sexta-feira, 9 de abril de 2010

Save Greece

It's freaking funny! Save Greece!

http://www.justgiving.com/savegreece

P.S.: Read the comments!

P.S.2: Spain is next in line!

23 comentários:

António Conceição disse...

1- Estranhamente, não vi por lá o Deutsche Bank.

2- É consolador saber que a Patrícia acha que a seguir vai a Espanha e não Portugal. Tenho a certeza que os mercados não deixarão de reagir favoravelmente a esta notícia de sexta à tarde e que na próxima segunda-feira terão melhorado brutalmente as condições de Portugal no acesso ao crédito externo.

patricia m. disse...

Eh que o DB eh um banco privado, ne. Pode ate comprar bond de banco grego, sob a tutela da Merkel...

patricia m. disse...

A Espanha causa mais impacto porque eh uma economia maior e desperta mais curiosidade. Comecamos por um pequenino idiota, a Grecia. Agora vem os bichos maiores.

Fora que o boom de real estate na Espanha foi por demais agressivo e todo mundo sabia que o pais so crescia devido a isso, que quando a festa acabasse a economia deles ia voltar para a M que sempre foi. Onde ja se viu desemprego de 20%?

De qualquer forma, sempre se pode pedir para sair da zona do euro. Por que voces nao fazem isso e voltam com o escudo, desvalorizam fortemente a moeda e pagam as dividas? Acontece que os PIGS querem fazer a festa com o dinheiro alemao. Tem uma hora que cansa. Merkel esta certissima em postergar ao maximo o NAO. Ou pelo menos para depois das eleicoes.

patricia m. disse...

By the way, El-Erian, o gerente da Pimco, mandou a gente apertar os cintos (nao os cintos das calcas, que esses ja estao apertados faz tempo, mas os cintos de seguranca, ou seja, vai vir o roller coaster em breve - pos Grecia, uma vez que a situacao da Grecia nao sera contornada nem com um emprestimo europeu, nem com o IMF).

Vinicius disse...

Lady,

O mercado da economia virtual está ficando cada vez mais isso mesmo – virtual. O mercado de açoes já faz tempo é similar a uma corrida de cavalos no sentido de ser uma atividade essencialmente fútil. Os meros empregados (CEO seu bando) que controlam as empresas estão ganhando rios de dinheiro graças ao culto da personalidade e aos acionistas a quem está reservado o papel de idiotas úteis. Isso ficou evidente no documentário sobre a ENRON (The Smartest Guys in the Room) e no recente caso do Bernard Madoff.

patricia m. disse...

Vinicius, o mercado de acoes eh um dos mais transparentes que ha. Nao estara voce querendo reclamar do mercado de credito e do produto chamado CDS? Esses ultimos nao sao transparentes pois sao fechados de forma OTC - over the counter. Nao ha clearing house para eles.

Os politicos, como sempre, acusam o mercado de estar trazendo a Grecia abaixo. Como se eles estivessem sendo competentes e fazendo o seu papel de forma decente. Como se os gregos pagassem impostos. Como enfim se a Grecia fosse uns Estados Unidos ou Alemanha e so nos, os malditos operadores do mercado, nao vissemos ou constatassemos isso.

Voce ainda quer reclamar?

Tanto ENRON como Madoff foram FRAUDES. Sao tao somente problema dos reguladores, que devem rever melhor a sua funcao.

patricia m. disse...

BTW, houve fraude tambem da maneira como o governo grego reportou suas contas quando da entrada na EU. Nao tem nada a ver com a gente. It's just the day of reckoning now.

Vinicius disse...

Lady,

A ENRON e o Madoff são fraudes somente porque foram descobertos. Não acho que voce seja tão ingênua a ponto de acreditar que atualmente não existem muitas outras ENRONS e Madoffs plenamente ativos no mercado. Recentemente, apareceu um outro tipo de idiota útil – o American taxpayer para salvar aqueles que eram too big to fail, que usaram basicamente a mesma tática dos ativistas do aquecimento global – o mundo vai acabar se nossas demandas não forem atendidas.

patricia m. disse...

Resposta da Patricia a fraudes: investiguem-nas e fortalecam o papel do agente regulador.

Resposta do Vinicius a fraudes: acabem com o mercado, ja que ha fraudes.

Vinicius disse...

Lady,

Voce tem o péssimo costume atribuir-me frases que eu não escrevo (the straw man fallacy is when you misrepresent someone else's position so that it can be attacked more easily). O ponto do meu argumento é que o Capitalismo foi sequestrado por usurpadores (CEO e seu bando). Essas pessoas não passam de meros empregados e, graças ao culto da personalidade, estão literalmente sugando o dinheiro dos trouxas (os acionistas ou idiotas úteis). Uma maior regulamentação só vai ajudar a acabar de vez com o pouco que ainda existe de Capitalismo. Follow the personality cult and you will find the next ENRON.

patricia m. disse...

E você fala, fala, fala, mas não apresenta soluções. C'mon, estou esperando soluções.

Personality cult é nova para mim. Madoff por exemplo nunca passou de um con man que enganou alguns idiotas que não fizeram auditoria o suficiente antes de enfiar a grana no fundo dele (mereceram perder, by the way). O regulador recebeu denúncias mas era fraco/estúpido o suficiente para não seguir em frente (só tinham advogados que nunca entenderam sobre finanças, os bostas).

Os caras da Enron também não passavam de larápios comuns. O seu problema é que você toma o acionista como trouxa. O acionista (em geral) não é trouxa. Qualquer um que saiba ler balanços e que conheça o mercado de uma forma decente sabe no que investir e no que não investir.

Quer um exemplo? Eu não ponho nem um centavo que seja nas empresas do Eike Batista. Já renderam bem, por sinal. Fizeram alguns que investiram no início ricos. Mas não valem um vintém furado.

Vinicius disse...

Lady,

Muitos bancos, repletos de pessoas que sabem ler balanços, investiram bilhões tanto na ENRON (J.P. Morgan Chase, Citigroup, Credit Suisse First Boston, Canadian Imperial Bank of Commerce, Bank of America, Merrill Lynch, Barclays, Deutsche Bank and Lehman Brothers) assim como no Madoff (HSBC, Royal Bank of Scotland, Nomura Holdings, Sterling Equities, Natixis SA). Quem definiou os acionistas como idiotas úteis foi a ENRON, e depois dessa lista de bancos, fica impossível discordar deles. Outro exemplo: Em média, o americano perdeu 50% do valor de sua aposentadoria por causa das sucessivas bolhas no mercado de ações. Talvez a solução individual seja comprar ações baseado no retorno dos dividendos que elas pagam. Voce que é do ramo, sabe dizer se existem empresas que ainda pagam dividendos? O coletivo vai continuar iludido e satisfeito com a simples valoriação das ações. Afinal, a maioria desconhece que a primeira bolsa de valores foi criada para gerir os fabulosos negócios envolvendo bulbos de Tulipa na Holanda no século 17.

patricia m. disse...

Ta cheio de acao que paga dividendos...

Vinicius disse...

Lady,

É uma simples curiosidade, mas se voce tiver tempo, escolha uma dessas ações e, considerando a média dos dividendos dos últimos 10 anos, calcule o tempo necessário para que o valor presente dos dividendos futuros seja igual ao valor do capital investido na compra das ações.

Vinicius disse...

Lady,

Bastou uma busca no Google por "dividend paying stocks" para constatar que o dividend yield é da ordem de 3% na melhor das hipóteses. Até o Lula diria, "mas é menas que a cardeneta de popança" ;)

patricia m. disse...

Vinicius, eu nao sei qual eh a sua estrategia, mas 3% eh mais do que rendem os titulos do governo americano.

patricia m. disse...

E isso considerando que nao havera nenhum incremento no preco da acao, o que eh muito dificil de acontecer.

Vinicius disse...

Lady,

Se uma empresa não pagar mais do que a taxa de juros de risco zero (US treasury bonds), ela não deveria nem existir pois está desperdiçando Capital. A essência da variação do preço de uma ação está relacionada com a sua demanda pelos, como diria a ENRON, idiotas úteis. Disso pode ser concluido que o investimento em ação é essencialmente um esquema de pirâmide, embora simétrico pois varia para cima ou para baixo. Os compradores ganham ou perdem segundo a demanda dos compradores posteriores. Além de muitas outras falcatruas, o culto da personalidade do CEO é parte da estratégia de manipular essa demanda para cima. As pessoas tem uma tendência em acreditar em celebridades e por isso elas anunciam todo tipo de produto. Numa empresa, a celebridade é o CEO. A credibilidade no CEO é transferida para a empresa, pois afinal ele é infalível, pois do contrário não ganharia milhões em salário e bonus. Procure pelos CEOs mais badalados e voce encontrará a próxima bolha.

patricia m. disse...

Vinicius, eu acho que voce eh louco. Ou comunista. Com certeza vc tem uma percepcao muito distorcida sobre o mercado. E gosta muito de teorias da conspiracao. O mercado de acoes eh importantissimo para as empresas levantarem capital (primario). Assim como o mercado de bonds e os bancos. As acoes precisam ter liquidez, e eh para isso que existe o mercado secundario. Essa baboseira ai que voce fala sobre culto da personalidade eh somente isso, baboseira. Vc deve assistir isso nesses programinhas da MSNBC, muito populares nos Estados Unidos.

Uma grande parte do mercado eh movida por investidores institucionais, caso nao saiba, e nao por aposentados da Florida - ou de Ohio, que seja - que assistem MSNBC. E os investidores institucionais nao ligam para a personalidade do CEO nao, isso aqui nao eh Big Brother.

Acho melhor voce voltar para o que voce entende que eh engenharia e deixar a parte de financas e mercado com quem trabalha na area. Se quiser investir em produtos vanilla que sao relativamente seguros, compre titulos do governo americano e seja feliz. Nao vai ganhar quase nada, mas tambem nao perde. So is life.

patricia m. disse...

E mais: no momento esta facilimo pagar mais que a free risk rate, nao, ja que esta a 0%. De acordo com voce, todos os CEO's do momento sao verdadeiros "geniuses".

Outro ponto ridiculo: o valor de uma acao nao eh medido apenas pela taxa de dividendos, isso eh de uma grosseria tremenda. Ha acoes de empresas maduras que pagam altas taxas de dividendos e ha acoes de growth stock que precisam reinvestir o capital e therefore pagam taxas mais baixas ou nao pagam nada. Dessa forma vc conta com a futura apreciacao da stock, via future cash flows.

Melhor parar de assistir MSNBC ou coisa que o valha. Quem criou a ultima bolha foi: o consumidor americano vivendo acima de seus meios + Alan Greenspan mantendo a taxa de juros baixa por um tempo longo demais + regulador ineficiente que só possuía lawyers no seu quadro + banqueiros atrás de um lucro fenomenal e que perderam a noção da realidade.

Não tem nada de personalidade de CEO nisso aí. E a ENRON foi apenas e tao somente apenas um caso de fraude, nao teve bolha nenhuma associada. A ultima bolha antes da atual foi a de tecnologia em 2000.

Vinicius disse...

Lady,

Novamente voce exagera a minha posição para que fique mais fácil atacá-la (straw man falacy). Eu não considero que alguém é gênio porque consegue uma taxa de juros superior à taxa de risco zero. O que eu escrevi é exatamente o contrário, ou seja, quem não consegue é idiota. O mercado que voce imagina deixou de existir justamente porque os reles empregadinhos (CEO e seu bando) estão decidindo os rumos da empresa, coisa que era feita pelos donos do Capital quando o Capitalismo que voce estudou na escola ainda existia. Os tais investidores institucionais só pioram a situação, transferindo ainda mais poder para esses empregadinhos. Aliás, se não fosse pelo culto da personalidade, qual a explicação para tantos investidores institucionais (os maiores bancos do planeta) terem investido BILHÕES tanto na ENRON como com o Madoff. Um ponto revelador do culto da personalidade foi quando um analista de mercado questionou as práticas de contabilidade da ENRON e foi chamado de asshole pelo Jeffrey Skilling (CEO e protegido do fundador Kenneth Lay) - foi algo como dizer quem é voce para questionar o Deus Kenneth Lay? Procure as reportagens da época anterior à queda da ENRON para constatar que o Kenneth Lay era VENERADO pelo agentes do mercado. Ai voce entenderá o que eu quero dizer com culto da personalidade, que não tem nada de conspiração.

patricia m. disse...

Nunca na historia do capitalismo os acionistas decidem toda e qualquer acao da empresa. Os gerentes sao contratados justamente para isso, para tocar a empresa. Eh obvio que tem que prestar contas sim aos acionistas, mas nao tem que ficar pedindo bencao para toda e qualquer acao.

E de novo: ENRON nao foi bolha, foi fraude. Combate-se com um bom regulador e boas leis, como eu havia mencionado.

Pelo seu furor contra a ENRON - imagino que deve ter perdido uma grana preta la - e o seu odio contra o corpo gerencial de toda e qualquer empresa e o mercado de acoes, o seu capitalismo me parece mais aquele de pequenas empresas, onde o dono eh o gerentao principal e esta la controlando tudo. Nao descarto a importancia das pequenas empresas na economia, mas sao as grandes que barateiam o credito em geral e eh o seu tao odiado mercado de acoes que possibilita aos pequenos ate mesmo abrir o capital e fundear o negocio de uma forma mais barata. Lembrando ainda que quando uma empresa lista na bolsa o nivel de transparencia eh bem maior do que uma empresa de dono.

patricia m. disse...

E agora chega que esse post ficou velho e esta fechado para comentarios.