quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Health Care US

Estou comecando a entender como funciona a saude publica nos Estados Unidos. Nos 2 anos que passei estudando aqui praticamente nao fui ao medico, nem para exames de rotina. Eu tinha um seguro de saude qualquer - todo estudante estrangeiro eh obrigado a adquirir um desses - mas nunca fui atras dos medicos. E gracas a Deus a minha saude era (e ainda eh) boa e nao precisei de nada.

Agora a estoria eh outra. No momento sou dependente do seguro de saude do Barba - um dos melhores oferecidos aqui em Nova Iorque. Nos pagamos um bom dinheiro por mes a titulo de mensalidade. Mas, como outros seguros, ha um valor minimo que devemos pagar quando comecamos a usar os servicos - como se fosse uma franquia de seguro de automovel. Depois que voce estoura a franquia, entao entra o que eles chamam de co-responsabilidade. Eu sempre pago 10% de qualquer exame/tratamento que faco, e o seguro paga os restantes 90%. E para qualquer consulta medica sempre sou obrigada a pagar $30. Bom, isso tudo ai vale para os medicos e hospitais da rede do plano - que como disse eh um dos melhores daqui de Nova Iorque, me dando acesso a hospitais tais como o New York Presbyterian e o Mount Sinai, para ficar nos mais famosos.

Os valores citados acima sao validos para o plano da empresa do Barba. Isso significa que outros planos de outras pessoas de outras empresas tem outros valores, etc. Posso tambem consultar medicos fora do plano e receber reembolsos mas nao entrarei nesses detalhes uma vez que os medicos e hospitais do plano me satisfazem.

A saude aqui eh MUITO cara, quero deixar isso bem claro. MUITO mais cara que saude particular no Brasil. No Brasil eu tinha um dos melhores planos de Sao Paulo que me dava acesso ao Hospital Albert Einstein. Nao havia nada de co-responsabilidade nem de pagamento de consultas medicas e muito menos de franquias. Havia apenas a mensalidade mensal, similar a que pagamos aqui. Ou seja, em termos de saude estamos pagando mais aqui - voce pode dizer que temos acesso a medicos mais gabaritados aqui, mas eu duvido muito. Duvido muito que um medico do Einstein seja inferior a um medico do Presbyterian.

E eu comeco a entender porque a saude eh cara. Os medicos americanos pedem exames demais, as vezes inuteis. So para ficar em um exemplo simples: eu fiz uma consulta no dia 23 de agosto e me pediram um hemograma completo. Tive que realizar uma pequena cirurgia e no dia 22 de setembro fizeram (como pre-requisito da cirurgia) outro hemograma completo! Ah va, para que? Nunca fariam isso no Brasil. O que pode mudar em 1 mes?

Ha outros fatores que relacionarei em posts futuros, mas essa solicitacao exagerada de exames certamente contribui para um custo excessivo da saude aqui nos Estados Unidos.

2 comentários:

Vinicius disse...

Lady,

O health care nos EUA é cerca de 10 vezes mais caro do que no Brasil, supondo o mesmo tratamento. Em geral, voce acaba pagando 20% do tratamento. Se isso não bastasse, aqui vai uma informação inacreditável - a medicina nos EUA é muitas vezes pior (sim eu escrevi pior) quando comparado com o que temos de melhor. Já fui na famosa Cleveland Clinic e posso assegurar que o único médico com doutorado na área que eu precisava era um brasileiro com doutorado na USP. Medicina nos EUA é feita em 3 anos, geralmente depois de um curso de graduação em biologia, mas voce que fez engenharia também pode tornar-se médica em apenas 3 anos (basta ter dinheiro para pagar a tuition). Os médicos não estudam além da graduação pela simples razão de ganharem muito dinheiro (o salário mediano de um clinico geral é 500 mil USD/ano). Dez anos de estudo significam 5 milhões de dólares. Quando for a um médico, certifique-se que o sujeito é MD (significa que fez graduação em medicina). Existe o DO que fez graduação em Osteopatia e tem os mesmos direitos de um MD. A Osteopatia é uma vigarice inventada a uns 100 anos na alemanha - uma medicina tipo new age, holistica relacionada com ossos e o sistema muscular.

patricia m. disse...

Gracas a Deus os medicos que tenho frequentado sao todos MD, board certified, etc. O nosso plano eh bom mas eh muito caro. Comeco no momento a tracar novos planos de aposentadoria, ficar velho aqui nos EUA eh uma droga.