quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Grande Papa Bento

Eu acho que o Papa tem toda razao. Em primeiro lugar, nao temos de dar satisfacao nenhuma aos judeus. So falta agora "pedir bencao" a judeu em relacao a quem a gente pode ou nao tornar santo. Eh o fim da picada, sinceramente.

Em segundo lugar, do jeito que eles colocam a questao, tem-se a impressao de que Pio XII foi um bandido e todos sabemos que isso nao eh verdade. Pio XII nao se alinhou a Hitler. Pio XII nao endorsou as acoes de Hitler. Pio XII nao matou judeus nem encorajou ninguem a mata-los. Logo, Pio XII nao eh bandido.

O que os judeus queriam era que Pio XII gritasse aos quatro ventos que estava contra Hitler, como se isso fosse fazer alguma diferenca na pratica. Ha maneiras e maneiras de se agir sem cometer estupidez. Mesmo os alemaes que estavam contra Hitler nao foram ao microfone gritar que eram contra. E nem por isso foram menos heroicos, como o famoso Schindler da famosa lista. Muito mais sensato foi agir debaixo dos panos, nas sombras, de forma a nao atrair atencao.

Eh muito facil vir a publico hoje dizer que se condenam os massacres no Sudao. Afinal, o Sudao esta la na Conchinchina. Agora, com a Europa toda envolvida no caos, com os facinoras a 100m de distancia, com a possibilidade de uma acao idiota colocar em pior situacao os catolicos do mundo inteiro, por que deveria o Papa vir a publico dizer palavras ao vento? Nao seria muito melhor agir, muito mais sensato?

Uma pequena analogia, nao muito favoravel aos judeus: queriam os judeus que Pio XII fosse Jesus Cristo e se sacrificasse na cruz por eles?

P.S.: eh tao engracado, nao? Como se fosse hostilidade gratuita! Nao eh do espirito cristao hostilizar gratuitamente, meus caros.

2 comentários:

Vinicius disse...

Lady, as vezes não sei o que é pior. Se uma "murça" que vai até Meca ou uma crente que vai até a "Basilique du Sacré-Coeur". Comparado com outros papas que foram assassinos, o pio 12 não é o pior deles. O melhor conceito para avaliá-lo é simplesmente a covardia.

Blogildo disse...

Pois é, essa é uma das grandes sacanagens da história: dizer que Pio XII foi o 'papa de Hitler'. O cara fez o que pode dentro das circunstâncias. Não dá para culpar a ICAR como um todo nesse sentido.

O que não tira a culpa de alguns católicos alemães naquele episódio. Mas aí, a coisa vale também para protestantes e até judeus.