terça-feira, 28 de julho de 2009

Welcome To England

Caso alguém venha a morar aqui, ou tenha amigos morando aqui, ou para exercitar a imaginação...

É a segunda vez que isso acontece a um amigo meu. Como não tenho muitos amigos (nunca tive), você pode fazer as contas: 20% dos meus amigos já tiveram a casa arrombada aqui em Londres sem que a porta fosse sequer arranhada...

Na casa da menina, entraram quando eles não estavam lá, foram direto ao cofre e levaram apenas as jóias. Todo o resto ficou no apartamento. Isso quando eles tinham uns 2 meses de casa.

Na casa do menino, entraram quando ele e o roommate dele estavam dormindo (?!?), ficaram apenas na sala e levaram laptops, i-pods, câmeras fotográficas e blackberries. Esse caso assusta pela audácia dos meliantes: eles entraram no apê enquanto os caras estavam lá dormindo! Por sorte eles não ouviram nada, e portanto não acordaram, e portanto não deram de cara com os assaltantes, que muito provavelmente deviam estar armados de facas.

Como fizeram? Eles têm a chave, oras. Você que aluga um apê, já pensou em trocar a fechadura? Se fosse você, mesmo não morando aqui, pensaria seriamente no caso. E no Brasil é pior. Aqui quem pode ter a chave do apê é inquilino antigo que fez cópia para entrar lá depois (de caso pensado, lógico), porque você só pode visitar apartamento para alugar com o dono ou corretor. No Brasil... Meu irmão ia alugar um apê mas estava sem tempo para ver, pegou a chave na imobiliária, fez uma cópia (sem contar a eles, lógico) e foi visitar o apê no final de semana. É mole?

Um comentário:

João Batista disse...

É por isso que minha casa ideal é projetada com uma armadilha pega-ladrão.

Um primo meu construiu uma casa aqui em SP, num bairro onde só existem casas, e portanto à noite é tudo escuro, silencioso e assombrado. Todos os vizinhos possuem cachorro/s. Ao menos o bicho late o suficiente antes de engolir a bolinha de carne com veneno de rato.

Mas meu primo, que mora numa casa de dois andares, além de um cachorro, decidiu colocar um portão na escada que leva ao segundo andar (onde ficam os dormitórios).

Vendo isso, eu pensei que o ideal mesmo são dois portões, considerando uma escada em U: um portão em cima impenetrável quando fechado e um portão secreto embaixo de fechamento rápido disparado por mecanismos de detecção no meio da escada. Assim, quando um bandido for tentar subir, antes que ele possa ver o portão de cima o de baixo já estará praticamente fechado.

Pronto. O cara vai fazer um barulho desesperado, seu alarme discreto vai tocar, você vai acordar, entender o que está acontecendo, ligar o monitor da câmera para confirmar que um ladrão está preso na sua armadilha, e então remover o dejeto da maneira que lhe for mais cômoda.

Ao menos quando eu digo que a casa de um homem é seu castelo, eu digo isso literalmente. A casa deve ser defensável. Medidas drásticas para tempos bárbaros. Já morei num prédio aqui em SP que originalmente não tinha nem grades na entrada, não havia nenhuma barreira entre a rua e os elevadores/escadas, nenhuma barreira exceto por algum resquício de civilização. Na falta de civilização, armadilhas.