terça-feira, 25 de julho de 2006

As mulheres e a carreira

Ja vi e li (quase) de tudo a respeito de nos mulheres e a nossa carreira profissional. O que foi que aconteceu que nao progredimos mais? Estamos estagnadas, segundo estatisticas. Nao conquistamos os cargos superiores nas empresas, no maximo chegamos aos cargos de nivel medio. So tem 2 explicacoes: ou somos burras mesmo (nao aceito essa hipotese de jeito nenhum), ou nao estamos nem ai.

E aqui nos Estados Unidos nao eh muito diferente de Sao Paulo nao (nao digo o Brasil como um todo porque temos redutos definitivamente machistas onde ate hoje mulher nao vale um vintem furado). Uma analista numa materia do jornal recomenda que as mulheres passem a exigir que os maridos dividam as tarefas domesticas, para ai sim se dedicarem mais a carreira. Mas a explicacao nao para por ai: muita gente larga a carreira de lado para cuidar dos filhos, e depois de uns 3 a 4 anos volta para o mercado de trabalho. Ai nao da, ne. Nao tem jeito de progredir mesmo fazendo toda essa parada. Perdeu (perdemos) o bonde. E tambem nao da aquela de "vou trabalhar meio periodo, ou trabalho 4 dias por semana para me dedicar a criacao dos filhos". De novo, o trem passou e pfffff, tchau.

Entao, eu chego a conclusao de que nao queremos mesmo alcancar os altos postos. Digo, a maioria nao quer. Porque para chegar la em cima da piramide, precisa de muita dedicacao, e como diz o meu amigo Domingos, a vida eh cheia de trade-offs. Nao da pra ter 5 filhos e ainda querer ser presidente de banco. Logo, por favor, parem de semanalmente publicar essas materias e estatisticas sobre as mulheres e suas carreiras. Nao eh questao de sexo, eh questao de escolha pessoal.

Fui!

Um comentário:

Thiago Quintella disse...

Como sempre, temas interessantíssmos em suas crônicas Patrícia. A declaração de Bush, na cara da Angela Merkel demosntra o quanto é machista a mente e tb a ideologia cultural. "Nossa, vc é tão dedicada, disposta a resolver os porblemas mundiais que parece até homem". Aí, não precisamos falar mais nada!

E aí em Nova Iorque deve estar bommbando a música da Amrina UHAHAHAHA
ROCK AND ROLLLLLLLLL!!