terça-feira, 26 de abril de 2011

Piada

Seria de chorar de rir, se nao fosse tragico, a admiracao sem limites do Reinaldo e sua turma pela Katia Abreu. A mulher acabou de dar uma entrevista para a Folha e disse, entre outras bobagens, que quer ser "parceira" da Dilma, que ate relata se for preciso no caso das reformas que o pais precisa (e que ja estao sendo postergardas ha 16 anos pelo menos), e mais ainda, que vai ensinar a Dilma a governar.


Eh mole heim? E ela ainda se diz de oposicao. Nao sei a quem quer enganar. Eh uma pena o Tio Rei ter caido pela Tia Katia. Acho que vou ter que voltar a ler o maluco do Olavo de Carvalho com a sua virulencia estilo metralhadora automatica. Venhamos e convenhamos, o velhote pelo menos no momento esta coerente. Digo no momento porque o passado dele o condena, apesar de ele nao gostar de ouvir isso.

Uma coisa que me irrita nos textos do Olavo eh o uso recorrente da expressao judaico-crista. Essa mesma expressao eh vomitada frequentemente pelos neocons e outros bobos que nao leem nem estudam nada. Eu nao reconheco nada da tradicao judaica e acho que os valores ocidentais nao tem nada a ver com o Judaismo. Os nossos valores - ocidentais - foram construidos em cima do legado greco-romano e do Cristianismo. Fora com o Judaismo. A imigracao judaica nos Estados Unidos eh coisa recente, se comparada com os pioneiros cristaos. A unica coisa que me interessa em relacao a Israel e aos judeus eh a seguinte, para ser bem honesta: eu os tenho em boa conta como guardiaes de Jerusalem. Enquanto estiverem performando bem na tarefa, excelente. E eh apenas por isso que acho que devemos apoiar financeiramente e estrategicamente o estado de Israel. E pensando bem, o inimigo do meu inimigo eh meu amigo, e como os islamistas sao nossos piores inimigos - e nao digo apenas dos cristaos, mas de toda a civilizacao ocidental, incluindo ai os ateus e agnosticos - eh nosso dever nos aliarmos aos israelenses.

Terminando esse post, que ja esta tocando assuntos muito diversos para o meu gosto, descobri um outro cronista da Veja que creio eu fica entre o Reinaldo e o Mainardi (que era meu favorito de todos os tempos, mas que escreve muito esporadicamente agora): o Augusto Nunes. Seus textos `as vezes sao tao hilarios e sarcasticos como os do Mainardi e ao mesmo tempo diretos como os do Reinaldo. Chequem la se tiverem tempo ou disposicao.

3 comentários:

Blogildo disse...

Sempre leio o Augusto Nunes. O cara é muito bom. Não tão bom quanto o Diogo, mas quem é melhor que o Diogo? Só o Paulo Francis mesmo. O Augusto pega pesado com o governismo e é divertidaço. Parece curtir tanto quando o Diogo curtia pegar no pé do governo.

Eu sou meio chato com expressões. Acho que toda (toda mesmo) expressão tem um quê de inexato. 'Tradição judaico-cristã' não é de todo errada. Até entendo que apenas 'tradição cristã' daria conta do recado. Mas o conceito de sacrifício, a lei de Talião e o messianismo são basicamente conceitos judaicos. Então, não pega no pé do Olavo e dos neocons por isso, vai. Rsrsr!

Falando em Olavo, ele tá com uma série muito boa de debates com o tal professor Duguin. Vale a pena dar uma conferida. É como diz o Reinaldo: "Um bom intelectual produz bons argumentos mesmo quando erra. Um picareta produz obscurantismo mesmo quando acerta".

Abração!

patricia m. disse...

Blogs, infelizmente na epoca do Paulo Francis eu era uma pessoa apolitica, entao nao peguei nada da figura, uma pena! O Mainardi sempre foi e serah meu heroi, haha.

Blogildo disse...

Eu peguei pouca coisa do Francis também, Patrícia. Mas tem coisa no YouTube. O cara era impagável.
Imagine alguém dizendo isso hoje:

http://www.youtube.com/watch?v=x55w2Du0VSk&NR=1