu fiquei sem confessar e sem frequentar a Missa aqui no Brasil por 16 anos, ate encontrar o caminho de novo, em Londres. La em Londres nao existe nada disso. O padre entra no confessionario, acende uma luzinha, dai voce entra e pede perdao. Ele nem ve quem esta do outro lado, somente ouve a voz.

Eu nao vou confessar em sala de padre nenhum. Ou bem eu acho uma igreja com confessionario, ou vou deixar a confissao para depois que voltar aos Estados Unidos. E caso em 10 dias com meus pecados veniais, fazer o que. Espero que Deus me entenda, e perdoe ainda os padrecos preguicosos do Brasil.

P.S.: Consegui UMA igreja aqui em Sao Paulo que tem confissao em confessionario: a gloriosa Catedral da Se. Ainda assim, eh de se criticar o fato de que aqui no Brasil as confissoes sao oferecidas apenas durante a semana, em horario de trabalho do pessoal. La em Londres, elas aconteciam 20 minutos antes de cada missa, logo o sujeito tinha a chance de se confessar aos domingos. Aqui, pelo visto, eles nao querem que ninguem se confesse mesmo.

13 comentários:

António Conceição disse...

Patrícia, é minha amiga no facebook? Mas eu ainda não a identifiquei. Serei mesmo eu o seu amigo? Na minha lista de amigos não aparece qualquer Patrícia Mendonça.

António Conceição disse...

É que eu faço mesmo questão de ser seu amigo no facebook. É uma honra para mim.

patricia m. disse...

Acho que me liguei ao cara errado entao, Funes. Nao te achei la.

Vinicius disse...

Lady,

Infelizmente para a Tradicional Familia Mineira, nós não temos mais Rei e o Catolicismo já não é mais o mesmo. O jeito é recorrer à Inglaterra.

patricia m. disse...

A TFM eh republicana, nós nunca curtimos a monarquia, desde a época de Tiradentes.

João Batista disse...

Essa aqui na Avenida Brasil com a Colômbia quando eu estive lá sempre fez confissão antes da Missa, mas não sei se fazem todo dia/toda Missa.

Óia que bunito o site: http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/

taciana disse...

Patricia, na São Gabriel Arcanjo (Av. S. Gabriel, 108) as confissões acontecem antes e durante a missa (domingos: 9,10,11,12,17,18,19 e 20h). Em confessionário. O pároco e os padres da Nossa Senhora do Brasil também confessam nos confessionários, em vários horários (tem que olhar no site). Uma missa muito bonita (com órgão, sem violão ou pandeiro, pelamor) e católica (com vários trechos em latim, inclusive) é a das 10h do domingo no Pateo do Collegio (tem estacionamento atrás do Pateo). Acho que você gostaria dessa.

patricia m. disse...

Taciana e Joao, obrigada pela informacao. A Sao Gabriel Arcanjo eh do lado da minha casa, e a Nossa Senhora do Brasil eh relativamente perto. Vou dar uma passadinha la.

patricia m. disse...

Fui na Nossa Senhora do Brasil, achei excelente! A confissao eh mesmo no confessionario, 10 minutos antes da Missa começar. O padre que me confessou foi excelente tambem, e gostei muito da Missa dele. Ainda bem que ha padres e igrejas que se salvam da maioria ignorante!!!!

taciana disse...

Fico muito contente por você ter gostado. Quem sabe um dia desses você vai na missa do Pateo (às 10h aos domingos) e depois comenta. Só pra constar: ao lado da Igreja tem um café bem gostoso.

patricia m. disse...

Taciana, entao, ja fui na missa do Mosteiro Sao Bento e achei o maximo. Aquele canto gregoriano eh o melhor que se acha no Brasil inteiro!!! Nao provei o cafe, mas deve ser gostoso... Mas gostoso mesmo era o cafe da Immaculate Conception (Farm Street Church) que tomava praticamente gratis todos os finais de semanas... I mean, eu contribuia para o cafe, era da comunidade... E foi muito legal participar.

taciana disse...

Anotei a dica. Vou contar uma curiosidade: eu leio o Contatos há tempo e certa vez um amigo estava em Londres e não sabia onde achar missa. Eu acessei teu blog e dei a indicação pra ele pelo skype.

patricia m. disse...

Taciana, espero que ele tenha gostado da missa da Immaculate Conception em Mayfair. Eh a unica coisa que me da saudade de Londres!!!! A missa a que eu me referia eh a das 11 da manha, com coral e orgao de tubos, em latim (mas eh o novo rito, nao o rito antigo). De qualquer forma, impressiona todo mundo que frequenta...