sexta-feira, 25 de março de 2011

Transsexual de País

Dia desses estava lendo na internet sobre a primeira cirurgia para remocao de orgaos femininos em mulheres transsexuais a ser realizada pelo SUS - o servico publico de saude no Brasil. Fazendo um aparte, acho um absurdo um pais pobre como o Brasil, que nao da conta de realizar cirurgias mais importantes tais como transplantes e cirurgias cardiacas na populacao pobre (que eh a unica que usa o servico publico de saude), fazer cirurgia em transsexual. Nao eh preconceito da minha parte nao - todo mundo tem o direito de fazer o que quiser com o proprio corpo (isso nao inclui aborto, que eh outro assunto `a parte). Quando se tem recursos limitados, ha que se direcionar esses recursos para assuntos mais importantes - e nao para baboseiras como remocao de orgaos sexuais. Quer fazer isso que faca com os proprios recursos, e fim da questao.


Voltando ao assunto, eu sempre me senti como uma transsexual de país. Explico. Assim como na entrevista a dita transsexual feminina (feminina ou masculina? Sei la!) disse que desde crianca se sentia como homem e nunca entendeu porque o corpo dela era de mulher, eu desde os 13 (a idade da razao?) nunca entendi porque nasci no Brasil! Eu nasci no país errado! Eu nunca me senti parte integrante desse país. Eu nunca me senti brasileira, eu nunca me identifiquei com os brasileiros.

Agora mais do que nunca depois de 6 anos la fora eh que eu vejo como realmente nao tenho nada a ver com esse povo a nao ser o sotaque e a lingua. Alias, nem da lingua portuguesa eu gosto. Se pudesse falava ingles o tempo todo, mas meu marido nao quer. E continuo nao gostando de acentuar as palavras, que coisa mais chata ter que acentuar palavras.

Detesto nao ter 4 estacoes, nao gosto desse calor excessivo, tenho verdadeiro pavor do "jeitinho" brasileiro - mas morando aqui, vou seguir o ditado "in Rome, like the Romans" - senao voce nao sobrevive. Detesto desconfiar da minha propria sombra, detesto o jeito horroroso como a brasileira se veste, seja rica ou pobre. Essas roupas colantes me dao verdadeiro asco. Essa sexualidade `a flor da pele me causa arrepios. Eu nao sou daqui.

Eu preciso urgentemente de uma transmigracao de corpo, achei a palavra certa. Nao que eu nao goste do meu - preferiria ter a pele um pouco mais branca, daquelas branca-leite, e tambem queria ter os olhos azuis. Mas usando protetor fator 60 nesse calor infernal e mais bone' e camiseta branca de manga comprida da' para se esconder um pouco do sol. Quanto aos olhos azuis, nada que uma boa lente colorida nao resolva.

Adendo: voce precisa ver como o pessoal me olha (torto) na rua quando saio de bone'. Brasileiro eh tao preconceituoso. Fiz questao de escrever hoje na pesquisa online dos Laboratorios Fleury, um dos top de Sao Paulo, nao nessas palavras mas voce pega a ideia geral: "qual o problema de usar bone' nesse calor, a recepcionista olhou torto. Voces precisam aprender com os americanos, o que interessa nao eh a aparencia, mas o tamanho da conta bancaria".

Adendo 1: vou continuar usando o bone'. Imagina em país tropical nao usar bone'... Ou chapeu, for that matter.

6 comentários:

Vinicius disse...

Lady,
Esqueceu de mencionar que para morar no third world voce precisa ter uma conta bancária duas ou tres vezes maior para ter a mesma qualidade de vida que teria morando no first world.

patricia m. disse...

Isso nao eh verdade. Vai comparar plano de saude do nivel que eu tenho aqui com qualquer um nos Estados Unidos ou Inglaterra e a sua teoria vai abaixo. Aluguel tambem aqui em Sao Paulo esta mais barato se comparado com Londres ou NYC. E empregada domestica, essas coisas, ainda temos nossos pequenos luxos.

patricia m. disse...

Vinicius, voce tem uma visao distorcida dos fatos porque foi escolher morar no cu do Judas (desculpa a expressao, mas ate o proprio pessoal de Ohio tem vergonha de dizer que nasceu la) com Sao Paulo. Not a fair play.

Vinicius disse...

Lady,
Eu viagei por vários estados nos EUA e posso garantir que estados mais ao Sul, exceto FL, são mais baratos do que OH. Voce, como a maioria dos Brazilians, escolhe os grandes centros (NYC, Las Vegas, San Diego, Miami) porque imagina que tem que ir para uma cidade maior do que São Paulo - ai que voce não tem a menor idéia do que são os EUA. Essas cidades são ou cosmopolitas como NYC ou quase ningém fala Ingles como Miami. Os EUA são outra coisa - é o lugar onde voce encontra os WASPs e conversa em INGLES com eles.

Vinicius disse...

A diferença está se usamos uma medida relativa ou absoluta. Como medida relativa, morar em São paulo significa morar no que o Brasil tem de mais desenvolvido. Dessa maneira, eu teria que comparar com a California. Entretanto, eu posso usar uma medida absoluta comparando duas cidades, de paises distintos, pelo que elas oferecem por determinado valor que estou disposto a pagar. Uma outra medida relativa, embora comparando paises e não cidades, é o Poder de Paridade de Compra. Nesse caso o Brasil ocupa a posição número 71, depois do Kazakhstan, Panama, Bulgaria, Venezuela, Romania. Se essa medida existir para cidades, pode ter certeza de que São Paulo vai perder para algumas cidades da Africa.

patricia m. disse...

Eu nao escolhi morar em NYC nao, darling, o problema eh que devido a minha profissao eu so posso morar em poucas cidades do mundo. Em geral nos grandes centros financeiros.

Meu colega de Ohio eh filho de pais filipinos... hahahaha.