segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Afrika

Blogs, esse é para você, porque sei que o cara é o seu filosófo favorito. E já que tocamos em África em uns posts abaixo...

Adler was a controversial figure in some circles who saw Adler's Great Books of the Western World project as Eurocentric and racially exclusive. Asked in a 1990 interview why his Great Books of the Western World list did not include any black authors, he said simply, "They didn't write any good books."

Isso era na época em que as pessoas não precisavam ser politicamente corretas para terem sucesso. O negócio é que o Adler fala a verdade. Saber que há prêmios nos Estados Unidos para autores negros e latinos é de chorar de tristeza. Eu se fosse negra ou latina (latina eu sou!) não me inscreveria em um prêmio desses, teria vergonha. É o mesmo que dizer: sou dente-de-leite, não consigo competir com os big boys; preciso de prêmio especial porque sou mentalmente desabilitada...

E também já que tocamos em História... Estou fazendo a minha lista de presentes de Natal: quero toda a coleção de Durant. Me dááááááááááááááááááááá...

12 comentários:

Vinicius disse...

Lady, alguém que escolhe qualquer coisa porque ela é incompreensível não passa de um IDIOTA - para os idiotas tudo é incompreensível. Será que considerou a possibilidade da "revelação" ser pura bobagem? Claro que não!

"My chief reason for choosing Christianity was because the mysteries were incomprehensible. What's the point of revelation if we could figure it out ourselves? If it were wholly comprehensible, then it would just be another philosophy."

patricia m. disse...

Vini, e a fé...?

Vinicius disse...

Lady, quando a Fé é incompatível com a razão, qual é a sua escolha?

patricia m. disse...

A fe. Ha varias coisas que nao podem ser explicadas. Nao defendo o misticismo idiota, mas eu acredito firmemente em Deus. E no Filho. E no Espirito Santo. A comecar por ai, ha varias explicacoes plausiveis para a SS Trindade...

Vinicius disse...

Lady, Se voce escolhe a Fé, mesmo quando incompatível com a razão, então pode colocar o Iran na sua lista de países viáveis para morar. Lá, voce não vai ter o problema que a maioria das mulheres tem na hora de escolher a roupa para sair de casa - é sempre um "pretinho básico" ;)

patricia m. disse...

Vini, apelou ne? Que eu saiba o Corao nem toca na questao de vestimentas... Agora, vestir ou nao vestir uma burqa nao eh um misterio incompreensivel, logo vc fugiu da discussao. Ele estava falando da Trindade. Nao ha nada semelhante no judaismo nem no islamismo.

Vinicius disse...

A questão é muito mais ampla do que voce coloca - consiste em fazer uma escolha incompreensível, o que é incompatível com a racionalidade. O IDIOTA escolheu o Cristianismo PORQUE os "mistérios" (observe o plural) são incompreensíveis. Quando voce entender o motivo da semana ter 7 dias, estará aberto o caminho para perceber que todas as religiões tem a MESMA origem e que não passam das MESMAS tolices. Voce está tão presa ao Cristianismo quanto uma Muçulmana ao Islamismo - não existe diferença alguma.

patricia m. disse...

Vini, eh uma sentenca que esta escrita no Wikipedia. Sera que a unica coisa que ele disse foi isso mesmo? E voce ja parou pra pensar em tudo, tudo mesmo? Sei la, acho a sua afirmacao meio forte, chamar o cara de idiota e por consequencia todos nos so porque "nao entendemos uma semana de 7 dias"... Por que um culto que se parece entao com todos os outros conseguiu durar muito mais que todos os outros...? Por que somos monoteistas ao inves de politeistas como grande parte da humanidade foi por tao longo tempo? Enfim, jogar tudo na semana de 7 dias ou porque o Natal na verdade era a saturnalia ou festa de Pan ou o que quer que seja nao me interessa na verdade. Se voce conseguir explicar o fenomeno Jesus Cristo ja eh um caminho.

patricia m. disse...

Com a razao, claro.

Vinicius disse...

Lady, Jesus Cristo nunca existiu. Estou consciente de que essa afirmação é um tanto dura, mas a prova está ao alcance de qualquer pessoa e começa por entender o motivo da semana ter exatamente 7 dias. Conhecereis a Verdade e ela vos libertará ;)

patricia m. disse...

Hmmmm voce prova que Ele nao existe? O onus da prova eh seu, nao meu. Prova que Jesus eh do mesmo batch que Chapeuzinho Vermelho que eu posso ate pensar em mudar de posicao. Mas se vier com provas genericas, como as explicacoes de Natal, Pascoa, todos os outros pregadores anteriores, os egipcios, os gregos, os romanos, o calendario maia, e etc e tal, sem fazer nenhuma referencia especifica mas apenas referencias GENERICAS, como ja li por ai... Bom, ai prefiro continuar com o que tenho. E pode deixar que mando rezar algumas missas para sua conversao.

Vinicius disse...

Lady, eu disse que a prova está ao alcance de qualquer pessoa e COMEÇA por entender o motivo da semana ter 7 dias - é claro que não termina aqui. Posso assegurar que VOCE chegará a conclusão de que Jesus nunca existiu sem a ajuda de ninguém porque essa conclusão é inevitável. Como dizem aqui "freedom is not free" - o custo é a perda total da fé em qualquer religião que já existiu ou venha a existir. Vai encarar? ;)