quinta-feira, 28 de abril de 2011

Malhando o Rio

Os visitantes de longa data desse blog sabem que tenho verdadeiro horror ao Rio de Janeiro. Tem apenas uma visao do Rio que me encanta: quando se decola do aeroporto Santos Dumont e se ve a Baia da Guanabara la de cima, por inteiro. Essa sim, eh uma visao bonita. La de cima mal e mal conseguimos ver as horrendas favelas, a sujeira; la de cima o Rio eh bonito igual naqueles posteres fabricados para turista ver. De resto, o Rio eh um lixo.

Adorei essa reportagem aqui do Telegraph sobre o Google x Rio. Adorei ainda mais os comentarios - nao, nao ha nenhum meu por la. Afinal, a cidade eh o maior favelodromo do Brasil, portanto esta reclamando do que? Ainda por cima achei os numeros enganadores: somente 3.8% da superficie da cidade eh favela, jura? E somente 20% da populacao mora em favelas, jura? Eu nao acredito nesses numeros, acho que eles sao bem maiores.

Recentemente meu irmao estava querendo planejar uma viagem de familia - nossa mae, os filhos e os agregados. Sugeriu o Rio de Janeiro - acho que porque ficava facil para juntar o povo de Minas com o povo de Sao Paulo. Eu discordei na hora: eu heim, vou fazer o que la? Cidade calorenta dos infernos em que nao se pode nadar nas praias poluidas de esgotos urbanos, e ainda ir la para ser assaltada? Eu heim? De pronto rebati com um destino muito mais tentador: que tal alguma cidadezinha da gloriosa Serra da Mantiqueira? Foi aceito de imediato. Ufa. Fui 2x ao Rio, a ultima delas ha pelo menos 9 anos, e sinceramente, nao pretendo por os pes la de novo tao cedo. Quicas nunca mais...

Nenhum comentário: