quinta-feira, 28 de abril de 2011

Generacion Y

Aproveitando para meter o pau em mais pessoas, lugares, coisas e etc... A primeira vez que vi o blog da tal Yoani Sanchez fiquei ate impressionada. Nossa, a menina bloga de Cuba, que perigo, ainda vai acabar numa dessas masmorras fazendo greve de fome e morrendo, que coisa...

Bom, o tempo passou e quem fez greve de fome foram outras pessoas, e quem morreu foram ativistas politicos de verdade. A menina ai faz uma critica de algodao ao sistema castrista. Em varios e varios posts ela ate defende a ilhota-prisao, defende o estilo de vida deles, e ataca o embargo americano.

Algumas pessoas como o pessoal do Midia Sem Mascara (Heitor de Paola e Graca Salgueiro) acham que ela eh paga pelo governo para discordar "pero no mucho". Tipo, mostrar que a abertura da ilha eh de verdade, saca, olha so, a menina esta la blogando contra a gente, temos oposicao nao eh mesmo? Alguns comunistas fanaticos acham que ela esta na folha de pagamento da CIA - essa eh hilaria, haha.

Eu acho que fico mais ou menos assim com a minha opiniao: eh logico que ela nao representa perigo nenhum para os Castros porque ela esta la ainda, blogando o que da na telha. Se ela eh paga ou nao pelo governo acho dificil de saber. Ao mesmo tempo, ela nao apresenta oposicao de verdade de forma nenhuma. Como disse, ela romantiza a pobreza cubana, poe um veuzinho cor de rosa em cima de tudo - olha so esse post sobre os estudantes chineses e a falta de verduras. Eh logico que nao tem verdura, ora essa. Falta tudo naquela ilha e nao eh devido ao embargo americano nao, eh devido a total apatia das pessoas que moram la e que estao acostumadas com o jugo do senhor feudal. Ela ainda da uma de sarcastica - na minha opiniao - ao elogiar os tais estudantes chineses e dizer que os outros estrangeiros ficam la por apenas algumas semanas. O que eles fariam la, alem de passar fome? Estudar espanhol em um pais estrangeiro deveria ser uma tarefa agradavel - a Costa Rica esta ali para isso mesmo!

Eu nao sei o que os chineses estao fazendo la nesse momento, mas estudar espanhol por estudar deve ser a menor das tarefas deles.

Nenhum comentário: