segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avatar II - Resposta a Funes

Comentario do Funes: Não acredito!A informática permite hoje tudo. Não há efeito especial que nos possa ainda surpreender. Se a história é bobinha, os personagens maniqueístas e o contexto rousseauniano, se o único mérito do filme são os efeitos especiais (que no estado actual das artes digitais já só por benevolente excesso se podem chamar especiais), então o filme não é bobinho, é o cúmulo da bobalhice. É o drama actual de Hollywood. Ao insistir em filmezecos cujo único e reclamado mérito é o de conterem efeitos sem novidade e ao alcande de quem quer que se disponha a gastar mil milhões de dólares neles, faz só filmes bobalhões. Lucrativos, porque a populaça dos cinemas é, a 99,99% bobalhona.

Como podem ver acima, Funes me chamou de participante da plebe ignara, populaca, ignorante e bobalhona. Acho que devo merecer tanto xingamento, nao por ter gostado do filme, mas por ter me expressado mal no post anterior.

Nao sao os efeitos especiais que sao legais. Eh a imaginacao criativa do diretor, tornada realidade na tela, com a ajuda do efeito 3D, que me encantou. Quando os personagens principais andam pela floresta de Pandora, a vegetacao parece saida do fundo do mar. Alias, as sementes da arvore sagrada parecem uma agua viva fosforescente, flutuando na sua frente, bem ali oh...

Foi disso que gostei. Vale a pena ver.

5 comentários:

Fábio Mayer disse...

Não assistirei esse filme no cinema mas... não vejo nada de mal em a pessoa ir ao cinema para ver coisas bobinhas... isso não diminui o intelecto de ninguém.

Aliás, prefiro muito mais um Avatar desses,do que um daqueles chatérrimos filmes franceses sobre dilemas morais...

João Bosco disse...

Não consigo entender a resistência intelectualóide de alguns em admitir que AVATAR é um grande filme. Na minha desimportante opinião, um dos melhores já feitos.
A criação do mundo de Pandora em si, já é um feito tão extraordinário que merece a gratidão incondicional do espectador.

Além disso, temos o feito não menos excepcional da pesquisa lingüística que resultou na criação do idioma Na´vi. Some-se a isso a produção impecável e uma direção de fotografia simplesmente exuberante, com a capacidade de transmitir uma experiência de imersão sem precedentes na história do cinema.

Depois de pronto, pode parecer fácil reunir mil milhões de dólares para realizar um projeto bem sucedido, mas na hora de fazer, calculados os riscos e a dificuldade de cooptar investidores é missão apenas para os grandes gênios. Orçamentos similares já foram investidos em grandes fracassos ou obras medíocres.

Quanto à trama russeauniana, cover de ´pocahontas´ e ´dança com lobos´, creio que desde Homero, uma trama nova não é criada, apenas recontada com maior ou menor habilidade. Ademais, toda vez que o ritual predatório da colonização é lembrado, um patrício mais sensível há de ter seus pruridos exaltados. Fosse esse o problema, estaria ótimo. O pior é a mensagem óbvia continuar atual e relevante.

Vinicius disse...

Hollywood is about entertainment. Only banana republics like Brazil confuse entertainment and culture.

patricia m. disse...

Joao, sem querer ser brega (mas sendo): achei aquele mundo de Pandora pura poesia. :-))

João Batista disse...

Então (ainda não vi o filme) seria tipo assim um negócio da Disney, uma viagem por um planeta mágico, etc. e tal. Só que com 3 horas de duração e filas de 30 minutos ao invés de 30 minutos de duração e filas de 3 horas.