domingo, 25 de abril de 2010

London Marathon - Get Real, Loser

Hoje acontece a Maratona de Londres. Para não dizer que o acontecimento é totalmente estúpido, eu reconheço aqui que o espírito de competição e o desejo de superação devem ser promovidos pois tornam a humanidade melhor. Até mesmo em épocas de repressão o esporte floreceu.

Voltando à estupidez. Se a competição fosse apenas entre atletas, seria coisa a ser admirada. O problema é que as autoridades fecham a cidade por 12 horas para que simples mortais estúpidos e problemáticos possam "correr" por 42 quilômetros para preencher suas pobres e frustradas vidas com o que quer que seja que ainda não consegui compreender.

O sujeito trabalha lá como contador de uma empresa - quer trabalho mais frustrante que o de contador - e uma vez por ano corre na maratona. Prepara-se por não sei quantos meses para poder fazer o percurso em 6 horas, se tanto. O que terá atingido ao final disso? O que estará pensando? Serão coisas como "hoje eu sou o homem mais poderoso do mundo porque consegui correr 42 km?", ou "meus amigos estão lá certamente batendo palmas por eu correr 42 km", ou "tudo o que eu sempre quis na vida foi correr 42km em menos de 6 horas e hoje eu consegui, posso morrer feliz"?

Não, a sério. Ainda não compreendi o que faz uma pessoa se lançar em tal empreitada se não for para competir de igual para igual com os melhores do mundo. Diversão certamente não é, a não ser para os masoquistas. Ok, citei desejos de superação mais acima, mas queria dizer superação da espécie humana como um todo e não superação individual propriamente dita. Senão chegamos naquele triste estado politicamente correto em que temos de ter uma Paraolimpíada a que ninguém assiste a não ser os familiares do paraesportista para que ele possa se sentir melhor consigo mesmo.

É tudo psicológico então? Eu tenho de ficar sem circular por 12 malditas horas para que alguns "losers" possam se sentir melhores em relação à sua insignificância absoluta? Get real, loser.

Um comentário:

rps disse...

Não posso estar mais de acordo.
A unica pessoa que correu 42 kms por uma boa razão terá sido o Filipides.