sábado, 4 de julho de 2009

Idade Média?

Há muito tempo eu venho achando que o MSM vem decaindo. Ou seria o fato de eu estar arejando a mente? A cada vez que volto lá e leio um ou outro artigo me decepciono com 1) a qualidade do texto e 2) a posição digamos assim um tanto singular de certos articulistas.

É certo que nesses últimos quatro anos fora do Brasil vivenciei e aprendi muita coisa. De ignorante em política - a única coisa que sempre rejeitei desde criança foi o comunismo e suas variantes socialistas - passei à direita mais conservadora, quando morei nos EUA, e agora me situo um pouco mais ao meio - não aquele meio de quem nunca se define como esquerda ou como direita, mas a direita mais liberal, a direita novaiorquina, a direita libertária.

É certo que recentemente critiquei o Atlas Shrugged de Ayn Rand. Estava na página 200. Estou agora na página 865. Continuo ainda achando o livro um pouco bidimendional demais, falta ainda um pouco de densidade nos personagens. Talvez seja pelo fato de Rand querer colocar sua teoria objetivista de uma forma mais palatável ao público em geral, por isso criou o romance, que na verdade deixa a desejar como romance em si mas passa até que bem a teoria.

Mas eu nunca faria uma crítica como essa aqui. É demais que alguém que se diga conservador (e portanto um defensor das liberdades individuais) pregue que (os sublinhados são meus):

"Os comerciantes deveriam se preocupar mais em vender e comprar do que se meter a assuntos onde não são aptos. Na Idade Média, esses mercantes filosofastros seriam considerados usurpadores, palpiteiros profissionais, estúpidos. Como vivem no capitalismo e decidem muita coisa, já que estão em lugares de proeminência, agora querem criar filosofia e ditar costumes, ao arrepio de uma civilização cristã de mais de dois mil anos. Há gente que não se toca em sua real insignificância.

Neste ponto tenho nostalgias da Idade Média. Parecia que cada um sabia onde era seu lugar. Saudades de uma nobreza guerreira que liderava e do clero pensante. Quando o comerciante começa a achar que é monge ou cavaleiro, a coisa fica muito feia. Tanto melhor que os comerciantes só se preocupassem em vender ou produzir, do que opinar sobre filosofia. A filosofia da mentecapta, paranóica e egocêntrica Ayn Rand é tão somente um mundinho visto por cifras."


Ditadorzinho dos piores, o tal auto-denominado Conde, defensor provavelmente da servidão a que estavam submetidos os camponeses da época. É ruim ler isso no MSM, heim...

P.S.: Sugiro que o Conde vá morar no Iran, afinal é o "clero pensante" que manda lá. E a "nobreza guerreira" que sustenta o mesmo "clero pensante" no poder. Amazing!

5 comentários:

Blogildo disse...

Faz tempo que não leio o MSM. Sabe, eu não tenho mais tempo para opinião de segunda mão. Estou um tanto cansado disso. Já que é pra perder tempo lendo, tenho lido os clássicos liberais. Acho que é o melhor que posso fazer.
Se bem que meu negócio mesmo é cristianismo primitivo: Cristo como modelo, Deus no coração e uma banana para o império romano.

patricia m. disse...

Hehehe, eu adoro o imperio romano!

Frodo Balseiro disse...

Patrícia,sempre achei essa classificação bi-dimensional, esquerda X direita, bastante emburrecedora, e reducionista.Para a esquerda, por exemplo, que apóia governos como os do Irã, Sudão, Coréia do Norte, ser de esquerda é ser "progressista", embora esses governos sejam o que há de mais reacionário, autoritário, contra a liberdade e o progresso. Do outro lado, a direita hodrófoba (sim, ela existe) também tem exemplos de incoerências enormes!
Eu particularmente, tenho procurado me afastar dos rótulos, das etiquetas, "tags", cada vez mais. As vezes consigo, no mais das vezes, não!
Acho que isso, a libertação das coleiras é um processo, que vem com a maturidade e o conhecimento.
"Sei que nada sei" é mais adequado (para mim) do que os tantos donos de verdades que abundam hoje, e sempre.
Ab

João Batista disse...

Se eu entendi, todo o staff do MSM se mudou para o Mídia@Mais, por motivos estritamente financeiros: no MSM não ganhavam nada, no Mídia@Mais ganham por artigo. Então o MSM hoje vive de pedir para colar artigos escritos em outros lugares, talvez com alguma exceção possível. Daí que o nível tenha caído. Antes era um projeto, coisa e tal, estavam todos fazendo mais ou menos a mesma coisa. Agora é só colagem, eu acho.

Mas quantos anos o Conde tem? Sempre tive a impressão que era um jovem moço. Mas se ele diz que tem nostalgia da idade média certamente é um pouco mais velho do que isso... Deve ter uns, o quê? Entre 700 e 1500 anos? Se eu fosse você daria ouvidos a um homem com 1500 anos de idade. O cara já leu a Biblioteca do Congresso inteira, duas vezes.

patricia m. disse...

Joao, valeu, nao sabia desse Midia@Mais... Eh, com artigos amadores por la, prefiro ler blogs por ai, haha. Amadorismo por amadorismo, sabe cumé.

Mas mesmo o OdC vem escorregando, tudo bem que é numas coluninhas que ele escreve para um jornaleco de pouca circulacao...

Quanto ao Conde, se for assim deveria trocar o nome para Matusalém, ou carinhosamente Matusa, para se diferenciar daquele jogador de futebol (alguem precisava dar um premio à mae do tal jogador, vai escolher nome esquisito assim la na pqp...)