quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Afghanistan

Eu obtive a indicação desses 2 artigos no e-mail de investimento que recebo todos os dias. O autor do e-mail havia demonstrado sua decepção com Obama por mandar mais tropas ao Afeganistão - o que aliás me causou muita surpresa, sendo esse sujeito republicano e portanto deveria apoiar a guerra no Afeganistão - nem falo da do Iraque.

Um leitor mandou os artigos a ele e ele nos repassou. Antes disso, eu também escrevi a ele expressando minha surpresa por ele republicano ser a favor da retirada de tropas, e também por dizer o seguinte absurdo: ao contrário do Iraque, que estaria desestabilizando a região, o Afeganistão nunca havia feito nada à América. Meu, disse eu, parece que você se esqueceu que os caras planejaram e lançaram o ataque às torres gêmeas lá do Afeganistão! E o Iraque NÃO tinha armas de destruição em massa, e se vocês decidiram ir lá retirar um ditador amigo do poder por causa de uma disputa pessoal, bem, quem acabou desestabilizando a região foram vocês (vide o Irã shia pintando e bordando na região porque não tem mais o Iraque suni a lhe fazer frente).

Eu acho que eu ainda era mais esclarecida que o americano que envia a carta de investimento, mas eu não era tão esclarecida como o autor dos artigos. Eu também acreditava no mito de "graveyard of empires" e toda aquela baboseira, e claro que sempre achei os caras primitivos - continuo achando, mas não acho que todo primitivo é bonzinho, a la Rousseau. Aliás, os primitivos costumam ser piores que os civilizados, bem piores, pois nem o fino verniz (aquele, que esconde toda a nossa ruindade) que nós temos eles têm.

Artigo 1: American Myth About Afghanistan - From Alexander To The Soviets
Artigo 2: Afghanistan - It's (sic) Strategic Importance To America

Com certeza há mais material para ser lido, eles até são breves demais para o meu gosto e minha curiosidade histórica. Se vocês descobrirem mais coisa, por favor me enviem.

Um comentário:

Vinicius disse...

O seguinte artigo, além de revelar a educação do autor dos outros artigos, mostra algumas razões para o sucesso dos estudantes da India aqui nos EUA e provavelmente também ai na Inglaterra.

http://cinemarasik.com/2009/09/12/indian-education-system-vs-us-education-system--hype-vs-reality.aspx