sábado, 3 de setembro de 2011

O Fenomeno Tecnologico - II

No post anterior eu comento por alto sobre a capacidade do Kindle (nao sei em gigabytes, mas creio que o aparelho consegue amarzenar em torno de 3 mil livros) e sobre a necessidade de o fabricante permitir que o usuario consiga armazenar seus livros externamente e carrega-los/descarrega-los no Kindle ao seu bel prazer.

O fenomeno behaviorista: antes de mais nada, venhamos e convenhamos, uma biblioteca de 3 mil titulos eh uma PUTA biblioteca. La na casa da minha mae tem mais ou menos essa quantidade de livros, e ocupa 2 aposentos (ou 5 paredes inteiras). Eu nao li todos esses livros - para falar a verdade eu nao tenho a menor nocao de quantos livros eu ja li na vida - obviamente ja li livros que nao estao presentes naquela biblioteca - como tudo de ficcao cientifica por exemplo. Mas enfim, apenas pelo volume 3000 eh um numero decente de livros.

Voltando ao fenomeno behaviorista: as pessoas tem a tendencia de juntar lixo. Lixo de graca entao, batata. Todos os dias, no forum de discussao do Kindle, sao postados links para livros que no momento estao sendo oferecidos de graca. As vezes a promocao dura alguns minutos, as vezes dura o dia inteiro. Tenho acompanhado essas discussoes. Em uma semana downloadei UM livro, da Agatha Christie - The Murder at the Vicarage, estou lendo-o no momento. Confesso que estou gostando. Gostando assim, eh um livro bom para passar o tempo, e eh bem escrito. Nao eh assim O LIVRO, nao eh Machado de Assis, nao eh Eca de Queiroz, nao eh Shakespeare. Nao eh nem (para falar de autores mais modernos) William Faulkner, nem Steinbeck, nem mesmo J.R.R Tolkien.  De novo, eh um bom livro para preencher as minhas manhas vazias. Voltando ao ponto, em uma semana downloadei UM livro da lista. Tem gente que downloada todo dia. Tem gente que ja tem MIL livros no Kindle. Livros piores que Agatha Christie.

Eu nao entendo. Terao tempo de ler tudo isso? Lerao todo esse lixo desconhecido? Voce pode dizer, vai que tem uma perola no meio do lixo. Sim, sim, claro, pode haver, nao duvido. Mas para que perder tempo procurando agulha no palheiro sendo que a lista de classicos esta cheia de livros gratuitos e as promocoes nao tem tempo para acabar?

Para mim a explicacao eh uma so: as pessoas comecam a ficar malucas quando veem algo de graca na frente delas. Algo que TINHA um preco e agora nao tem. Elas pensam assim: deixa eu downloadar porque a promocao vai acabar e eu posso perder, vai que o livro eh bom.

Sera que essa tese funcionaria com qualquer produto? Acho que para funcionar eu teria de oferecer algo que tinha um preco antes e que as pessoas atribuem um minimo de valor. Por exemplo, nao adianta eu oferecer latinhas de refrigerante vazias.

Aceito sugestoes... E se tivesse chance (e dinheiro), faria a tentativa. Quem sabe nao coloco isso em forma de projeto e apresento a uma universidade?

Um comentário:

taciana disse...

Sem sugestões. Lembra do publicitário americano que disse que conseguiria vender até lixo dentro da embalagem certa? Ele efetivamente conseguiu e a preços exorbitantes.
http://www.nycgarbage.com