quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Da Diversidade Das Coisas - E Das Pessoas

Hoje fui a uma palestra no banco promovida pelo grupo Multicultural. Na teoria seriam 5 executivos de 5 bancos diferentes da City falando sobre suas experiencias. Como sempre, me inscrevi na palestra. Menos para ouvir sobre a experiencia deles e mais para encontrar conhecidos depois da palestra, bater um papinho e tomar umas cervas de graca que ninguem eh de ferro (o tal do "networking" na acepcao original da palavra).

Engracado foi notar que 4 dos 5 executivos eram indianos. Seria isso "diversidade" meu Deus? Estava tao na cara que o quinto executivo a se apresentar, obviamente um negro, disse para quebrar o gelo que ele era tambem indiano. Eu comecei a salva de palmas para a piada dele. Uma piada, logico, trazer 4 executivos indianos para uma palestra sobre multiculturalidade - se eh que existe essa palavra em portugues - e diversidade.

No final encontrei um colega alemao (um dos raros alemaes naquele tradicional banco alemao). Conversando sobre a minha troca de area (costumavamos trabalhar no mesmo andar), ele me conta que tambem trocou de area. E que estava ressentido com o banco. Afinal, promoveram uma mulher que estava ha 2 anos de licenca-maternidade so porque ela era mulher. Ele, que fez todo o trabalho enquanto a querida estava lambendo as crias - como diz minha mae - ganhou uma banana.

Voces sabem a minha opiniao. Eu nao me considero "minority". Sou contra qualquer tratamento especial a qualquer pessoa, somos todos farinha do mesmo saco. Discutimos a questao, disse a ele que agora nas palestras do grupo de Mulheres alguns gatos pingados masculinos costumavam aparecer tambem. Disse a ele que o comunicaria sobre a proxima reuniao, assim ele poderia fazer pressao. Ele me comunicou o receio de so haver feministas loucas no grupo. Disse que a maior parte nao era, alias havia algumas ate como eu que eram francamente a favor dos homens e que odiavam trabalhar com mulheres. Completei dizendo que ele ia gostar da abundancia de progesterona e estrogenio nas palestras.

No final, fomos apresentados para o chairman do grupo Multicultural interbanco. Dissemos a ele que francamente 4 indianos nao representam multiculturalidade nenhuma. Que minoria por minoria, o alemao no banco alemao em Londres era mais minoria que indiano - afinal o chefinho indiano faz questao de so contratar indiano. Dissemos tambem que viemos mais as palestras por causa do aspecto multicultural - nao por causa do aspecto "minority". Que nao concordavamos com o conceito "minority". Ele disse que concordava com a gente.

Acho que a noite no final das contas foi proveitosa. Nao eh toda noite ou reuniao que conseguimos expor nossos sentimentos de maneira tao direta. Nao no ambiente corporativo PC de hoje em dia.

2 comentários:

rps disse...

Brilhante posta, Patrícia.

Vinicius disse...

Lady, aqui na Heartland também está cheio de Indiano. Acredito que a razão é simples. Não tenho certeza, mas parece que TODOS os cursos universitários na India são em Ingles. Portanto, eles já começam com uma grande vantagem aqui ou na Inglaterra.