domingo, 9 de julho de 2006

A Venezuela e os Liberais

Pois eh, dia desses lendo o Wall Street Journal no metro (e podem me chamar de republicana agora, me decidi por eles depois que eu ouvi umas mega besteiras dos democratas pseudo liberais que leem o New York Times)... Nao, antes dessa vou contar uma mais engracada...

Continuando com a nossa festinha do 4 de julho, um dos convivas e sua mulher se aproximam da gente por sabermos que somos latino americanos. E fazem a classica pergunta "voces gostam do Lula?" e eu logico dou a classica resposta, educadissima por sinal, sem um palavrao qualquer, que "nao, nao gostamos dele, nao gostamos do partido dele, eles sao iguaizinhos a todo o resto se nao sao piores, roubam igual, e pior de tudo, aparelham o governo com um monte de incompetentes". Falei por uns 5 minutos, isso ai eh o resumo do que eu penso do nosso dileto presidente. Enfim, o cara disse a frase tragica: "eu sou um fan do Chavez". Eu fiquei (quase) sem palavras. Perguntei o porque. Ele me disse que o Chavez esta investindo em infraestrutura, esta tirando a Venezuela da miseria, tem coragem de dizer que nao gosta do Bush, e mais um monte de besteiras do genero.

O negocio eh o seguinte: o cara nunca foi a America Latina e acha os ditadorezinhos de esquerda latino americanos interessantes. Pode? Esse eh o liberal americano. Porque o fulano nao gosta do Bush, eu gosto dele. Porque o fulano eh "pelos pobres", bem entre aspas mesmo, eu gosto dele. Essa de pobre ai, nunca vi nada melhor do que a frase do Lula, que gosta de governar mesmo eh pra pobre, porque pobre eh otario e nao reclama da vida, aceita tudo de cabeca baixa. Foi isso que ele falou na verdade. E os pobres, eh logico, nao fizeram nada.

Eu nao quis discutir a Venezuela com ele, porque ao contrario dele, eu sei que nao tenho 100% de certeza sobre o que acontece no pais, so tenho acesso as noticias pela midia. E eu tambem nunca fui a Venezuela. Mas fiquei com vontade de perguntar: se ele eh tao bom assim, por que nao deixa o pessoal votar na Venezuela, por que tem que controlar tudo? Sou totalmente contra governos autoritarios, sejam de esquerda ou de direita. Eu nao perguntei porque sabia qual seria a resposta: as elites controlariam tudo de novo.

Ainda bem que a dona da casa interrompeu a conversa chamando para o jantar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já pensou se vc vai pro chão literalmente embalada numa briga com o cara? Que comédia.
Pois é, o brasil é assistencialista minha aiga, o povo não quer oportunidade, quer esmola!!!!
Os entry level (forma educada de chamar o povão) não tem acesso as informações dessas sacanagens do Lula e o discurso dele é: "Melhor dar R$20.00 de bolsa família do que não dar nada. Eu sou o primeiro que faz isso por vcs, blá, blá, blá"...